Síndrome da visão de computador: o que é, sintomas, tratamentos e como evitar

novo normal
  • por
0
(0)

A síndrome da visão de computador caracterizar um grupo de doenças que afetam os olhos por conta do uso excessivo de computadores, celulares e dispositivos digitais. Isso pode causar visão dupla, visão embaçada, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, além de diversos outros sintomas, conforme vamos falar a seguir. Continue a leitura! 

O que é a Síndrome da visão de computador

A síndrome da visão de computador é um grupo de doenças oculares causadas pelo computador, resultado do uso excessivo. Não existe um número específico de horas na frente de dispositivos digitais que resulta em um problema específico nos olhos, mas quanto mais exposição, maior a chance. Estudos estimam que ao menos 50% das pessoas que passam por isso sentem os sintomas. Isso porque, a exposição excessiva às telas causa pressão nos olhos e ressecamento, o que resulta em alguns problemas oculares.

Como os computadores afetam nossa visão?

Quando usamos um computador ou celular, nossos olhos fazem movimentos repetitivos e rápidos demais para o nosso cérebro computar. Isso, junto com o brilho e contraste da tela, confunde o nosso cérebro e os nossos olhos, e prejudica bastante a nossa visão.  

Sintomas mais comuns

  • Visão embaçada
  • Visão dupla
  • Vermelhidão nos olhos
  • Olho seco
  • Lacrimejamento
  • Dor de cabeça
  • Dor nos olhos

A Síndrome da visão de computador e o olho seco

Temos a tendência de piscar menos enquanto estamos no computador ou celular, e isso resseca os olhos. Por isso, o olho seco é um dos problemas que compõem a síndrome da visão de computador.

A síndrome do olho seco acontece quando os nossos olhos produzem poucas lágrimas, ou nenhuma. Pode ser causado pela síndrome da visão de computador ou ainda, por ar condicionado e outras condições. Normalmente, pode ser tratado com colírios específicos, lentes de contato próprias ou drenagem de lágrimas, dependendo da gravidade. Só o médico poderá indicar o tratamento adequado após um exame simples. Se esse é o seu caso, veja mais detalhes sobre a síndrome do olho seco no nosso artigo completo sobre isso.

Causas para a síndrome da visão de computador

Alguns fatores podem causar a síndrome da visão de computador, tais como:

  • Brilho das telas
  • Má iluminação
  • Olhar o computador por um ângulo errado, na altura errada
  • Postura incorreta ao usar o computador

Fatores de risco

Infelizmente, os fatores de risco da síndrome da visão de computador são maiores para quem fica exposto sempre às telas por mais de duas horas diárias. Pessoas que trabalham em frente ao computador, utilizam com frequência, ou mesmo crianças que utilizam tablets com frequência estão mais suscetíveis. 

Diagnóstico

Exames clínicos comuns atestam problemas da síndrome da visão de computador. Além disso, podem ser usados colírios e testes de movimento e testes com a lanterna. 

Diagnóstico

Os tratamentos variam de acordo com o problema da síndrome da visão de computador. Olho seco pode ser tratado com colírios, erros de refração podem ser tratados com o uso de óculos e lentes de contato. Mas cada caso é um caso, e o médico deve avaliar sempre individualmente e orientar o tratamento mais adequado.

Cuidados no dia-a-dia

Algumas atitudes no dia a dia podem contribuir para amenizar sintomas da síndrome da visão de computador:

  • Adequar a tela do computador na altura dos olhos
  • Adequar a iluminação para evitar excesso de brilho e proteger com luz noturna
  • Ficar com a postura correta enquanto utiliza o computador 
  • Descansar os olhos por pelo menos 15 minutos a cada duas horas de uso de telas digitais
  • Piscar com frequência, para diminuir a chance de ter olho seco

Prevenção

A prevenção principal é adequar a posição da tela do computador, a sua postura e principalmente, o brilho da tela. Além disso, a exposição excessiva ao uso de telas pode ser tratada com lentes que tenham proteção contra a luz azul, que é a luz nociva que vem dos aparelhos eletrônicos. Para saber que lentes são essas, modelos e valores, acesse nosso conteúdo completo.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

 

Quando ir ao médico por causa da síndrome da visão de computador

A síndrome da visão de computador é um problema da atualidade, cada vez mais comum tanto em adultos quanto em crianças, devido ao uso cada vez maior de computadores e aparelhos digitais. Por isso, já que muitas vezes dependemos desses aparelhos para trabalhar ou para atividades diárias, temos que tentar nos prevenir com cuidados básicos, como ajustar o brilho da tela, colocar filtro noturno, piscar, e reduzir o uso aos finais de semana ou sempre que possível. A saúde dos nossos olhos é essencial e exige atenção!

Por isso, se os sintomas persistirem ou piorarem, deve-se procurar o médico imediatamente e apurar se não há outra condição mais grave que requer tratamento específico. 

Aqui na Lenscope, nossa missão é oferecer lentes mais finas e com melhor custo-benefício pela internet, para tornar esse cuidado acessível a todos. Além disso, as nossas lentes possuem filtro de luz azul para todas as necessidades, que são menos amareladas e já contam com os tratamentos incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. Conheça nossas opções de lentes com filtro de luz azul e seus tratamentos inclusos:

  • Lentes Lenscope Digital Comfort;
  • Lentes Lenscope LensAI Digital Comfort 1.74;
  • Lentes Lenscope Progress Digital Comfort (multifocal).

Na Lenscope é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita, tudo sem sair de casa. Então, está esperando o quê? Faça um orçamento online e gratuito no nosso site, para escolher a melhor opção de lentes com filtro de luz azul para as suas necessidades.

orçamento lentes haytek são boas

Fontes

NCBI

Medical News Today

American Optometric Association

WebMD

Cedars Sinai

Bausch

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Síndrome da visão de computador: o que é, sintomas, tratamentos e como evitar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *