O exame de senso cromático, também conhecido como Teste de cores de Ishihara é realizado para identificar o daltonismo. Além disso, o exame também serve para identificação de outras doenças do nervo óptico. Entenda sobre o que é o senso cromático e como o exame e os testes de daltonismo são feitos. Então se quer saber mais sobre esse distúrbio da visão, continue a leitura.
Exame de senso cromático: o que é e quando é feito?
O exame de senso cromático, também conhecido como Teste de cores de Ishihara é realizado para identificar o daltonismo e outras doenças que acometem o nervo óptico. O teste mede e a capacidade de distinguir a diferença entre as cores. Nesse sentido, quando há dificuldade em diferenciar as cores, pode ser sinal de daltonismo. Por isso a importância do exame.
As doenças adquiridas no nervo óptico causam confusão na visão, onde as cores de base verde e vermelho e as doenças na mácula tendem a alterar a percepção de cores azul e amarelo. Contudo, o daltonismo é uma condição muito rara em que só é possível ver tons de cinza. Então, quanto mais cedo o teste for realizado, mais fácil será identificar e resolver o distúrbio.
Como é feito o exame de Senso Cromático ou Teste de Ishihara
Antes de tudo, seu oftalmologista será o responsável pelo exame de senso cromático. O exame é feito da seguinte forma: em uma sala bem iluminada você ficará sentado e terá um dos olhos cobertos. Com o olho descoberto você verá uma série de cartões de teste onde cada um terá um padrão de pontos multicoloridos.
Nesse sentido haverá um número ou símbolo em cada padrão de cor no cartão, então você dirá ao oftalmologista se consegue ou não identificar o número ou símbolo presente nas cores do cartão.
Números, formas e símbolos devem ser fáceis de distinguir de seus pontos ao redor se você tiver visão de cores normal. Se você tiver deficiência visual de cores, talvez não consiga enxergar os símbolos ou tenha dificuldade em distinguir padrões entre os pontos.
Após verificar um olho, você cobrirá o outro olho e olhará os cartões de teste novamente. Seu médico pode pedir que você descreva a intensidade de uma determinada cor percebida por um olho em relação ao outro. É possível que o exame tenha um resultado normal no teste de visão de cores, mas também pode identificar uma perda de intensidade de cor em um dos olhos.
Daltonismo: o que é e causas
O daltonismo é um problema de visão onde as pessoas enxerguem as cores diferentes do que elas realmente são. Além disso, o problema é hereditário. Nesse sentido, uma pessoa daltônica facilmente confundirá as cores verde e vermelho e com menor frequência o azul e o amarelo.
As causas estão ligadas a fatores genéticos, porém, em casos raros é possível que pessoas que tenham sofrido alguma lesão ocular ou lesão neurológica possam desencadear o surgimento da deficiência. Além disso, existem três tipos de daltonismo, sendo que cada tipo afeta a visão diferentemente, confira quais são eles.
Tricromático: esse tipo de distúrbio interfere em como se enxerga as cores azul e amarelo. Isso ocorre porque o azul apresenta uma tonalidade diferente do que ele é na realidade. Já o amarelo, diferentemente do azul, fica rosa. Além disso, no daltonismo tricomático não se enxerga a cor laranja.
Dicromático: nesse tipo existe a ausência total da cor vermelha ou uma grande redução significativa dela. Nesse sentido, pessoas com a condição enxergam mais em tons marrons, verde e cinza (mas costumam enxergar o verde como se fosse vermelho).
Acromático: conhecido como monocromia, no daltonismo acromático a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza. Esse é um tipo raro de daltonismo, atingindo apenas 1 a cada 100.000 pessoas.
Precisa fazer exame de senso cromático para confirmar se é daltônico?
O daltonismo é uma condição que não tem cura, entretanto, com o acompanhamento profissional, tratamentos e orientações adequadas, é possível viver bem com a condição.
Dessa forma, existem tratamentos disponíveis para minimizar as consequências dessa condição, como, por exemplo, lentes de contato e óculos com filtros que podem ajudar daltônicos a distinguir as cores semelhantes. Existem também lentes específicas para quem tem o tipo de daltonismo dicromático para melhorar a percepção das cores vermelha e verde.
Quando o diagnóstico é feito na infância, há métodos educacionais específicos que ajudam a contornar a dificuldade de identificar determinadas cores. Além disso, hoje existem alguns aplicativos gratuitos que ajudam os daltônicos a identificar as cores. Por fim, se sabe que as causas do daltonismo podem ser resultado de doenças, como diabete ou glaucoma, por exemplo. Portanto, tratar essas doenças também pode melhorar a visão das cores.
Teste sua visão online sem sair de casa
Agora que você já sabe as causas, tratamentos e como é feito o teste de daltonismo, saiba também que é possível fazer testes online para identificar outros distúrbios oculares. Também existem testes, ferramentas e aplicativos online para identificar o daltonismo.
Claro, os testes de visão online não substituem a necessidade de visitar um profissional da saúde dos olhos. Mas eles ajudam você a ganhar tempo e a saber se tem alguma condição ocular, como, por exemplo, miopia ou astigmatismo.
O nosso Teste de Visão totalmente online e gratuito, por exemplo, foi desenvolvido por especialistas para você ter comodidade e precisão. Para realizar nosso teste você precisa seguir apenas três passos simples e ele indica com precisão se você tem miopia ou astigmatismo, ou se o seu grau aumentou.
Nosso propósito é levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenha acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Faça agora nosso Teste de Visão totalmente online e gratuito e assine a nossa newsletter para se manter informado!