Síndrome de Parinaud: o que é, causas, sintomas e tratamento.

Síndrome de Parinaud
  • por
4
(1)

A Síndrome de Parinaud é uma doença ocular rara, que parece com a conjuntivite, mas é mais grave e infecciosa.

A seguir, vamos explicar tudo sobre a Síndrome e falar sobre os sintomas. Continue a leitura!

O que é a Síndrome de Parinaud

A Síndrome de Parinaud, também conhecida como Síndrome do cérebro médio dorsal, é muitas vezes confundida com conjuntivite pela semelhança. Porém é mais intensa, e normalmente é causada por vírus, bactérias ou fungos, muitas vezes presentes nos gatos ou coelhos. Normalmente, forma-se uma camada bastante vermelha, inchada e infeccionada nos olhos, o que ajuda a identificar melhor o diagnóstico da doença.

Por ser uma doença contagiosa, ao menor dos sintomas, procure tratamento imediato com o seu médico de confiança. 

Sintomas da Síndrome de Parinaud

  • Febre
  • Dificuldade em mover os olhos para cima ou para baixo
  • Inchaço das glândulas linfáticas
  • Sensação de mal estar
  • Secreção nos olhos
  • Olhos vermelhos
  • Visão embaçada
  • Sensação de areia nos olhos

Causas da Síndrome de Parinaud

A contaminação é por bactérias, vírus ou fungos. O modo de transmissão mais comum é por meio de contato ou arranhões de gatos, ou pela febre do coelho. O contágio é feito por contato direto ou pelas gotículas, que podem chegar aos olhos, nariz ou pela corrente sanguínea, e assim contaminar os olhos.

Prevenção 

Não é correto falar em uma prevenção específica por ser uma doença por vezes contagiosa, mas as chances de contrair podem diminuir evitando o contato com animais infectados

Exames e testes

Para o diagnóstico o médico pode pedir exames completos de sangue, avaliação do linfonodo, exames para detectar infecções e exames completos e detalhados de acuidade visual, campo visual, visão de cor, pupila e exame para ver o fundo dos olhos.

Síndrome de Parinaud: Tratamentos

  • Antibióticos
  • Procedimentos cirúrgicos para limpar tecidos infectados

Quando procurar um médico

A Síndrome de Parinaud é uma doença rara e contagiosa, que exige exames mais completos para o diagnóstico, portanto, a qualquer suspeita dos sintomas, deve-se procurar um médico especialista imediatamente para que possa ser feito o diagnóstico e o tratamento correto.

Cuidado! Síndrome de Parinaud e Síndrome Oculoglandular de Parinaud são diferentes! 

É importante que você entenda que existem dois tipos: a Síndrome de Parinaud, e a Síndrome Oculoglandular de Parinaud. Uma é um pouco mais grave que a outra.

Aqui no artigo falamos sobre a Síndrome Oculoglandular de Parinaud, mais semelhante à conjuntivite, que causa infecções e normalmente afeta mais um olho só, sendo tratada com antibióticos.

Já a Síndrome de Parinaud, pode gerar infecções mais intensas e até paralisia ocular! É caracterizada pela dificuldade em mexer os olhos e principalmente olhar para cima. Além disso, também pode ser causada por outras doenças:

  • Tumores de glândulas pineais
  • Esclerose múltipla
  • Infecções
  • Derrames e hemorragias
  • Problemas cardíacos
  • Neurológicos
  • Vasculares

O tratamento inclui exercícios de treinamento visual, cirurgia para melhorar a paralisia cerebral e ainda o tratamento das doenças relacionadas à Síndrome. 

A Síndrome de Parinaud também requer ajuda médica imediata, uma vez que pode causar até problemas neurológicos e paralisia ocular.

Além da Síndrome de Parinaud, outras síndromes afetam gravemente os nossos olhos, como a Síndrome da visão de computador, por exemplo, um grupo de doenças que afetam os nossos olhos por conta do uso excessivo de computadores e aparelhos digitais. Com o nosso cotidiano pessoal e até a rotina de trabalho tão atrelados à tela do computador, muita gente pode ter a Síndrome da visão de computador e nem mesmo saber! Veja se é o seu caso. Não deixe de ler o nosso artigo completo!

Agora que você já sabe sobre a Síndrome de Parinaud, que tal cuidar da sua visão?

As Síndromes que afetam os nossos olhos são apenas alguns exemplos de doenças que podem nos afetar facilmente e, muitas vezes, de maneira bem grave.

Portanto, assim como cuidamos da saúde do nosso corpo, é importante cuidar da saúde dos nossos olhos, periodicamente! Não deixe de consultar um médico especialista ou o seu médico de confiança a cada 6 meses ou 1 ano. 

E falando em saúde, nós da Lenscope somos uma health tech, ou seja, uma empresa comprometida em levar saúde para os seus olhos por meio do acesso a óculos de qualidade e preço justo a cada vez mais pessoas, otimizando os processos e usando a Tecnologia a favor do usuário (e não contra!).

Por isso, hoje temos um presente para você: um teste de visão online gratuito, feito em parceria com especialistas! Esse teste permite descobrir se temos miopia ou astigmatismo, ou mesmo se o nosso grau de miopia ou astigmatismo mudou e precisamos trocar de óculos. Assim, fica bem mais fácil saber quando precisamos procurar o médico!

Além disso, por ser feito em parceria com especialistas, o teste tem muito mais precisão do que outros testes disponíveis online. Acesse gratuitamente, só leva alguns minutinhos!

Síndrome de Parinaud - teste de visão

Agora, queremos saber de você: já conhecia a Síndrome de Parinaud? 

Conte para nós aqui nos comentários!

Fontes:

NCBI

Mount Sinai

Radiopaedia

Pebmed

Scielo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *