Porque usar óculos de sol: a importância de proteger os olhos

Porque usar óculos de sol: a importância de proteger os olhos
  • por
4.7
(3)

No artigo de hoje, falaremos sobre porque usar óculos de sol é tão necessário, o mais importante, qual a proteção realmente necessária para os olhos. Além disso, daremos dicas e orientações para escolha do óculos de sol correto para cada necessidade. Descubra qual a importância da proteção UV, o melhor óculos de sol, como, por exemplo, cores, tamanhos e como escolher óculos de sol com grau no seu dia a dia. Então, continue lendo!

Descubra porque usar óculos de sol adequado é importante

O uso dos óculos de sol é muito mais que um acessório, ele gera conforto visual, protege nossos olhos e região ao redor dos olhos dos raios ultra violetas (raios UV), prejudiciais à nossa saúde de forma geral e claro, visual.

A princípio, existem diferentes tipos de raios UV, sendo: UVA, UVB e UVC; e cada um emite uma determinada quantidade de radiação, que nos prejudica de forma variada. Então, dependendo do excesso desses raios prejudiciais, eles conseguem prejudicar o DNA das nossas células e consequentemente causar algum tipo de câncer.

No entanto, mesmo com alta energia e radiação, os raios UV nocivos não conseguem penetrar o corpo humano profundamente, ou seja, sua ação prejudicial é principalmente na pele. Dessa forma, o uso de um óculos de sol de qualidade e com boa proteção solar, reduz e previne o surgimento de várias doenças causadas pelos raios nocivos. O óculos com proteção solar, pode reduzir doenças e complicações, como, por exemplo:

  • Dores de cabeça.
  • Fadiga ocular.
  • Queimaduras solares.
  • Danos ao sistema imunológico.
  • Doenças oculares.
  • Marcas de idade na pele ao redor dos olhos.
  • Dilatação das pupilas (responsáveis por controlar à absorção de luz solar).
  • Fadiga muscular (associada ao estrabismo e constrição contínua da pupila que também causa dores de cabeça, fadiga e fadiga ocular).
  • E por fim, previne o câncer de pele e outras complicações associadas ao excesso de raios UV.

Por que usar óculos de sol com proteção UV correta?

Antes de mais nada, a proteção UV correta garante  o nível de proteção necessária, presente nos óculos de sol e também nos óculos de sol graduados, fornecendo uma proteção essencial para os olhos. Nem todas as pessoas sabem, mas lentes com grau também podem ter proteção UV, evitando danos aos olhos.

Afinal, como a proteção dos óculos resguarda os nossos olhos? Os raios UV representam até 95% dos raios solares, emitidos independente de o clima ter sol ou não. Ou seja, mesmo em um clima frio, de chuva, garoa, ou neve, eles estão presentes, independente do horário. Dessa forma, sem a proteção adequada de um bom protetor solar e óculos de sol com proteção UV, esses raios podem causar danos como manchas na pele, envelhecimento precoce, danos visuais e câncer de pele.

Sobretudo, o que garante uma boa proteção contra os raios UV, são os óculos de sol  proteção UV400, que fornecem quase que 100% de proteção destes raios nocivos aos nossos olhos. Eles bloqueiam os comprimentos de onda até 400 nanômetros. Isso inclui os raios UVA e UVB.

No entanto, sem saber da importância de proteger os olhos, muitos acabam comprando óculos piratas (falsificados), ou muito baratos, que não fornecem proteção contra os raios UV e ainda podem desencadear possíveis complicações visuais.

O uso de óculos de sol falsificados, não protege os olhos corretamente, além disso, o simples revestimento na superfície das lentes que poderia oferecer uma pequena proteção aos raios UV, se desgastará com o tempo, diminuindo esta pequena e quase inexistente proteção, diferente de óculos adequados e originais. Portanto, o ideal é o uso de lentes solares com proteção UV400, as mais adequadas e indicadas por especialistas, oferecendo quase que 100% de proteção.

Como escolher óculos de sol correto para mim?

A princípio, escolher os óculos de sol adequados, não precisa ser uma tarefa difícil, só devemos nos atentar a alguns pontos importantes, como, por exemplo:

  • Tamanho da armação dos óculos (tamanho proporcional ao formato do rosto, para proteger os olhos e região ao redor).
  • Escolha correta das cores das lentes (uma vez que cada cor é mais indicada para determinada situação e isso pode afetar o desempenho do óculos).
  • Por fim, optar por marcas de óculos de sol ou graduadas, sempre com a proteção UV adequada.

Lembrando que, cada cor de lente oferece um tipo de benefício especial para os olhos, como, por exemplo, as lentes pretas ou cinzas, indicadas para uso prolongado em ambientes externos ou de muita exposição ao sol. Por outro lado, lentes marrons ajudam a realçar o contraste, oferecendo maior conforto visual.

Por que usar óculos de sol com grau?

Os óculos de sol com lentes graduadas, são uma opção para quem não abre mão das lentes corretivas, sendo em casos de graus moderados ou altos. Dessa forma, é possível unir proteção solar aos olhos e continuar enxergando com mais clareza, através delas. Mas, se você ainda está na dúvida de porque usar óculos de sol com grau, aqui vão alguns bons motivos para você usá-los:

  • Os óculos de sol com grau, além de proteger contra os raios UV, protegem também de possíveis danos na córnea, pálpebras, cristalino e retina.
  • A estrutura das lentes ao redor dos olhos protege a pele sensível ao redor dos olhos.
  • As lentes com grau do óculos solar auxiliam para uma visão mais clara durante o dia ou noite, além é claro, da proteção dos raios nocivos.
  • As cores das lentes garantem proteção especial para os olhos, como, por exemplo, para ambientes específicos como lugares externos e com muita exposição ao sol.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos novo]

5 motivos para usar óculos de sol com proteção

Além de um acessório que compõe looks, os óculos de sol com proteção garantem uma série de benefícios para nossos olhos, como, por exemplo, reduzir o brilho em ambientes com luz muito forte. Sobretudo, eles melhoram o contraste das cores, evitam problemas visuais, e no caso de óculos com lentes graduadas, contribuem para uma visão mais clara. Separamos 5 razões pelas quais usar por óculos de sol com proteção.

  • Óculos de sol previnem doenças oculares relacionadas ao sol:

Doenças relacionadas ao excesso de exposição aos raios UV, como, por exemplo, a degeneração macular, catarata, e pterígio, podem ser evitadas através do uso dos óculos com proteção UV, mantendo a saúde dos olhos. Lembrando que, doenças como a catarata pode levar a uma visão turva da lente do olho, borrando a visão. Já a degeneração macular causa a deterioração da mácula na retina, destruindo a visão central. E o pterígio causa um crescimento do tecido no globo ocular, prejudicando assim a visão.

  • Óculos escuros protegem os olhos de detritos:

Detritos, como, por exemplo, poeira e areia em lugares com muito vento, podem chegar aos olhos e causar lesões físicas ou internas nas áreas sensíveis dos olhos, pois podem nos levar a coçá-los ou esfregá-los, dessa forma causando machucados. O uso dos óculos de sol, evita que estes detritos cheguem até eles.

  • Óculos de sol podem reduzir dores de cabeça e enxaquecas:

Utilizar os óculos de sol corretos e com proteção adequada, pode reduzir o surgimento de enxaquecas e dores de cabeça, pois seu uso reduz o esforço visual diante de luzes muito brilhantes, principais causas do surgimento de dores de cabeça e enxaquecas relacionadas as causas visuais.

  • É possível enxergar melhor e com mais conforto com óculos de sol:

Além de proteger a nossa saúde, os óculos de sol com proteção também ajudam a enxergar melhor diante o excesso de luzes artificiais muito fortes e o excesso de luz solar. Eles reduzem o brilho e reflexos, melhoram o contraste das cores da visão, e oferecem melhor visão do ambiente, conforto e segurança. Algumas cores de lentes também tornam as cores ao redor mais nítidas.

  • Tratamento contínuo para todas as idades:

Além de proteger contra os raios UV, os óculos de sol podem oferecer um tratamento contínuo sem contra indicação de idades, pois qualquer pessoa pode usar óculos de sol (inclusive, pessoas com grau podem usar lentes corretivas escuras)l.

Por exemplo, se você estiver se recuperando de uma cirurgia ocular, é fundamental que você proteja seus olhos com lentes escuras após o procedimento, ajudando no de cura. Dessa forma, os óculos de sol ajudarão a proteger os olhos contra possíveis danos solares e excesso de luzes, garantindo uma melhor recuperação.

Lentes de sol com grau com melhor custo-beneficio para o seu óculos

Nós da Lenscope trabalhamos com lentes mais finas para todas as necessidades, que já vem com os tratamentos essenciais inclusos. Dessa forma, todas as nossas lentes já contam com tratamento UV sem taxas extras. Isso porque acreditamos que não é necessário pagar uma fortuna para ter lentes de qualidade e com os tratamentos necessários. As nossas lentes Shades (nossas lentes escuras com grau), são lentes mais finas e adequadas para todas as necessidades. Conheça as nossas lentes Shades e suas versões, com melhor custo-beneficio,

Lentes Lenscope Shades — Lentes para até 4 graus

Proteção e estilo combinados com o seu grau: disponíveis em 6 cores para combinar com seu estilo. Contam com os tratamentos: antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. A partir de R$ 299,00.

Lentes Tokai 1.76 Shades — Lentes para mais de 4 graus 

As lentes escuras de resina mais finas do mundo, ideais para grau moderado e alto. As Lentes Tokai 1.76 Shades, está disponível em 6 cores, entre elas gradientes e sólidas. Além da diversidade das cores, contam com 6 tratamentos inclusos. A partir de R$ 897,00.

Lenscope Progress Shades — Lentes multifocais 

As Lentes Lenscope Progress Shades são produzidas individualmente, e pensadas para cada estilo de vida. Estão disponíveis em 6 cores que combinam com o seu óculos de sol e contam com o tratamento Quartz da Lenscope que inclui: antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camadas liporrepelente e hidrorrepelente, todos sem taxas adicionais. 

Por fim, nosso processo de compra dessas lentes é muito simples: basta você enviar a armação escolhida de sol ou de grau, para nós, que montamos as lentes e enviamos o óculos pronto. Você pode comprar seu novo par de óculos na Lenscope, sem sair do conforto da sua casa! Faça um orçamento online e gratuito agora mesmo no nosso site!

marcas de óculos de sol

Fontes:

Espindel Eye Associates

Centers of Disease Control and Prevention — CDC Organization

Lentiamo

Eye Care Doctors – ECD

Eye Buy Direct Blog

Vision By Design Optometry

Riviera Opticare

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *