Plástica ocular: o que é, para que serve e quem pode fazer

  • por
5
(1)

A famosa cirurgia de pálpebras ou plástica ocular, tem se tornado cada vez mais comum. Muito além de um procedimento estético, a cirurgia de pálpebras está ligada ao bom funcionamento dos olhos, ao sistema lacrimal e às alterações na órbita. Por isso, detalharemos como funciona esse procedimento, para que serve, tipos que existem e os profissionais capacitados para realizar plástica ocular. Além da média de preços, tudo em detalhes.

Plástica ocular: o que é

À medida que envelhecemos ou nos expomos em excesso à luz solar, a nossa pálpebra pode ceder, bloqueando o nosso campo visual e, esteticamente, nos deixando com aparência mais cansada e abatida. Além disso, pelo fato de a pele das nossas pálpebras serem mais sensíveis, elas acabam se tornando mais suscetíveis a um câncer de pele, por exemplo.

Para esses casos é que a plástica ocular se aplica, pois se trata de um procedimento que desobstrui o nosso campo visual retirando o excesso de pele, gordura e músculos frouxos da região das pálpebras.

Quem realiza este procedimento é o Oculoplástico, médico oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular. Além disso,  o procedimento de blefaroplastia também pode ser realizado por cirurgiões plásticos. Por isso, se você tem a intenção de realizar este procedimento, é importante ficar atento ao profissional que o fará. Confira como funciona, na prática, a cirurgia plástica nos olhos, com detalhes da preparação e do pós-operatório.  

Quando a cirurgia plástica ocular é indicada e para que serve

A plástica ocular é um procedimento feito por indicação médica — um oftalmologista de confiança, que realmente indique se for te beneficiar. Portanto, é uma cirurgia indicada nos seguintes casos:

  • Excesso de pele e bolsas de gordura palpebrais: para liberar o campo visual e a dificuldade em enxergar.
  • Estética: para tirar a aparência cansada, deixar mais jovem e aumentar a autoestima e a autoconfiança.
  • Ptose palpebral: para melhorar as pálpebras caídas, pois  a ptose causa dificuldade para manter as pálpebras abertas.
  • Obstruções de vias lacrimais: para desobstruir pele, gordura ou músculos que podem impedir o bom funcionamento do canal lacrimal.
  • Entrópio: para reparar pálpebras que se enrolam para dentro, em direção ao olho.
  • Ectrópio: para reparar pálpebras que caem longe do olho, deixando-o seco e exposto.
  • Lagoftalmo paralítico: para auxiliar em pálpebras em que foram alteradas devido à paralisia facial.
  • Tumores palpebrais: como câncer de pele e outros tumores causados principalmente pelo excesso de exposição à luz solar.
  • Triquiase: para reparar complicações geradas pelo alinhamento incorreto dos cílios. 

Os tipos de plástica ocular que existem:

A plástica ocular não se resume a apenas um tipo de cirurgia. Muito pelo contrário, existem diferentes tipos de cirurgias, indicados conforme cada caso caso, a gravidade e a necessidade, avaliados por um médico oftalmologista. Os tipos de plástica ocular mais comuns são:

  • Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras): cirurgia feita para retirar o excesso de pele, gordura saliente e reparar os músculos que obstruem o campo visual e a estética dos olhos.
  • Entrópio e ectrópio palpebral: é uma cirurgia feita para consertar as pálpebras que são enroladas (ou mais “caídas”) para dentro ou para fora, evitando visão dupla, sensibilidade à luz, lesões oculares e cicatrizes. 
  • Obstruções das vias lacrimais: procedimento que age entre as vias lacrimais e o canal nasal, para reparar o funcionamento de drenagem das lágrimas.
  • Cirurgia de Ptose: é um procedimento para recuperar o “olho caído”, ocasionado pela queda da pálpebra superior, que dificulta o campo de visão.

Como é realizada a plástica ocular e recuperação

A plástica ocular pode ser feita para retirar o excesso de pele ou gordura tanto da pálpebra inferior quanto da pálpebra superior. É um procedimento cirúrgico mais invasivo, mas ainda assim não chega a ser de enorme complexidade. 

A cirurgia das pálpebras superiores requer anestesia local ou sedação (dependendo do caso). Já a cirurgia das pálpebras inferiores requer anestesia geral, porque é mais delicada e demora mais tempo para ser feita.  Os pacientes geralmente apresentam um curto tempo de recuperação após a plástica ocular. Embora os hematomas e o inchaço geralmente piorem no dia seguinte à cirurgia, eles começam a desaparecer rapidamente.

Durante as primeiras 48 horas, o uso de compressas frias pode reduzir significativamente os hematomas e o inchaço ao redor dos olhos e do rosto. Além disso, atividades leves, como caminhar, também ajudam a acelerar a cura. Geralmente, curativos finos são colocados sobre os locais da incisão e removidos em vários dias, enquanto os pontos podem permanecer na pele por cerca de uma semana.

A maioria das pessoas retorna às atividades normais de sete a 10 dias após a blefaroplastia. Duas semanas após a cirurgia plástica nos olhos, a maioria dos hematomas e inchaços desaparecerão.

Quanto custa uma plástica ocular?

Não é possível responder com precisão quanto custa uma cirurgia plástica ocular, uma vez que o preço da cirurgia pode variar de acordo com a técnica cirúrgica, planos de saúde e clínica escolhida, além de outros fatores. Entretanto, a média de valor para o procedimento costuma variar entre R$4000,00 e R$16.481,20, podendo ser bem mais caro quando realizada a laser. No entanto, o valor real é determinado após avaliação médica.

Além disso, o procedimento pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em alguns casos. Para ser elegível, é necessário ter indicação médica para fazer a cirurgia, provar ser uma cirurgia de cunho reparador (e não estético), comprovar com uma assistente social que você realmente não pode arcar com os custos, e enfrentar a fila de espera até liberação de vaga.

Informações sobre saúde visual de forma acessível

Agora que você já sabe o que é a plástica ou cirurgia ocular, para que serve, preços e em que casos é recomendada, é válido saber ainda existem outras questões acerca da saúde dos nossos olhos que são importantes e nem sempre temos o conhecimento.

É por isso que o nosso propósito é levar informação sobre saúde ocular para todos, e garantir que aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade, e por um preço mais justo.  Assine nossa newsletter para ter acesso a informações relevantes em primeira mão. Também, conheça nossas lentes mais finas para todas as necessidades, com os tratamentos essenciais inclusos. Faça um orçamento online e gratuito e se surpreenda.

Fontes:

OCL Vision

Starling Physicians

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular – SBCPO

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *