Tontura e visão turva: problemas de visão e as doenças que podem indicar

Tontura e visão turva: problemas de visão e as doenças que podem indicar
  • por
3
(2)

Considera-se normal sentir tontura e visão turva ocasionalmente, sobretudo porque a maioria das pessoas já sentiu este sintoma em algum momento da vida. Todavia, apesar de ser uma condição normal, há casos em que a tontura e a visão turva são indicativos de determinadas doenças, como, por exemplo, problemas simples de visão até casos mais graves. Portanto, estar atento a estes sintomas e à frequência, é importantíssimo para poder tratá-los. 

O que você precisa saber sobre tontura e visão turva

Sentir tontura é sentir uma sensação de estar tonto ou desequilibrado, sendo que estes sintomas estão totalmente ligados aos órgãos sensoriais, especialmente aos olhos e ouvidos, ou seja, podendo causar desmaios.

Portanto, a tontura ou visão turva não são consideradas doenças, mas sim sintomas de diversos distúrbios. Por exemplo, a sensação de aceleração ou visão turva (quando enxergamos de forma embaçada e desfocada, seja de perto ou para longe), é considerado algo normal.

Além disso, é possível ter a sensação em um olho só ou em ambos os olhos. Nesse sentido, a tontura também é considerada normal, quando ocasional. Agora, se os sintomas e episódios de ambas sensações se repetem com frequência, um médico deve ser consultado imediatamente.

Principais doenças que podem causar tontura e visão turva

Como dissemos anteriormente, tontura e visão turva são um conjunto de sintomas que podem ser indicativos de várias doenças, podendo afetar nossa saúde física ou mental. Alguns sintomas podem indicar doenças como, por exemplo:

Erros refrativos

A princípio, a visão turva pode ser um sintoma comum de erros refrativos como, por exemplo, a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, que geralmente apresentam a visão turva como um dos principais sintomas. Os erros refrativos ocorrem quando o formato do olho impede que a luz que gera imagens nítidas que nossos olhos veem, entre diretamente e corretamente na retina.

Catarata

A catarata afeta diretamente as lentes frontais dos olhos, tornando-as opacas e fazendo com que a capacidade de enxergar seja comprometida, sendo os principais sintomas: visão turva e embaçada. Além disso, a catarata é uma doença que pode levar à cegueira, se não tratada precocemente.

Suas principais causas são o envelhecimento natural, doenças hereditárias, condições médicas como a diabetes, cirurgias oculares já realizadas e uso prolongado de esteroides.

Glaucoma

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão ocular. Com o tempo, essa pressão intraocular pode comprometer o nervo óptico, responsável por fornecer informações visuais ao cérebro.

Geralmente a doença não apresenta sintomas, muitas vezes causando a descoberta tardia da doença, podendo levar a perda de visão e a cegueira. Mas, apesar de poder surgir em qualquer idade, o glaucoma é mais comum em idosos acima de 60 anos.

Síndrome do olho seco

A visão turva também é um sinal da síndrome do olho seco, podendo estar acompanhada de outros sintomas, como por exemplo, inflamação sutil ou mais agravada na superfície dos olhos e ressecamento ocular. A principal causa é a pouca ou nenhuma produção de lágrimas, o que leva a atritos entre a córnea e a pálpebra. Os sintomas mais comuns variam entre uma irritação sutil, até uma inflamação maior na superfície dos olhos.

Degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular que não tem cura e ocorre devido ao desgaste da mácula (parte central da retina, responsável pela percepção de detalhes e por gerar as imagens).

Geralmente a doença está entre uma das principais causas de perda de visão do mundo e não tem cura. Neste sentido, o problema costuma aparecer a partir dos 55 anos de idade, sendo considerada uma doença ligada ao envelhecimento natural. Todavia, apesar de menos comum, o problema também pode ocorrer em crianças e adultos.

Diabetes

O diabetes é uma doença que afeta a produção de insulina em nosso corpo, responsável por controlar o nível de glicose no sangue, através das células betas. Estas células estão localizadas no pâncreas, porém, em pessoas diabéticas, elas se desequilibram e não funcionam como deveriam, fazendo com que o nível de glicose não seja controlado corretamente. As causas são diversas, sendo desde a hereditariedade até a má qualidade de vida provocada pelo estresse e má alimentação.

São considerados dois tipos principais da doença: Diabetes Tipo 1, onde o pâncreas para de produzir insulina, afetando o mal funcionamento das células beta, fazendo com que a glicose não seja filtrada adequadamente. O tratamento é medicamentoso, através de aplicações de insulina, sendo recomendado também a prática de exercícios e alimentação saudável para controle da glicose.

Por outro lado, o Diabetes Tipo 2, geralmente afeta desde adultos até mulheres grávidas, sendo assim o tipo mais comum, afetando 90% das pessoas diagnosticadas. A doença surge quando o paciente diagnosticado não produz quantidade suficiente de insulina para controlar a taxa de glicose no sangue. O tratamento é feito através de medicamentos orais ou por aplicação de insulina. Recomenda-se também manter uma boa alimentação e prática de exercícios.

Por fim, a diabetes pode causar complicações na saúde dos olhos, podendo até mesmo levar à cegueira se não tratada a tempo.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma condição neurológica crônica que causa dores de cabeça intensas e recorrentes. Além da dor de cabeça, a enxaqueca pode causar tontura e visão turva, além de sensibilidade à luz, sons e odores, náuseas, fadiga e alterações de humor.

A enxaqueca afeta principalmente as mulheres, mas pode ser hereditária. Os sintomas de tontura e visão turva ocorrem devido a alterações na circulação sanguínea e nos nervos do cérebro.

Ansiedade 

A ansiedade pode causar tontura e visão turva devido à ativação excessiva do sistema nervoso autônomo durante episódios de ansiedade, afetando a circulação sanguínea e resultando em tonturas. Além disso, a ansiedade também pode levar a alterações de percepções em ambientes, causando visão turva ou dificuldade em focar. Contudo, nem todas as pessoas ansiosas apresentarão esses sintomas, e a gravidade do sintoma pode variar de pessoa para pessoa.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Os olhos dizem muito sobre a nossa saúde: cuide deles

Tontura e visão turva são sintomas comuns desde que não sejam recorrentes. Como explicamos ao longo deste artigo, estes sintomas, quando recorrentes, podem indicar desde doenças mais sutis até as mais graves. Por isso, é de suma importância se atentar aos sinais e sintomas dados pelos nossos olhos e visitar regularmente um médico oftalmologista de confiança.

Nosso propósito é levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Assine a nossa newsletter e conheça as nossas lentes mais finas em nosso site.

orçamento

Fontes:

Fyzical

Medical News Today

WebMD

Healthdirect

Healthline

NHS

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *