receita de lente de contato

Por que a receita de lente de contato é diferente de óculos?

4.8
(24)

Pode parecer simples usar a receita do seu óculos para lentes de contato, mas a realidade não é bem assim. Para entender melhor, é preciso pensar na diferença entre as duas formas de correção.

O óculos, é projetado para uso a uma certa distância dos olhos, cerca de 12 milímetros. Já no caso das lentes, essa distância não existe, elas estão em contato direto com os olhos.

Então, para que você consiga enxergar corretamente a sua receita de lente de contato deve ser diferente. Ela deve constar um número maior de informações que a receita comum para óculos.

Também é importante lembrar que seu grau provavelmente terá alteração para lentes de contato. Isso porque é necessário levar em conta a curvatura das lentes.

Tudo isso faz com que a receita de lente de contato receba mais 2 informações importantes para lentes corretas. São elas: curva base e diâmetro. Entenda a seguir o que significada cada um desses termos e como eles vão aparecer em sua receita.

Como ler a receita de lente de contato?

Assim como as receitas para óculos, a receita de lente de contato possui algumas nomenclaturas específicas. Confira cada uma delas.

receita de lente de contato

Veja aqui os tipos de lentes de contato e como elas funcionam dependendo do seu grau.

Curva base (CB ou BC)

Essa medida é incluída na receita de lente de contato justamente para garantir que sua lente terá o encaixe perfeito aos olhos. Ela determina a curvatura de sua córnea e, consecutivamente, de suas lentes de contato.

Porém, para chegar a esse resultado, é preciso que o oftalmologista realize um exame chamado Ceratometria. Esse exame é feito utilizando princípios dos espelhos convexos. Parece complicado, né? Mas, basicamente, é possível medir a curvatura da córnea fazendo com que ela reflita uma imagem, quanto maior a imagem refletida, maior será a curvatura.

Diâmetro (DIA)

O diâmetro também aparece na receita de lente de contato para auxiliar na produção de lentes que sejam ideais para os seus olhos. Dessa forma, ele é responsável por informar a largura ou tamanho das lentes de contato.

As receitas para lentes de contato também recebem as informações do grau correto e do tipo de dificuldade que precisa ser corrigida.

É importante lembrar que um dos principais motivos para você fazer uma receita específica para lente de contato é que o seu grau pode ficar errado ao usar a mesma receita de seus óculos.  Além da mudança de valor, nesse tipo de receita os dados recebem novas abreviações, sendo elas: PWR, SPH ou ESF.

Grau esférico ( PWR, SPH ou ESF)

O grau esférico determina se sua é dificuldade é para enxergar de perto, a hipermetropia; ou para longe, a miopia. Então, para saber qual é o seu caso, basta observar os sinais positivos e negativos. Quando se trata de um caso de miopia é usado o sinal de menos (-) e para hipermetropia o mais (+).

Cilíndrico (CYL)

Já o grau cilíndrico indica  a presença de astigmatismo. Isso porque a pessoa possui a córnea mais oval, faz com que a luz seja refletida em vários pontos ao invés de ter apenas um foco.

Eixo (AXIS, AX)

Essa medida determina o eixo exato onde as lentes precisam corrigir o astigmatismo. No entanto, o valor do eixo varia entre 0 a 180 graus e, como as lentes não recebem o grau de astigmatismo em toda sua extensão, sempre deve estar na receita quando o paciente apresenta grau cilíndrico.

Resumindo

receita de lente de contato

Óculos de descanso para lente de contato

O óculos de grau acaba sendo a opção mais recomendada pelos oftalmologista, porque as lentes de contato dificultam a absorção de oxigênio pelos seus olhos e esse oxigênio é fundamental para o funcionamento da sua córnea.

Então, você pode usar um óculos de grau ou intercalar com suas lentes de contato para que ocorra essa entrada de oxigênio para os seus olhos.

Como as especificações corretas para uma lente de contato, as lentes para óculos de grau também deve ser adequadas de acordo com sua necessidade.

Depois de entender como é feita a leitura de receita de lente de contato, confira como ler sua receita para óculos de grau.

Saiba o modelo de óculos ideal para o seu grau.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:
Loading comments...