óculos para olho seco

Óculos para olho seco: veja como é

Os óculos para olho seco possuem uma ocular que se acomoda ao redor dos olhos, criando assim uma vedação contra vento, poeira, sujeira, pólen. Ou outros fatores que provocam o ressecamento do globo ocular, como a exposição ao ar-condicionado.

Para quem sofre com a síndrome do olho seco, esses óculos podem ajudar no alívio dos sintomas, como coceira e olhos vermelhos, além de te ajudar a manter a rotina sem grandes transtornos.

O que é a síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco acontece quando existe pouca ou nenhuma produção de lágrimas.

A diminuição da produção de lágrimas faz com que exista um atrito entre a córnea e a pálpebra, além de provocar o ressecamento dos olhos.

Os sintomas mais comuns variam entre uma irritação sutil, até uma inflamação maior na superfície dos olhos.

Entretanto, é possível evitar que a síndrome do olho seco aconteça, mantendo os olhos constantemente hidratados. Nossos olhos já fazem isso naturalmente, mas, muitas vezes, alguns fatores atrapalham.

É o caso da deficiência de produção da própria lágrima, ou ainda algumas doenças dos olhos, poluição e excesso de luz solar e ar condicionado.

Saiba mais sobre a síndrome do olho seco em nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Causas da Síndrome do Olho Seco

Existem alguns fatores que levam ao aparecimento da síndrome do olho seco:

  • Falta de produção lacrimal: existem casos em que a pessoa não produz lágrimas suficientes para manter os olhos lubrificados, ou faltam no organismo dela nutrientes que evitam o surgimento do olho seco. Quanto a isso, é preciso ingerir alguns alimentos que auxiliam na lubrificação dos olhos e protejam a nossa visão
  • Fatores ambientais: ar condicionado, vento, clima quente e seco, ventilador.
  • Lesões oculares/doenças: conjuntivite (ou cirurgias como a de miopia) podem danificar a produção de lágrima nos olhos.
  • Medicamentos como antialérgicos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e psicotrópicos também podem desequilibrar a produção da lágrima, segundo a Revista Saúde.

Doenças autoimunes, como a Síndrome de Sjogren, afetam também as glândulas salivares e lacrimais e, consequentemente, provocam o aparecimento da síndrome do olho seco.

Usar óculos pode causar olhos secos?

Raramente usar óculos de grau pode causar a síndrome do olho seco, mas isso não significa que você não tem motivos para ter atenção na escolha do óculos de grau certo.

Isso porque, um óculos com lentes mal posicionadas ou com design errado pode provocar a síndrome do olho seco, e não corrigir o seu problema de visão

Além disso, é preciso sempre estar com a receita do óculos atualizada pelo seu médico. Afinal, de tempos em tempos o seu grau pode mudar e isso exige novas lentes.

Assim, preste atenção nestes detalhes importantes quando for comprar um novo par de óculos: 

  • A receita do óculos deve estar atualizada;
  • Cuidado ao escolher a armação do seu óculos;
  • Confira o design das lentes do óculos;
  • Se preocupe sempre em atender às suas necessidades individuais quando comprar o óculos para tratar algum problema de visão.

A seguir vamos te contar como o óculos de grau pode ajudar no tratamento da síndrome do olho seco. Confira.

Como usar óculos pode ajudar quem tem olhos secos?

O óculos de grau raramente ocasiona o desenvolvimento dos olhos secos, mas é preciso saber como usar o óculos para evitar qualquer prejuízo à sua visão.

Para o caso dos olhos secos, existe um óculos de grau específico para ser usado e que ajuda bastante no tratamento e alívio dos sintomas.

Esse óculos é conhecido por óculos para olho seco ou óculos com câmara úmida e possui uma ocular que se acomoda ao redor dos olhos, criando assim uma vedação contra vento, poeira, sujeira, pólen ou outros fatores que provocam o ressecamento do globo ocular, como a exposição ao ar-condicionado.

Outro fator importante, além da vedação, é a umidificação que eles proporcionam aos olhos. Dessa forma, ajudam no combate do ressecamento especialmente em dias com baixa umidade relativa do ar.

Inclusive, este óculos contribui na diminuição do uso de colírios que são indicados para a umidificação do olho.

Outro detalhe legal de você saber é que para quem faz uso das lentes de contato, é importante intercalar o uso delas com óculos para olho seco.

Isso porque o uso em excesso das lentes provoca o ressecamento do olho, agravando os sintomas da síndrome.

Escolhendo óculos para olhos secos

Sabendo dos benefícios do óculos para olho seco, vamos te explicar agora como escolher um modelo para você. 

Para ajudar na proteção do olho contra o ressecamento, o ideal é escolher um óculos com design maior, para envolver toda a parte do olho.

Por isso, aposte em armações grandes com aros grandes também, tudo para criar uma espécie de vedação no seu olho.

Outro detalhe importante é apostar em lentes com proteção 100% UVA e UVB, com material hipoalergênico e tecnologia avançada para reter por maior tempo a umidade dos olhos.

Para isso, opte por óculos com espumas ou forros que fiquem posicionados ao redor dos olhos.

Modelos de óculos para olhos secos

Selecionamos alguns modelos de óculos para olho seco para você conhecer.

óculos para olho seco
Fonte: Pinterest
óculos para olho seco
Fonte: Sport Eyes
óculos para olho seco
Fonte: Pinterest
óculos para olho seco
Fonte: Pinterest
óculos para olho seco
Fonte: Pinterest

 

A importância das lentes com filtro de luz azul para quem tem olhos secos

Outro detalhe importante que você deve ter em mente é que, em muitos casos, a síndrome do olho seco pode ser causada pela exposição excessiva à luz azul.

Dessa forma, quanto mais tempo estamos expostos à luz azul nociva, sentimos os efeitos e o agravamento dos sintomas da síndrome.

Por isso, um meio de resolver essa questão é apostar em um modelo de óculos com filtro de luz azul.

Existem dois tipos de luz azul: a luz azul turquesa e a luz azul violeta.

A luz azul violeta é prejudicial para nossos olhos e, consequentemente, é a que mais somos expostos diariamente.

Essa luz está nos aparelhos eletrônicos que usamos todos os dias, como celulares, computadores, tablets, dentre outros. Ou seja, ela está em toda parte.

A luz azul violeta também bloqueia a nossa produção do hormônio da melatonina que é responsável por induzir nosso sono

Como se proteger da luz azul?

Usar óculos com filtro de luz azul é um das formas mais eficientes que existem para proteger os olhos dos efeitos da luz azul. 

Esses óculos possuem lentes com filtro de luz azul, bloqueando o contato dessa luz com nossos olhos.

Você pode encontrar essas lentes pelo nomes de Blue Light, Blue Cut, ou Digital Comfort e são elas que filtram a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue na retina

Além disso, as lentes com esse filtro costumam acompanhar outros tratamentos. Os principais tratamentos são: antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV.

E você também pode encontrar versões mais completas que acompanham camadas hidrorrepelentes e liporrepelentes que facilitam a limpeza das lentes.

Aliás, são tratamentos que vão, inclusive, ajudar muito no cuidado dos olhos, evitando o agravamento dos sintomas da síndrome do olho seco também.

Conheça as nossas lentes com filtram de luz azul que não são amareladas e possuem todos os tratamentos já inclusos. Sem que você precise pagar a mais para levá-los em suas lentes.

Fontes

Andréia Peltier Urbano

Dry Shop

Eyewear

Laser Eye Center

Pamtheriot

Specsavers



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest