Terçol não é contagioso: veja os sintomas e como tratar

terçol
  • por
4.4
(57)

Você já teve ou conhece alguém que teve terçol? Aquela dorzinha chata, pálpebra inchada, olho lacrimejante. Pode até parecer com outros problemas nos olhos, mas o terçol não é contagioso.

Terçol é uma inflamação que surge nos olhos por causa de uma bactéria e, como as bactérias já estão presentes no nosso organismo, não passa de uma pessoa para outra.

Diferente da conjuntivite, que vem de um vírus, ou seja, ela sim é transmissível porque é como se fosse um resfriado: é contagioso, passa de uma pessoa para a outra.

Nesse artigo vamos trazer os principais sintomas e também vamos mostrar como tratar essa inflamação tão comum nos olhos.

Continue a leitura pra saber manter os seus olhos saudáveis e longe do terçol!

Terçol no olho

O terçol é uma infecção localizada na pálpebra do olho, perto dos cílios.

Ele lembra uma espinha ou um pequeno caroço e deixa os olhos bem sensíveis na região da borda da pálpebra, que fica inchada, quente e com o acúmulo de pus. Por isso é importante já ir tratando logo no início, pois como se trata de infecção, se não for bem cuidada, pode trazer consequências mais sérias a sua visão.

Mas o lado bom é que essa inflamação não é contagiosa. Isso porque a inflamação acontece através do bloqueio de secreção das glândulas presentes nos nossos olhos, fazendo com que apareçam as bactérias que se acumulam nessa região.

Então, entenda melhor sobre a causa desse problema.

Causas do terçol

As nossas pálpebras possuem pequenas glândulas sebáceas, principalmente ao redor dos cílios. Quando acontece alguma obstrução ou bloqueio, as bactérias que temos se manifestam e então, se as glândulas ficam entupidas, é aí que aparece o terçol.

O nome correto é hordéolo, que é quando acontece uma inflamação nas glândulas Zeiss e Mol que ficam na região externa da pálpebra.

Quando o terçol é interno, é conhecido como calázio, e esse quadro inflamatório acontece na glândula Meibomius. A diferença é que o calázio não é produzido por uma bactéria, ao contrário do terçol.

terçol

Diferença de calázio e terçol

Agora que você já sabe que o surgimento do terçol é causado devido o acúmulo de secreção das glândulas, é bom se atentar a alguns fatores que fazem com que ele apareça com mais facilidade. São eles:

  • coçar os olhos com as mãos sujas
  • alteração hormonal (principalmente entre adolescentes)
  • usar maquiagem diariamente – isso contribui para o acúmulo de secreção, principalmente na região dos olhos.

Sintomas de Terçol

Um dos indícios de que uma pessoa está com terçol é a vermelhidão no olho afetado. Mas também existem outros sintomas que se deve prestar atenção, como:

  • Sensibilidade e dor na borda da pálpebra
  • Inchaço na pálpebra (podendo ter aspecto de espinha)
  • Olhos lacrimejantes
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Pequeno ponto amarelo na região inchada (significa presença de pus)

Como tratar

O terçol, de modo geral, drena e desaparece sozinho, mas é importante acompanhar o quadro de evolução. Isso porque normalmente ele se manifesta como uma inflamação simples, mas o ideal é sempre buscar ajuda médica para evitar a evolução de um problema mais grave nos olhos.

Mas não se preocupe, pois também é possível cuidar do terçol por meio de alguns tratamentos caseiros para aliviar os sintomas. Veja os exemplos abaixo:

  • Manter a região dos olhos limpas: limpe seus olhos com água morna e não deixe acumular secreção
  • Compressas de água morna: pode usar algodão, gazes ou bolsinhas térmicas. O ideal é fazer de 2 a 4 vezes por dia de 15 a 20 minutos
  • Colírios anti-inflamatórios: são prescritos pelo oftalmologista e contribui para diminuir o inchaço das pálpebras
  • Manter sempre as mãos limpas para qualquer contato que tenha com os olhos, assim você evita que a bactéria se espalhe pelos olhos

Outra dica importante é lavar os olhos com xampu de bebês, aqueles que não ardem os olhos, para tirar o acúmulo de secreção, ou também alguns chás antissépticos, como o chá verde e o de camomila; eles ajudam a desinflamar o olho.

Agora, a recomendação mais importante:

Não esprema, aperte ou toque em um terçol.

Assim como espremer uma espinha, pode parecer tentador, mas o problema é que apertar o terçol libera o pus que pode espalhar a infecção pelo olho. O ideal é sempre procurar o seu médico para que ele drene essa inflamação em seu consultório.

Como já mencionado antes, o terçol normalmente se cura sozinho, num período de 4 a 7 dias. Mas, se após esse período a infecção ainda estiver instalada, é recomendado que você procure o seu médico oftalmo para um maior e mais preciso diagnóstico do problema.

terçol - Instagram

Considerações finais

Se você quiser evitar qualquer tipo de infecção, não custa nada lembrar de novo da limpeza, não é verdade?

Então, mantenha os olhos sempre limpos, seja antes de dormir ou depois de uma maquiagem.

Veja também os tipos de conjuntivite, sintomas comuns e tratamentos.

Pelo fato de o terçol ser um surgimento de bactéria, infelizmente esse é um problema que todos nós podemos pegar em qualquer momento da nossa vida. O fato é que algumas pessoas são mais vulneráveis, como por exemplo, os adolescentes e grávidas, devido a alteração hormonal.

Alguns especialistas dizem também que essa alteração hormonal ocorre em pessoas estressadas. Então, o estresse também pode contribuir para o aparecimento do terçol. Portanto, fique atento.

Ah, é legal falar também que, como o terçol é causado pelo acúmulo de gordura nas glândulas da pálpebra, é legal evitar uma dieta rica em gorduras, como frituras, por exemplo, que podem acabar contribuindo para o aumento das glândulas sebáceas. Por isso, é bom manter também uma dieta equilibrada, certo?

É importante ressaltar que o terçol normalmente desaparece com o tempo e fazendo os cuidados corretos, a chance de contrair a infecção é muito pouca.

Mas preste atenção em qualquer alteração nos olhos ou sintomas que apresentar, ok?

Esse artigo foi útil pra você? Conta pra gente nos comentários.

Fontes:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

41 comentários em “Terçol não é contagioso: veja os sintomas e como tratar”

    1. Olá, Noeme!
      Obrigada por ler nosso artigo! Ficamos muito contentes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você.
      Sempre que precisar, conte com a Lenscope!

    1. Olá, Edson!
      Obrigada por ler nosso artigo! Ficamos muito contentes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você!
      Sempre que precisar, pode contar com a gente! Um abraço

    1. Oi, Ellen! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Isso! O ideal é que você cuide bem do terçol que com o tempo ele pode sumir, mas não deixe de passar no seu oftalmo para ele prescrever os medicamentos mais indicados para o tratamento. A prescrição deve sempre acontecer pelo profissional da área
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Olá, Carla!
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Continue seguindo as recomendações médicas para que sua filha possa melhorar o quanto antes E ficamos muito contentes que esse artigo tenha sido esclarecedor para vocês!
      Sempre que precisar, estamos à disposição Boas festas!

    1. Oi, Paula! Como vai?
      Muito obrigada pelo seu comentário e pelas suas palavras
      Ficamos contentes em poder lhe ajudar com as informações relacionados à saúde dos olhos Continue acompanhando o Blog da Lenscope para ver de pertinho todos os assuntos que preparamos aos nossos leitores
      Até mais!

    1. Olá, Maria Esther! Tudo bem?
      Ficamos muito contentes com o seu comentário e, principalmente, em saber que essas informações foram úteis à você
      Continue acompanhando o blog da Lenscope! Sempre trazemos novidades sobre saúde dos olhos, preços de lentes e modelos de óculos!
      Conheça mais em https://lenscope.com.br/

  1. Olá, meu nome é Sophia, e eu tenho 11 anos e em março faço 12. Estou com Terçol a 3 dias, eu acho que é por causa dos hormônios, eu posso começar a tomar chá verde e fazer aquele negócio com a água morna, mas não vou conseguir usar aquele colírio. Tem algum problema se eu não usar o colírio? (muito obgda pelo seu poste, acho que vai me ajudar bastante)

    1. Oi, Sophia! Tudo bem?
      Muito obrigada por comentar em nosso artigo
      Existem alguns métodos que podem amenizar o terçol, como manter sempre a região dos olhos e mãos sempre limpas, fazendo compressas com água morna podem aliviar os desconfortos. Mas caso você note que não tenha melhorado, ir ao médico oftalmo é o mais recomendado para que ele faça uma avaliação e recomendação para o seu caso
      E caso precise de alguma ajuda para usar óculos de grau, conte sempre com a Lenscope

    1. Olá, Jesefa! Tudo bem?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Quem poderá te ajudar com maior precisão sobre assunto é o médico pediátrico oftalmologista do seu filho. Assim ele pode fazer exames específicos e recomendar o melhor tratamento para a criança. Quando puder, faça uma visita mais rápido possível ao médico para que ele possa passar melhor tratamento ao seu bebê.
      Qualquer dúvida, conte conosco! Abraços

    1. Olá! Tudo bem?
      Muito obrigada pelas palavras e pelo seu comentário aqui no blog Ficamos muito contentes de saber que contribuímos para o seu conhecimento e para te ajudar a manter a saúde dos seus olhos
      Continue acompanhando o blog da Lenscope que toda semana trazemos novidades para você 😉
      Se precisar de ajuda para comprar lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope também: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Islane! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário! Ficamos muito contentes em saber que contribuímos significativamente para o seu conhecimento!
      Se precisar de ajuda para comprar lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

    1. Oi, Amanda! Tudo bom?
      Muito obrigada pelo seu comentário! Ficamos felizes em ter te ajudado!
      Continue acompanhando o blog da Lenscope! Toda semana trazemos conteúdos exclusivos!
      Se precisar de ajuda para comprar lentes de óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Lúcia!
      Muito obrigada pelo seu comentário aqui em nosso artigo! Ficamos felizes em ter te ajudado!
      Continue acompanhando o Blog da Lenscope
      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

  2. Terezinha de Fátima Fernandes leite

    Obrigada pelas informações sobre o terçol,meu marido está com essa inflamação no olho. estava com medo de ser contagioso mas graças a Deus não é. E o tratamento tbm e simples e fácil de cuidar em casa. Estávamos com medo de ter que ir no hospital com essa pandemia não dá. Essa informações pra nós foram muito importante.desde já agradeço.

    1. Olá, Terezinha! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário por aqui Ficamos felizes que o nosso conteúdo tenha lhe ajudado
      Tente fazer os cuidados em casa, mas caso vocês notem algum agravamento não deixem de procurar ajuda médica.
      Você pode conhecer mais sobre nós da Lenscope em https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Jéssica! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Sempre que precisar, estamos aqui! 😀

    1. Oi, Lis! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  3. gostei muito deste antigo tirou muita minha dúvida, obrigada porque estava muito preoculpada pq nasceu. um tercol no meu olho , mais com esse antigo tirou todas minhas duvida agora sei que tem tratamento para isso!! muito obrigada

    1. Oi Almerinda, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar!
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  4. Glória Maria de Melo azevedo Melo azevedo

    Tive esse problemas a quatro dias, senti uma picada no meu olho esquerdo, depois começou a doer aí redor do olho, no dia seguinte amanheceu inchado , doendo e corsando, não entendia o que estava acontecendo com ele, comentei com uma colega cê ela disse que eu lavase com soro fisiológico, até melhorou a dor e foi fuçando bom aos poucos realmente durou uns quatro dias, saiu todos os sintomas, depois me veio a memória que poderia ser um terçol pois tive ele quando era adolescente aí fui pesquisar na internet as causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *