visão 20/20

Visão 20/20: indica visão perfeita? Saiba mais

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância.

Apesar de ser sinônimo de visão normal, ter visão 20/20 não significa necessariamente ter uma visão perfeita. Indica apenas a nitidez ou clareza da visão à distância, mas não avalia outros fatores da capacidade visual, como visão periférica ou lateral.

20 pés equivalem a 6 metros, por isso também é comum ouvir o termo Visão 6/6 para referir-se à visão normal.

Como a visão 20/20 é mensurada/medida?

A visão 20/20 e outras frações usadas para medir a acuidade visual são resultado de um sistema de medição desenvolvido pelo oftalmologista holandês Herman Snellen em 1862.

Nesse sistema, o número superior da fração é a distância de visualização entre o paciente e o gráfico ocular. 

Isso significa que em um teste ocular feito com o gráfico de Snellen a esta distância, se você consegue identificar as letras nas linhas menores perto da parte inferior do gráfico de olhos, mas nenhuma menor, você tem Visão 20/20.

Da mesma forma, as linhas com letras menores abaixo da linha 20/20 no gráfico correspondem a medidas de acuidade visual melhores do que a visão 20/20: 20/15, 20/12, 20/10.

No entanto, medidas acima de 20/20, como 20/30 indicam uma acuidade visual pior do que a visão normal. Por exemplo, a quinta linha do gráfico representa visão 20/40 e é levada em consideração no exame de vista para tirar a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação.

Pessoas com visão 20/200 são consideradas legalmente cegas, enquanto o recorde mundial de melhor acuidade visual em um humano é 20/8.

Perguntas frequentes sobre visão 20/20

Trouxemos algumas perguntas frequentes sobre visão 20/20 respondidas pela American Opometric Association. Confira:

A visão 15/15 é melhor que a visão 20/20?

Visão 15/15 significa nitidez normal da visão a 15 pés, assim como 20/20 indica nitidez normal da visão a 20 pés.

Por que algumas pessoas têm menos de 20/20 de visão?

Muitos fatores afetam a acuidade visual. Condições de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, e doenças oculares afetam a clareza da visão.

A clareza da visão vai variar de acordo com a distância?

Sim. Algumas pessoas podem ver bem de longe, mas não conseguem focar em objetos próximos. A condição pode ser causada por hipermetropia e presbiopia. Da mesma forma, quem tem miopia  consegue enxergar de perto, mas não enxergam a longas distâncias.

Se minha visão é inferior a 20/20, o que posso fazer?

Em um exame ocular abrangente, o optometrista pode diagnosticar quais causas, se houver, estão afetando sua capacidade de enxergar bem. Na maioria dos casos, ele irá prescrever óculos, lentes de contato ou um programa de terapia de visão. Todas essas opções podem ajudar a melhorar sua visão. 

Se a visão reduzida for devido a uma doença ocular, seu médico pode prescrever medicação ocular ou outro tratamento.

Nossa visão é mais que ser 20/20

É importante lembrar que nossa visão é bem mais complexa do que o quão bem enxergamos o gráfico de Snellen.

A visão periférica, coordenação dos olhos, percepção de profundidade, capacidade de foco e visão de cores também são fundamentais para se ter uma boa visão.

Por isso, faça exames oculares regularmente para avaliar sua saúde ocular.

Além de verificar sua visão, os exames oftalmológicos também podem detectar problemas mais graves como glaucoma, degeneração macular e até tumores cerebrais. 

É possível ter uma visão melhor que 20/20?

Sim, é possível ter visão mais nítida do que 20/20. Na maioria dos gráficos de Snellen, as menores letras correspondem à acuidade visual 20/10.

Isso significa que quem tem acuidade visual 20/10 tem uma visão duas vezes mais nítida comparada com uma pessoa com visão normal 20/20.

Quanto mais para baixo está a linha que o paciente enxerga, melhor sua acuidade visual. Além da visão 20/10, outras medidas menores que 20/20 também indicam uma visão melhor do que a média, como 20/15, por exemplo. Inclusive, a maioria dos jovens apresenta visão 20/15.

O exame de Snellen

Desenvolvido em 1862 pelo oftalmologista holandês Herman Snellen, o gráfico é usado em todo o mundo para medir a acuidade visual. Além de fornecer informações essenciais para óculos e prescrições de lentes de contato. 

O teste ocular é feito a 6 metros do gráfico de Snellen. O ‘E’ na primeira linha representa visão 20/200. Quem consegue ler somente o ‘E’ e nenhuma outra letra é considerado legalmente cego. 

Na maioria dos gráficos de Snellen, as menores letras correspondem à visão 20/10. Quem tem essa medida de acuidade visual tem uma visão duas vezes mais nítida que a de uma pessoa com visão normal 20/20. No entanto, menos de 1% da população apresenta esse resultado no exame de Snellen.

Fontes

American Academy of Ophtalmology

American Opometric Association

Optimax

All About Vision



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest