Teste para Síndrome de Irlen: tudo que você precisa saber

Teste para Síndrome de Irlen: tudo que você precisa saber
  • por
4.6
(12)

Hoje falaremos sobre a Síndrome de Irlen, um distúrbio que afeta o processamento visual, perceptivo, e a capacidade de concentração, dificultando principalmente a aprendizagem e a leitura. Além disso, por ser um problema complexo, o diagnóstico é feito interdisciplinarmente. Continue a leitura e descubra mais sobre esta condição, como é feito o teste para identificá-la e qual óculos usar nestes casos.

Conhecendo a Síndrome de Irlen

A Síndrome de Irlen é um transtorno raro de processamento visual ou perceptivo que dificulta a leitura e o aprendizado de informações visuais. No entanto, a síndrome de Irlen é mais comum em crianças e adolescentes.

Sobretudo, é importante ressaltar que a síndrome de Irlen não é um problema óptico, é um problema cerebral no campo responsável pelo processamento visual. Por isso, inclui distúrbios visuais, memória visual, dificuldades de sequenciamento visual e mobilidade.

A principal causa da síndrome é por condições hereditárias, afetando igualmente homens e mulheres. Entretanto, existe a possibilidade de desenvolver a síndrome a partir de lesões traumáticas ou devido a procedimentos médicos.

Principais sintomas

Os sintomas da síndrome de Irlen podem se manifestar diferentemente para cada pessoa, no entanto, é um problema que geralmente afeta a aprendizagem e desempenho pessoal. Os principais sintomas são:

  • Sensibilidade à luz;
  • Problemas de leitura;
  • Desconforto visual;
  • Problemas de Atenção e Concentração: 
  • Problemas de escrita;
  • Dificuldade de percepção e profundidade ao realizar atividades;
  • Cansaço ou fadiga ocular ao usar o computador;
  • Erros matemáticos e números desalinhados em colunas (planilhas);
  • Falta de concentração e motivação.

Como funciona o teste para Síndrome de Irlen

Antes de mais nada, apenas profissionais treinados e capacitados podem realizar o teste para síndrome de Irlen. Pois, se trata de um diagnóstico complexo de ser identificado. Em outras palavras, somente um médico oftalmologista poderá executar o teste e diagnosticar.

O teste para síndrome de Irlen, é realizado em duas etapas, onde o oftalmologista irá examinar cada um dos olhos e aplicar uma espécie de luz sobre eles, causando um tipo de estresse visual para medir qual o nível de sensibilidade à luz de cada olho. Dessa forma, é possível determinar qual a melhor lente corretiva para cada pessoa.

  • Primeira sessão do teste: nesta sessão, o método Irlen identifica qual é o nível de distorção visual do paciente. Em casos de distorções leves, uma placa de lente colorida, chamada de Ovarlay, será colocada sobre uma folha de leitura para diminuir a distorção da leitura. Assim, identificará qual lente irá se adaptar melhor. 
  • Segunda sessão do teste: é feita somente para quem não obteve melhoras com as lentes coloridas. Então, nessa segunda sessão, são avaliados os comprimentos de onda de luz que possivelmente causam as distorções, são usados várias combinações de filtros de cores.

Contudo, se o problema está relacionado à percepção de profundidade, cálculos matemáticos, dores de cabeça, sensibilidade à luz, entre outros. Os óculos coloridos são a melhor indicação de tratamento. Entretanto, é importante ressaltar que usar o óculos com a cor incorreta pode causar uma piora no problema.

Síndrome de Irlen: uma controvérsia entre especialistas

A síndrome foi descoberta em 1983 pela psicóloga Helen Irlen, a partir de um estudo envolvendo centenas de adultos considerados analfabetos funcionais e de baixa escolaridade. E logo depois, a psicóloga construiu o Irlen Institute, responsável por desenvolver os filtros coloridos para o tratamento da síndrome.

Sobretudo, mesmo com muitas pesquisas sérias e profissionais envolvidos, muitos ainda tinham e têm dúvidas quanto ao diagnóstico e tratamentos da síndrome. Um exemplo disso, é o posicionamento do Royal Australian and New Zealand College of Ophthalmologists, onde afirmam que “ainda não existem evidências o suficiente de que a condição existe de fato”. Além disso, a RANZCO ainda criticou outras terapias visuais ineficazes e sem comprovação científica oferecidas para dificuldades de aprendizagem. A síndrome de Irlen não é reconhecida pela maioria dos profissionais médicos.

De acordo com Maria Augusta, especialista da Unicamp, a síndrome de Irlen causa dificuldade de leitura e interpretação. Ainda segundo a profissional, o CID (Código Internacional das Doenças) onde constam todas as doenças reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não reconhece a síndrome como uma doença. Portanto, ela é considerada uma síndrome rara de condição neuro visual, mas não como doença.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Óculos para quem tem Síndrome de Irlen

É recomendado que pessoas com síndrome de Irlen utilizem óculos com lentes coloridas. Elas funcionam como um filtro, facilitando o dia a dia de quem as usa, especialmente no caso de crianças e adolescentes. 

Nesse sentido, a cor das lentes é definida pelo profissional que avalia qual faixa de luz os olhos não filtram. Portanto, somente o médico poderá recomendar esse tipo de óculos e a cor correta, conforme a necessidade de cada pessoa.

Os olhos dizem muito sobre a nossa saúde: cuide deles

Como vimos no artigo de hoje, a síndrome de Irlen causa dificuldade de leitura e interpretação. Por isso, é muito importante se atentar aos primeiros sinais e sintomas dados pelos nossos olhos, evitando assim problemas maiores. Visite um médico oftalmologista regularmente e proteja seus olhos. Nosso propósito é levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo.

Além disso, a Lenscope trabalha com as lentes de resina mais finas do mundo e com design asférico, ideais para quem tem grau alto e busca por óculos mais finos, leves e sem distorções.

orçamento

Fontes:

Irlen 

ABC 

Irlen

Nationwide News

Irlen

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Teste para Síndrome de Irlen: tudo que você precisa saber”

    1. Olá, Eliana. Tudo bem? Você pode realizar o teste para Síndrome de Irlen com qualquer oftalmologista da sua confiança que atenda na sua cidade ou próximo de você. Basta solicitar o teste durante a consulta.

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

      1. Entre no site da fundação de olhos do Dr Ricardo Guimarães, lá você encontrará um local com mapa indicando todos os Screener de Sindrome de Irlen , inclusive os mais próximos da sua casa .

      2. Não é qualquer oftalmologista que realiza o teste, muitos inclusive desconhecem do que se trata a Síndrome de Irlen; em 2019, depois de ter passado por vários oftalmologistas, só localizei um em São José dos Campos com este conhecimento. Espero que passados alguns anos e com pesquisas mais recentes, mais profissionais desta área tenham se atualizado e atuem na cidade de São Paulo.

    1. Olá, Mariana. Tudo bem? Você pode realizar o teste para Síndrome de Irlen com qualquer oftalmologista da sua confiança que atenda na sua cidade ou próximo de você. Basta solicitar o teste durante a consulta.
      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *