Conheça os tipos de lentes bifocais e como escolher

Conheça os tipos de lentes bifocais e como escolher
  • por
4.3
(12)

A presbiopia é a razão mais comum que leva pessoas a usarem lentes do tipo bifocais, sabia? Conhecida também como vista cansada, a condição se desenvolve geralmente a partir dos 40 anos e pode atrapalhar simples atividades, como a leitura de um livro, usar o celular, ou até enxergar de perto. Portanto, neste artigo, abordaremos sobre esse problema de visão. Além disso, indicaremos a diferença entre lentes bifocais e multifocais para tratamento da presbiopia. E, claro, indicar as melhores do tipo bifocal para corrigir a vista cansada. Vamos lá?

Os tipos de lentes para vista cansada (presbiopia) que existem

Para corrigir a vista cansada (presbiopia) existem diferentes tipos de lentes, além das bifocais. Cada uma delas possui tecnologias diferentes que ajudam a corrigir o problema de visão. Portanto, para ficar mais claro para você, abaixo listamos as principais características de cada tipo de lente: 

  • Lentes Bifocais — possuem duas potências, ou seja, uma potência para enxergar para perto e outra para ver de longe.  A lente é dividida em duas partes, ou dois segmentos. A metade inferior contém o segmento de visão de perto, para tarefas simples como leitura. Já o restante da lente serve para correção da visão a longa distância, mas que pode não ser útil se você ainda enxergar bem de longe. São lentes bastante indicadas para a leitura, mas para tarefas que exigem clareza de visão em distâncias intermediárias, ela pode não ser ideal. 
  • Lentes Trifocais — aqui a lente já abrange três campos de visão; para perto, intermediário e longe, com duas linhas de segmentação. Elas podem ser úteis para pessoas com presbiopia e que tenham mais de 50 anos, já que têm menos profundidade de foco. Um dos segmentos é o intermediário e que fica acima do segmento da visão de perto. Ele ajuda você a enxergar objetos à curta distância, como a distância entre o seu olho e a tela do seu computador. Não costumam ser lentes muito prescritas pelos oftalmologistas. 
  • Lentes Progressivas/Multifocais — são parecidas com as bifocais, no entanto, possuem tecnologia superior e consequentemente, melhor desempenho e conforto para o usuário. Além disso, contam com três campos de visão numa mesma lente e diferente das bifocais, não possuem linhas de marcação, já que a mudança de foco é progressiva. Ou seja, elas têm capacidade de fornecer clareza de visão em todas as distâncias.

Entenda como as lentes bifocais funcionam

As lentes bifocais permitem que você enxergue bem objetos que estão longe de você, ao mesmo tempo que te ajuda também a enxergar bem objetos que estejam perto, como um livro ou o seu celular.  Para fazer isso, elas possuem duas potências. A parte superior da lente conta com a prescrição de visão à distância e a parte inferior contém a prescrição de visão de perto.

Além disso, os tipos bifocais de lentes mais modernas corrigem miopia e hipermetropia, justamente por permitirem maior clareza de visão do campo para perto quanto para o campo de longe. As lentes bifocais, de modo geral, possuem uma tecnologia inferior quando comparadas as lentes para presbiopia mais comuns do mercado óptico. No entanto, seu uso deve ser recomendado pelo oftalmologista.

Por outro lado, geralmente as lentes mais indicadas para o tratamento de presbiopia atualmente são as lentes multifocais ou pregressivas. Pois, dado a sua tecnologia mais recente, esse tipo de lente combina melhor resultado estético para os óculos e maior facilidade na adaptação.

tipos de bifocais

Tipo de lente bifocal

Quais os tipos de bifocais e como saber qual usar?

Desde a sua invenção, até os dias atuais, muita coisa mudou quando pensamos nos tipos de lentes bifocais. Todas elas funcionam da mesma forma, mas a aparência delas é diferente. Isso porque o design de cada tipo de bifocal contém a sua prescrição para visão de perto. 

  • Lentes bifocais planas: têm a aparência de meia-lua ou da letra D posicionada de lado. Esse tipo é o mais comum de ser prescrito, além disso, oferece grande facilidade de adaptação pelo usuário.
  • Lentes Bifocais de Segmento Redondo: têm aparência redonda no topo e são bem indicadas para leitores. No entanto, a largura de visão de perto é reduzida. 
  • Lentes bifocais de segmento de fita: têm uma área retangular estreita que você pode observar ao realizar atividades que exijam a visão de perto, como ler um livro ou usar o celular. 
  • Lentes bifocais executivas: toda a parte superior da lente é dedicada ao uso à distância, enquanto a inferior é dedicada à leitura. Esse tipo oferece uma área de leitura bem ampla, mas são lentes difíceis de esmaltar, o que confere uma aparência estética um pouco mais feia.

Instagram Lenscope [Lentes tokai 1.76 Filtro de luz azul]

Lentes bifocais x lentes multifocais: diferenças e vantagens

As lentes bifocais e multifocais servem para corrigir quem sofre com presbiopia, mas o que difere elas é a tecnologia empregada na produção de cada uma.

Enquanto a bifocal deixa aparente a divisória de transição do grau de perto para longe, a lente multifocal tem a transição de um grau para o outro de forma progressiva. Por isso, as lentes multifocais também são conhecidas por lentes progressivas, pois fazem a mudança de grau de maneira suave e, por isso, torna a adaptação ao uso também mais confortável. 

Por trazer em sua produção uma tecnologia mais atual, as lentes multifocais acabam sendo uma melhor opção em comparação às lentes bifocais. As lentes multifocais também oferecem uma melhor estética. 

tipos bifocais

Imagem comparando lente bicofal e multifocal

Lentes personalizadas e com melhor custo-benefício para presbiopia

Nós, da Lenscope, oferecemos um produto final de qualidade e por um preço justo, sem a necessidade de pagar uma fortuna para ter lentes de qualidade, personalizadas e com tratamentos avançados para vista cansada (presbiopia). Isso só é possível porque somos pioneiros na venda de lentes para óculos na internet.

Nossas lentes progressivas/multifocais (para vista cansada) contam com tratamentos inclusos, sem taxas adicionais. Conheça nossas lentes multifocais personalizadas para o seu dia a dia:

  • Lentes Lenscope Progress – lentes 100% digitais, ideais para vista cansada. Disponível na versão com filtro de luz azul, versão escura com grau e fotossensível. A partir de R$1.023,00.
  • Lentes Lenscope Progress Advance — lentes personalizadas para cada grau, lapidada com pontos de diamante e maior campo visual.
  • Lentes Tokai 1.76 Resonas — lentes progressivas mais finas do mundo, indicadas para alto grau e para quem deseja lentes finas. Fabricadas com resina, disponível na versão escura, Transitions e com filtro de luz azul. 

Para a Lente Progress Advance e para a Tokai 1.76 Resonas é possível enviar sua receita, prescrita por seu oftalmologista, para nosso e-mail. Assim faremos um orçamento específico para você, afinal, essas são lentes personalizadas para cada necessidade. Nós da Lenscope também trabalhamos com lentes mais finais para visão simples, disponíveis em diversas versões, ideais para quem tem até 4 graus (Lentes Lenscope Poli 1.59) e mais de 4 graus (Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo).

Experimente fazer um orçamento online e gratuito em nosso site! É rápido, seguro e prático.

degeneração macular

 

Fontes:

Optometrists Network

Spex4Less Eyewear

All About Vision  

Heffington’s 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *