Síndrome de Charles Bonnet: o que é, causa, sintomas e tratamento

Síndrome de Charles Bonnet: o que é, causa, sintomas e tratamento
  • por
3
(2)

A Síndrome Charles Bonnet faz com que as pessoas afetadas enxerguem coisas irreais, como ter alucinações visuais envolvendo pessoas, animais ou objetos onde são geralmente vivenciadas de forma clara e nítida. Contudo, é importante destacar que os pacientes são plenamente conscientes de que as imagens são ilusórias e não correspondem à realidade. 

No artigo de hoje, falaremos sobre a Síndrome de Charles Bonnet, abordaremos quais as principais causas, sintomas mais comuns, grupos de risco e tratamentos. 

Síndrome Charles Bonnet: entenda mais sobre essa condição

A Síndrome de Charles Bonnet é uma condição visual que surge em casos onde pessoas perderam parte ou completamente a visão. A condição faz com que as pessoas tenham alucinações visuais. Contudo, quem tem estas alucinações sabe que se trata de visões ilusórias.

Segundo novos estudos, a síndrome causadora das alucinações visuais é muito comum em pessoas com algum tipo de perda de visão. Pessoas afetadas enxergam coisas irreais, como, por exemplo, alucinações envolvendo pessoas, animais ou objetos, sendo geralmente claras e nítidas.

Dois tipos de alucinações são consideradas mais comuns: alucinações simples e formadas. As simples possuem padrões de imagens com cores vivas que aparecem em tudo que a pessoa vê. Por outro lado, alucinações formadas apresentam imagens mais complexas, como, por exemplo, animais, pessoas e objetos inexistentes.

Embora a ciência não tenha uma resposta definitiva sobre a causa exata da síndrome, muitos cientistas acreditam que as alucinações surgem devido à redução de imagens recebidas pelo cérebro. Em outras palavras, como o cérebro não recebe mais imagens através da visão, ele recorre a memórias para relembrar ou inventar coisas, que serão transformadas em alucinações.

Principal causa e fatores de risco

Em uma visão saudável, a luz é recebida e absorvida pela retina, que a converte em imagens que serão enviadas ao cérebro, dessa forma conseguimos enxergar. Em suma, pessoas com perda de visão relacionada a algumas doenças como, por exemplo, glaucoma, diabete, ou degeneração macular, estão mais propensas a desenvolverem a síndrome.

Isso ocorre porque pessoas com perda de visão não conseguem enxergar novas imagens. Nesse sentido, como o cérebro não está recebendo novas imagens, ele pode criar imagens ilusórias a partir de memórias, levando a alucinações.

Fatores de risco 

Os principais fatores de risco da síndrome de Charles Bonnet incluem:

  • Idade avançada, ter 80 anos ou mais;
  • Ser uma pessoa socialmente isolada;
  • Certas condições neurológicas;
  • Uso de medicamentos específicos;
  • Ter baixa visão;
  • Estar em um ambiente escuro.

Sintomas comuns

Antecipadamente, o principal sintoma da síndrome são as alucinações visuais, sendo que a maioria das pessoas têm elas logo quando acordam. Todavia, as alucinações podem variar, incluindo: 

  • Repetição de padrões de pontos ou linhas;
  • Formação de formas geométricas ou paisagens, como, por exemplo, cachoeiras e montanhas;
  • Imagens de animais ou pessoas;
  • Criaturas imaginárias, como, por exemplo, dragões;
  • Pessoas com vestimentas de épocas passadas.

As alucinações podem ser:

  • Coloridas ou em preto e branco;
  • Se moverem ou não;
  • Duram segundos ou minutos.

Ainda assim, quando entram em estado de alucinação, as pessoas sabem que o que estão enxergando não é real, ao contrário de outras alucinações, onde quem as tem geralmente age conforme a imaginação.

Diagnóstico e tratamento da Síndrome de Charles Bonnet

O diagnóstico é dado conforme o histórico médico do paciente, como, por exemplo, se existe uso de drogas, álcool, medicamentos, doenças oftalmológicas e gerais. Além disso, o médico pedirá exames médicos completos para identificação de outras doenças. Dessa forma, também é possível a detecção de doenças mentais, como o Alzheimer, doença de Parkinson, demência, esquizofrenia, entre outras.

A princípio, não existe tratamento para a síndrome de Charles Bonnet. Medicamentos já foram testados em pacientes com a condição e não surtiram resultados significativos de melhora. O que os médicos concluem é que com o passar do tempo, os sintomas da síndrome costumam desaparecer, isso porque o cérebro começa a se acostumar com a nova realidade do não processamento de novas imagens. Contudo, as alucinações podem levar muito tempo até desaparecerem, assim como anos.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Cuide da saúde dos seus olhos para ter uma vida plena

A síndrome Charles Bonnet não tem cura, contudo ao sentir alguns dos sintomas citados procure um médico imediatamente. Se descoberta precocemente, é possível reduzir danos e saber como agir corretamente diante do diagnóstico.

Por isso, é fundamental estar atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos. Visite um oftalmologista frequentemente, e cuide dos seus olhos regularmente, garantindo uma visão saudável ao longo da vida, prevenindo e detectando doenças oculares precocemente. 

Nosso propósito é levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo.

Além disso, se você precisa de lentes mais finas, conte com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope! Faça um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo!

orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic | NHS | American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *