Tudo sobre até quantos graus de miopia pode usar lente

Tudo sobre até quantos graus de miopia pode usar lente
  • por
5
(1)

Existem diversas dúvidas sobre o uso de lentes de contato, especialmente quando se trata de correção da miopia. Afinal, a escolha entre óculos e lentes é comum, mas até que ponto as lentes são uma opção viável? 

Pensando nisso, neste artigo vamos esclarecer esta e outras incertezas, revelando até quantos graus de miopia as lentes de contato podem corrigir de forma eficaz. 

Além disso, mostraremos tudo sobre o modo correto de uso, os cuidados necessários para manter a saúde ocular e até que grau as lentes de contato estão disponíveis no mercado. Portanto, se você tem miopia e está considerando lentes de contato, continue lendo e encontre aqui informações valiosas para tomar uma decisão assertiva.

O que é lente de contato?

Essencialmente, as lentes de contato são discos de plástico finos e transparentes para aprimorar a visão que flutuam no filme lacrimal que cobre a córnea. Assim como os óculos, elas corrigem erros de refração ocular, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. No entanto, mesmo que proporcionem benefícios visuais significativos, nem todos são candidatos ideais para seu uso. 

Sendo assim, pessoas com problemas como síndrome do olho seco, infecções oculares recorrentes e alergias graves, além daqueles que frequentemente estão em ambientes empoeirados ou com fumaça devem evitar o uso. Além disso, indivíduos que têm dificuldade em manter a higiene adequada das lentes também devem considerar alternativas.

Que tipos de lentes de contato existem?

A princípio, as lentes de contato são fabricadas utilizando plástico, os tipos mais comuns são: as rígidas e as gelatinosas. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:

Lentes de Contato Rígidas

As lentes rígidas permeáveis a gás (RGP) são o tipo mais comum de lente rígida. Feitas de plástico combinado com outros materiais, mantêm sua forma firmemente, porém permitindo a passagem de oxigênio para o olho. Desse modo, esse tipo de lente é especialmente útil para corrigir astigmatismo e ceratocone,  casos em que a córnea é irregular, proporcionando uma visão mais nítida em comparação com as lentes gelatinosas. Além disso, indivíduos propensos a alergias ou acúmulo excessivo de proteína nas lentes obtêm melhores resultados com as lentes RGP.

Lentes de Contato Gelatinosas

Geralmente, as lentes gelatinosas são mais populares devido ao maior conforto e variedade de opções. Assim, existem diversos tipos, como:

  • Lentes de uso diário: deve-se removê-las antes de dormir, podem ser descartáveis ou usadas por períodos mais longos;
  • Lentes de uso prolongado: podem ser usadas durante o sono, mas exigem remoção para limpeza semanal;
  • Lentes tóricas: corrigem o astigmatismo, embora não tão eficazmente quanto as lentes rígidas;
  • Lentes coloridas: além de corrigir a visão, podem alterar a cor dos olhos;
  • Lentes cosméticas: não corrigem a visão, apenas alteram a aparência dos olhos.

Até quantos graus de miopia pode usar lentes de contato?

Atualmente, há lentes de contato capazes de corrigir graus muito elevados de miopia, incluindo aqueles que exigem correção de mais de -20 Dioptrias (graus). No entanto, é importante que essas lentes de alta potência passem por ajustes pelo optometrista para garantir a correção adequada e o conforto visual.

Quanto às lentes de contato gelatinosas, o grau máximo de correção é limitado, sendo cerca de -12 Dioptrias para lentes de uso prolongado. 

Confira quais complicações as lentes de contato causam

O uso de lentes de contato pode acarretar complicações nos olhos, aumentando o risco de diversos problemas como:

  • Ceratite Microbiana: é uma infecção grave, porém rara da córnea, podendo ocorrer se as lentes forem usadas por mais tempo do que o recomendado ou se não forem limpas adequadamente. Organismos microscópicos, como amebas, podem penetrar no olho e causar danos, podendo resultar na  necessidade de transplante de córnea ou até mesmo em cegueira;
  • Abrasão da Córnea: consiste em um ferimento na córnea que, em casos leves, pode cicatrizar por conta própria em poucos dias. Porém, em situações mais graves, pode permitir a entrada de germes, levando a emergências como úlceras de córnea;
  • Conjuntivite Papilar Gigante: essa condição provoca vermelhidão, irritação e inchaço na parte interna da pálpebra. O tratamento requer a interrupção do uso das lentes por algumas semanas, além de colírios ou pomadas. Em certos casos, pode ser necessário limitar o tempo de uso das lentes ou alternar entre diferentes tipos, além do uso de soluções de lentes sem conservantes;
  • Olho Vermelho: ocorre quando os olhos ficam vermelhos e irritados devido ao uso inadequado de lentes, como dormir com lentes não apropriadas para uso noturno ou não substituí-las com a frequência necessária. Geralmente, desaparece ao interromper o uso das lentes por um tempo e, em alguns casos, são prescritos colírios para acalmar os olhos e auxiliar na cicatrização.

Modos de usar lentes de contato

As lentes de contato de uso diário podem ser usadas de 14 a 16 horas por dia, devendo ser removidas no final do dia. Já as de uso prolongado, podem ser utilizadas continuamente por até quatro semanas. 

No entanto, é importante destacar que é essencial intercalar o uso das lentes com óculos para garantir a saúde ocular, pois o uso excessivo ou mal uso pode levar a complicações, como úlceras de córnea, intolerância às lentes, hipóxia, inflamação e infecção bacteriana. 

Para colocar as lentes de modo adequado, lave bem as mãos, enxágue as lentes, verifique sua integridade e se o lado da lente está correto antes de inserir, olhando para cima em frente a um espelho e usando o dedo médio para puxar a pálpebra inferior para baixo. Posicione a lente no olho, olhando diretamente para ela. Pisque suavemente para que a lente fique aju Para remover, lave as mãos, puxe a pálpebra inferior e retire a lente, limpando-a adequadamente se não for descartável.

Saiba como cuidar das lentes de contato

A princípio, todas as lentes de contato têm uma data de validade, variando de um dia a um ano, dependendo do tipo. À medida que são usadas, germes e resíduos se acumulam, podendo irritar os olhos com o tempo. Por isso, é fundamental substituir as lentes conforme recomendação do fabricante, mesmo mantendo uma higiene adequada. Além disso, ao armazenar, colocar e remover as lentes, é essencial lavar bem as mãos e seguir à risca as instruções do fabricante. 

Lentes para óculos superfinas

Aqui na Lenscope, oferecemos lentes ultrafinas para baixo e alto grau com os tratamentos essenciais já inclusos, sem que você precise pagar a mais por isso. A seguir, apresentaremos as características de cada uma delas.

Até 4 graus

  • Lentes Lenscope LensAI 1.56: confeccionadas em resina, material que se destaca por sua leveza e qualidade óptica, proporcionando conforto e nitidez visual. Atendem a até -3.75 de graus de miopia, +2,75 graus de hipermetropia e -3,75 graus astigmatismo. Além disso, são cerca de 20% mais finas que as lentes de acrílico (CR-39), as mais comuns do mercado. Disponíveis nas versões Incolor e Digital Comfort (com filtro de luz azul), já vêm com tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%, garantindo uma visão clara e protegida;  
  • Lentes Lenscope Poli 1.59:  leves e resistentes, ideais para o dia a dia, feitas em policarbonato e 30% mais finas que as lentes de acrílico. Atendem a até 4 graus de miopia e hipermetropia e até -2 graus de astigmatismo. Disponíveis nas versões Incolor, Fotossensíveis, Escura e Filtro de luz azul. Contam com tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. 

Mais de 4 graus

  • Lentes Lenscope LensAI 1.74: lentes em resina com design asférico, resultando em uma lente tecnológica e até 5,0 mm mais fina que as lentes 1.67. Disponível nas versões Incolor, Fotocroma (escurecem no sol), Escura e Filtro de luz azul. Conta com os tratamentos antirrisco, antirreflexo, proteção UV 100% e camadas de aderência, hidrofóbica, oleofóbica e antiestática;
  • Lentes Tokai 1.76: são as lentes de resina mais finas do mundo, com design asférico,  até 30% mais finas que as lentes 1.67, nas versões Incolor, Transitions®, Escura e Filtro de luz azul. Além disso, já vêm com os tratamentos antirrisco, antirreflexo, camadas hidrofóbica, oleofóbica e proteções UV 100% e contra microfissuras. 

Lentes para miopia 100 dias para provar e amar

Nesta leitura, mostramos que mesmo aqueles que cogitam usar lentes de contato, não devem abrir mão de um óculos de qualidade. Pensando nisso, aqui na Lenscope, oferecemos uma ampla gama de soluções para corrigir sua visão. Seja você um usuário com alto ou baixo grau de miopia ou outros erros refrativos, disponibilizamos lentes finas que proporcionam mais conforto e nitidez. Além disso, oferecemos lentes multifocais a preços incríveis. 

Sobretudo, nosso compromisso vai além da venda: conosco, você recebe dicas e orientações de nosso time para garantir que você tenha a melhor versão do seu óculos de grau. E o melhor? Somos os únicos a oferecer 100 dias* para você provar e amar suas novas lentes. Ou seja, se você não se adaptar, devolvemos o dinheiro. Afinal, nossa satisfação vem do atendimento humanizado que proporcionamos aos nossos clientes. Por isso, para sua conveniência, você também pode enviar apenas a armação e nós faremos a montagem das lentes, tudo isso sem sair de casa. Por fim, faça agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site! 

orçamento

*Consulte os termos de compra

Fontes:

American Academy of Ophthalmology | Cleveland Clinic | | NVISION | Contact Lenses | All About Vision | Optometry

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *