Piscada de olho: porque acontece, curiosidades e significados

Piscada de olho: porque acontece, curiosidades e significados
  • por
4.6
(7)

Piscar os olhos é tão comum quanto respirar. No entanto, embora seja uma condição natural do ser humano, nossas piscadas de olho também podem significar muitas outras coisas. Por exemplo, em algumas culturas as piscadas são usadas para expressar amor e respeito, enquanto em outras sinaliza atração ou afronte. Continue a leitura e descubra mais curiosidades sobre a piscada de olho e por que ela é importante. 

Porque piscamos os olhos? Entenda.

Para nós, seres humanos, piscar é um reflexo. Ou seja, fazemos isso automaticamente e sem pensar. Embora seja uma ação natural, o ato de piscar tem a função de proteger nossos olhos contra poeira, ciscos e qualquer corpo estranho que possa prejudicar a visão. Basicamente, durante uma piscada, a pálpebra lubrifica o globo ocular com lágrimas e, assim, limpa e umidifica os olhos. Assim como a respiração, piscamos o dia inteiro sem perceber. Inclusive, são aproximadamente 15 piscadas por minuto. Bastante coisa, não é mesmo?

O significado por trás de uma piscada de olho

Além da função de proteger os olhos, piscar também é uma forma de comunicação não verbal universal. Assim, uma piscada pode ter vários significados diferentes de acordo com a cultura de cada país e com o contexto da conversa.

Por exemplo, uma piscada de olho pode ser um cumprimento, um flerte ou até mesmo uma forma de dizer que o que está sendo dito não é verdade. Esse último significado é muito usado na cultura ocidental, que adotou o ato de piscar com um olho só para simbolizar uma piada ou uma mentira. Por outro lado, na América Latina o mesmo ato é entendido como interesse romântico ou sexual.

Curiosamente, na Nigéria a piscada tem um uso bastante específico: lá é sinal de desrespeito uma criança e um hóspede ficarem no mesmo quarto, por isso os pais piscam para o filho sair.  Na Índia, o piscar de olhos tem dois significados bem distintos. Quando ocorre entre namorados é visto como flerte, mas se for entre duas pessoas que não se relacionam é considerado desrespeitoso. 

Mas o significado mais radical de todos é o da Austrália, lá a piscadela é considerada rude e muito sugestiva, especialmente quando feita por um homem para uma mulher. Da mesma forma, na Ásia piscar é considerado um gesto vulgar. 

Entenda porque piscada de olho é atraente?

Diversas pessoas acham atraente quando alguém pisca os olhos e existe um motivo científico para isso. Basicamente, nossas pupilas dilatam e piscamos mais quando vemos algo excitante. Ou seja, piscar excessivamente é uma forma do nosso cérebro absorver mais daquilo que considera agradável. Assim, piscar para alguém como forma de flerte tem o mesmo significado de piscar excessivamente, significa que ver alguém é excitante para você.

piscada de olho

piscada de olho
Curiosidades que você precisa saber sobre o ato de piscar

Separamos mais algumas curiosidades sobre piscada de olho que provavelmente você não sabia, confira abaixo:

Mulheres piscam mais que homens: 

Embora não seja comprovado cientificamente, acredita-se que as mulheres piscam duas vezes mais que os homens. Segundo a revista Men ‘s Health, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais piscam 32% mais frequentemente do que as mulheres que não tomam a pílula.

A frequência com que piscamos depende da atividade que estamos realizando:

Ao contrário do boato sobre mulheres piscarem mais, a ciência já confirmou que a frequência das piscadas e a duração variam de acordo com a tarefa que estamos realizando. Por exemplo, em situações de nervosismo, podemos até mesmo dobrar a quantidade de piscadas. Por outro lado, quando realizamos alguma tarefa que exija concentração como ler ou assistir algum filme costumamos piscar menos que o normal. 

Nossas emoções influenciam a frequência com que piscamos:

Embora este ponto ainda esteja sendo investigado pelos cientistas, já se sabe que a frequência de piscadas pode ser influenciada por fatores como fadiga, estresse ou emoções. Dessa forma, se estamos ansiosos ou nervosos, piscamos com mais frequência. Por outro lado, já em situações de felicidade, tudo indica que piscamos menos.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos novo]

Informações e curiosidades sobre saúde ocular

Embora seja um gesto natural, as piscadas também podem indicar algum problema ocular. Por isso, é importante estar sempre atento aos sinais e sintomas dados pelos nossos olhos e visitar regularmente o médico oftalmo de confiança.

Nós da Lenscope temos o propósito de levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Então, se você deseja se informar sobre saúde ocular, não deixe de assinar a nossa newsletter e conhecer as nossas lentes mais finas no nosso site. Faça seu orçamento gratuito para saber quanto custa a melhor versão do seu óculos. 

orçamento

 

Fontes:

TPL Kids

Dicionário Cambridge inglês

The Headshot Guy

BCBST

Hearst Magazine Media

Donders Wonders

Gifs

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *