Teste de Schirmer: o que é e como funciona o teste do olho seco

Teste de Schirmer: o que é e como funciona o teste do olho seco
  • por
3.7
(3)

O teste de Schirmer verifica se o olho está produzindo uma quantidade suficiente de lágrima para se manter lubrificado. Além de verificar o nível de lubrificação do olho, o teste de Schirmer também tem como função descobrir e diagnosticar a síndrome do olho seco.

Ou seja, o teste de Schirmer é essencial para monitorar a saúde dos olhos e evitar sintomas incômodos em quem tem problemas com a produção lacrimal. Por isso, no artigo de hoje mostraremos como o teste é feito e em que casos é indicado. Então, continue lendo para saber mais e veja também informações relevantes sobre a síndrome do olho seco.

Teste de Schirmer: o que é quando é indicado?

O olho mantém um nível estável de umidade e elimina partículas estranhas a partir da produção de lágrimas. Assim, quando os olhos estão muito secos ou muito úmidos, o médico pode realizar o teste de Schirmer. É importante ficar atento, uma vez que o teste de Schirmer também é conhecido por vários outros nomes, como, por exemplo:

  • Teste de olho seco.
  • Teste de lágrima.
  • Teste de lacrimejamento.
  • Teste de secreção lacrimal basal.

O teste de Schirmer é usado principalmente para diagnosticar a síndrome do olho seco. Esta é uma condição que ocorre quando as glândulas lacrimais são incapazes de produzir lágrimas suficientes para manter os olhos úmidos. Dessa forma, os olhos não conseguem se livrar da poeira e de outros irritantes. Isso causa ardor e vermelhidão nos olhos. Além disso, entre os sintomas mais comuns que indicam a hora de fazer o teste estão: 

  • Visão turva.
  • Secura excessiva nos olhos.
  • Lacrimejamento persistente do olho.
  • Dor na área dos olhos.
  • Sensação de algo estar no olho.
  • Irritação ocular crônica.
  • Sensibilidade à luz.

Ainda, o teste de Schirmer também pode ser usado para ajudar a diagnosticar algumas doenças reumatológicas como a síndrome de Sjögren, por exemplo, um distúrbio autoimune que causa diminuição da função do olho e das glândulas salivares, resultando em olhos e boca secos. Nesses casos, o teste de Schirmer é frequentemente usado em conjunto com outros testes.

Entendendo a Síndrome do Olho Seco

A síndrome do olho seco é uma condição em que os olhos produzem pouca ou nenhuma lágrima. Isso faz com que os olhos fiquem ressecados, aumentando o atrito entre a córnea e a pálpebra, causando sintomas incômodos. As causas desse esse problema podem ser diversas, no entanto, as principais causas da síndrome do olho seco são:

  • Falta de produção lacrima.l
  • Fatores ambientais como ar condicionado, vento, clima quente e seco, ventilador.
  • Lesões oculares ou doenças como conjuntivite.
  • Medicamentos como antialérgicos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e psicotrópicos.

O sintoma mais comum da síndrome do olho seco é a ardência no olho. Contudo, ela também pode causar:

  • Coceira.
  • Olhos vermelhos.
  • Sensações dolorosas.
  • Olhos pesados.
  • Dor nos olhos.
  • Visão embaçada (e só melhora após piscar algumas vezes)
  • Fotofobia (sensibilidade à luz).

Entre os tratamentos disponíveis para a síndrome do olho seco estão:

  • O uso de colírios específicos, prescritos por um oftalmologista.
  • O uso de lentes de contato especiais, que oferecem a mesma proteção das lágrimas à córnea.
  • A drenagem de lágrimas, ou seja, o fechamento de um ou mais dutos lacrimais, que drenam as lágrimas, para evitar sua perda.

Como é feito o Teste de Schirmer

Para realizar o teste de schirmer, o oftalmologista colocará a ponta de uma tira de papel especial dentro da pálpebra inferior de cada olho. Ambos os olhos são testados ao mesmo tempo. Antes do teste, você receberá colírio anestésico para evitar que seus olhos lacrimejem devido à irritação das tiras de papel.

Teste de Schirmer

Imagens: Eye Docs

O procedimento exato pode variar. Na maioria das vezes, os olhos ficam fechados por 5 minutos. Se você for fazer o teste, na hora, feche os olhos suavemente, pois fechar os olhos com força ou esfregar os olhos durante o teste pode causar resultados anormais.

Após 5 minutos, o médico retira o papel e mede quanto dele ficou úmido. É importante lembrar que, às vezes, o teste é feito sem gotas anestesiantes para testar outros tipos de problemas lacrimais. Veja adiante como se dá os resultados.

Resultados do Teste de Schirmer e o que fazer depois do diagnóstico

Os resultados são baseados na quantidade de lágrimas produzidas conforme medida na tira de papel. Dessa forma, um nível normal de produção é considerado acima de 10 milímetros (mm) de rasgos no papel. Portanto, qualquer resultado abaixo de 10 mm é considerada um nível anormalmente baixo de produção de lágrimas.

Assim, uma medição inferior a 5 mm é considerada olho seco grave. Dependendo do resultado, o médico pode recomendar vários tratamentos. Contudo, o tratamento mais comum para olhos secos crônicos são colírios prescritos pelo oftalmologista.

Se os olhos de uma pessoa não estiverem severamente secos, o médico pode aconselhar o paciente a usar colírios de venda livre. Em alguns casos, pode ser necessário tratamento adicional para ajudar a tratar e controlar os olhos secos. Contudo, após o diagnóstico, é essencial manter o acompanhamento oftalmológico para evitar o comprometimento da visão.

Cuide da saúde dos seus olhos e se informe sobre saúde visual

Agora que você já sabe o que é e como é realizado o teste de Schirmer, tenha em mente que é muito importante se atentar aos sinais e sintomas que os nossos olhos dão. Além disso, é fundamental visitar regularmente um médico oftalmologista de confiança a fim de manter a saúde dos seus olhos em dia. Somando a isso, você deve sempre se manter informado sobre saúde visual. Assim, você conseguirá cuidar dos seus olhos com mais precisão e evitar problemas futuros.

Pensando nisso, nós da Lenscope temos o propósito de levar informação relevante sobre saúde ocular para todos e garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço justo. Então, para se manter sempre informado sobre tudo que se trata de saúde ocular, assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Fontes

Mount Sinai

Eye Docs

Medical News Today

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *