Policoria (duas pupilas em um olho): tudo sobre essa condição rara

  • por
5
(2)

A policoria é uma condição extremamente rara, que se caracteriza pela presença de duas pupilas em um mesmo olho, algo que pode se manifestar de duas formas distintas. Assim, no artigo de hoje abordaremos as causas da policoria, como ela afeta a visão e seus tratamentos. Então, continue lendo para saber mais e veja também algumas imagens reais de olhos com policoria.

O que é policoria?

A policoria é uma condição ocular que afeta as pupilas. Na prática, ela pode atingir apenas um olho ou ambos. Essa condição ocorre quando duas pupilas surgem em um só olho. Muitas vezes, a policoria está presente na infância, mas o diagnóstico tende a não ocorrer até que a criança esteja maior ou já esteja em idade adulta. Além disso, existem dois tipos de policoria:

  • Policoria verdadeira: na policoria verdadeira, duas ou mais pupilas se separam em um dos olhos. Cada uma dessas pupilas tem seu próprio músculo esfíncter intacta — o músculo responsável pelo controle de diversas substâncias. Por meio desse músculo, cada pupila se contrai e se dilata individualmente. Embora possa afetar a visão, essa é uma condição extremamente rara.

Imagem: ABO Online

  • Pseudo Policoria: Na pseudo policoria, o olho aparenta ter duas ou mais pupilas. No entanto, diferente da policoria verdadeira, elas não têm músculos separados. Além disso, na pseudo policoria os buracos na íris parecem pupilas adicionais. Esses orifícios geralmente são apenas um defeito da íris e não causam problemas de visão.

Imagem: Science Direct

Assim como outras condições que afetam a pupila, como a anisocoria, que afeta o tamanho das pupilas, a  policoria raramente necessita de intervenção ou tratamento — apenas quando afeta a capacidade de enxergar com clareza. 

As causas da policoria

Os especialistas ainda não conhecem a causa subjacente da policoria, mas a associam há algumas condições, como:

  • Descolamento de retina.
  • Catarata polar.
  • Glaucoma.
  • Desenvolvimento anormal das margens da pupila.
  • Desenvolvimento ocular anormal.

Como a policoria afeta a visão

O principal sintoma da policoria é o surgimento de uma pupila adicional no olho. Geralmente, esse sintoma vem acompanhado de outros sinais que afetam a visão. Por exemplo, ela pode reduzir a passagem de luz em seu olho, o que tende a escurecer a visão. Contudo, assim como outros defeitos da visão humana, a policoria também pode apresentar outros sintomas, como:

  • Visão turva no olho afetado.
  • Visão ruim, fraca ou dupla no olho afetado.
  • Forma oblonga de uma ou todas as pupilas adicionais.
  • Problemas com brilho.
  • Uma ponte de tecido da íris entre as pupilas.

Existem tratamentos para policoria?

Sim, existem tratamentos para a policoria. Porém, em algumas pessoas, a condição não afeta a visão o suficiente para requerer uma intervenção. Por isso, os tratamentos são indicados para aqueles cuja policoria começa a gerar dificuldades para enxergar. Nesses casos, a cirurgia é uma opção de tratamento possível. No entanto, como a policoria verdadeira é muito rara, pode ser difícil determinar os melhores tratamentos, e essa é uma de suas complicações.

Apesar disso, um estudo de caso apontou que uma cirurgia chamada de pupiloplastia é uma efetiva opção de tratamento. Para realizar a pupiloplastia, o cirurgião corta o tecido da íris, rompendo a “ponte” que se formou entre às duas pupilas. A cirurgia, conforme o relato do respectivo estudo, foi um sucesso e melhorou a visão da paciente em questão.

De qualquer forma, ainda são necessários outros testes para determinar se a pupiloplastia é a intervenção ideal para todos os casos de policoria verdadeira. Afinal, a natureza rara dessa condição não proporciona casos suficientes para determinar uma taxa de sucesso desse tipo de tratamento. Soma-se a isso a constatação de que a policoria necessita de tratamento apenas quando, de fato, afeta a visão e a capacidade de enxergar com clareza e nitidez.

Cuide da saúde dos seus olhos e se informe sobre saúde visual

Agora que você sabe tudo sobre a policoria, tenha em mente que é muito importante se atentar aos sinais e sintomas que os nossos olhos dão. Além disso, é fundamental visitar regularmente o médico oftalmologista de sua confiança para manter sua saúde ocular em dia.

Nesse sentido, aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informação sobre saúde ocular e garantir que todos que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Por isso, aqui é o lugar certo para você aprender a cuidar de forma adequada dos seus olhos, além de conseguir as melhores lentes, sem sair de casa.

Então, para se manter bem informado sobre a saúde dos olhos e cuidar melhor da sua visão, assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro das novidades. Também, acesse nosso site, conheça nossas lentes mais finas, que já acompanham tratamentos premium inclusos no valor final e se surpreenda. Basta fazer um Orçamento Online e gratuito.

Fontes

Healthline

Vision Center

The Eye News

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *