Teste de visão online: descubra como está a sua visão

5
(3)

Muitas pessoas não têm costume de realizar consultas de rotina e acabam indo ao médico apenas quando sentem algum desconforto. Então, se esse é o seu caso, uma das melhores formas de saber se é hora de marcar uma consulta com o oftalmologista é fazendo um teste de visão online.

Nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão 100% gratuito que te ajuda a identificar possíveis problemas oculares. No artigo de hoje vamos explicar como funciona esse e outros testes de visão. Incluindo astigmatismo e daltonismo, e com qual frequência realizá-los. Então, continue lendo para saber mais!

Teste de visão online e gratuito da Lenscope

Pensando em facilitar o acesso a informações sobre saúde visual, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão online e gratuitoBasicamente, o teste consiste em um software que analisa sua visão através da câmera do seu dispositivo. 

Em menos de cinco minutos você descobre se tem miopia e/ou astigmatismo. Além disso, para quem já usa óculos, o teste aponta se já está na hora de trocar as lentes. No entanto, apesar de ser muito preciso, nenhum teste de visão online substitui a consulta médica com um profissional da saúde dos olhos.

Testes de visão online: daltonismo, astigmatismo e acuidade visual

Além do teste da Lenscope, existem outros testes de visão que você pode fazer online. Nesse sentido, confira abaixo os principais tipos de teste de visão e como fazê-los:

Teste de visão: miopia, astigmatismo ou sensibilidade à luz

A maioria dos testes que avaliam miopia são feitos com letras. A proposta é bem similar ao tradicional exame de Snellen feito por oftalmologistas. Ou seja, identificar letras de diferentes tamanhos a uma determinada distância.
Nesse sentido, também é possível realizar um teste que identifica com apenas uma imagem qual desvio ocular você possui. 

teste de visão - teste de miopia, hipermetropia ou astigmatismo

Qual número você enxerga na imagem? De acordo com esse teste, os resultados são:

3240: Astigmatismo

1246: Miopia

3246: Astigmatismo e miopia

1240: Visão Perfeita

Teste de visão: Daltonismo

Antes de tudo, o teste Ishihara é o mais usado para detectar daltonismo. Assim, apesar do nome diferente, provavelmente você já deve ter visto esse teste na internet.  Ele consiste em círculos coloridos com números de outra cor dentro de cada círculo. O daltonismo pode ser identificado de acordo com os números que o paciente enxergar.

teste de visão - teste de daltonismo

Se você enxergou os números 12, 2 e 57, respectivamente, pode ficar tranquilo porque você não tem daltonismo.  Agora, se enxergou outros números, talvez seja hora de procurar um profissional de saúde visual.

Teste de sensibilidade a contraste

Esse teste utiliza uma tabela de letras com contrastes altos e baixos para avaliar a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação:

teste contraste

Com a ajuda de um profissional, você pode usar esse teste para detectar se possui baixa sensibilidade ao contraste.

Teste de astigmatismo

Os testes que identificam astigmatismo são feitos com imagens compostas por linhas de diversas espessuras. Dessa forma, se você enxergar as linhas embaçadas ou com outro tom, é bem provável que você tenha astigmatismo. Lembrando que o teste de visão da Lenscope pode ser usado tanto para detectar astigmatismo, quanto miopia.

Teste de visão online

Quais testes de visão o oftalmologista faz? 

Se você for ao oftalmologista, provavelmente vai se deparar com testes de visão diferentes dos encontrados na internet. Portanto, o médico pode fazer diferentes testes, dependendo dos sintomas que você apresentar. Entre os principais exames realizados nos consultórios estão:

Teste de acuidade visual

Este é o teste de visão mais importante e também mais conhecido. Ou seja, praticamente todo mundo que usa óculos já fez esse teste. Sabe quando o oftalmologista pede para você ler letras ou números com tamanhos diferentes? Então, este é o teste de acuidade visual.

Nesse teste o oftalmologista avalia várias lentes diferentes e pede para o paciente indicar se vê melhor ou pior com cada uma delas. 

Teste de verificação de contraste visual

Este teste identifica qualquer alteração em sua visão. Também é um teste importante para diagnosticar glaucoma. Afinal, alterações na sensibilidade ao contraste são um indício da doença.

Teste de verificação da capacidade visual de cores

O daltonismo é o distúrbio conhecido por alterar a percepção de cores. Assim, para diagnosticar esse problema, o oftalmologista usa três testes diferentes; as pranchas pseudoisocromáticas, o teste de Farnsworth e o anomaloscópio de Nagel.

Avaliação do astigmatismo

A avaliação do astigmatismo é feita através de um símbolo formado por linhas pretas com diferentes orientações. Dessa forma, quem tem astigmatismo enxerga as linhas em tonalidades de cinza. Por isso, o oftalmologista verifica se você vê as várias tonalidades de preto. Afinal, pode ser um sinal precoce de astigmatismo.

Avaliação do campo visual

Esta avaliação é feita através do teste de Amsler. É realizado a uma distância de mais ou menos 30 cm do olho. O objetivo do teste é detectar problemas oculares relacionados ao campo visual central. Então, trata-se de um teste extremamente importante. Afinal, doenças oculares que afetam o campo de visão podem ter causas neurológicas. 

Com que frequência devo fazer teste de visão?

Mesmo quem não possui nenhum problema visual diagnosticado deve fazer teste de visão regularmente. A frequência entre um teste e outro varia de acordo com cada faixa-etária:

  • Entre os 20 e os 39 anos: no mínimo três vezes ao longo deste período.
  • A partir dos 40 anos: uma vez a cada 2 a 3 anos.
  • A partir dos 65 anos: uma vez a cada 1 a 2 anos.

As crianças também devem fazer testes de visão regularmente:

  • Primeiro exame: entre os 2 e os 3 anos e meio.
  • Segundo exame: antes de entrarem para a escola.

Após o segundo exame, a recomendação é realizar consultas de rotina a cada dois anos no máximo. Além disso, todos os bebês prematuros e crianças cujos pais ou irmãos sofram de estrabismo devem ser examinados o mais cedo possível.

Fez o teste de visão e precisa de óculos para enxergar melhor?

Independente do resultado do seu teste, aqui na Lenscope você encontra lentes para seu novo óculos. Atendemos quem tem até 4 graus e quem tem mais de 4 graus com lentes mas finas e ideais para cada grau.

E se você tem mais de 4 graus, pode contar com as  Lentes Tokai 1.76, as lentes em resina mais finas do mundo. Além disso, todas as nossas lentes já incluem os principais tratamentos, sem taxas. Assim você não precisa pagar a mais para ter óculos de qualidade.

teste de visão - Instagram

Descubra se você precisa ir ao oftalmologista sem sair de casa

Nós da Lenscope temos a missão de oferecer lentes de óculos mais em conta e mudar o cenário da saúde visual, um par de olhos de cada vez. Por isso, usamos a tecnologia a nosso favor e desenvolvemos um teste de visão online e gratuito para você saber se precisa usar óculos.

E se você já usa óculos e precisa de lentes novas, você pode fazer o orçamento do seu óculos agora mesmo, sem sair de casa.

teste de visão - cta site

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *