Ortoqueratologia: tudo sobre a técnica que corrige erros refrativos

Ortoqueratologia: tudo sobre a técnica que corrige erros refrativos
  • por
5
(3)

O uso de óculos e lentes de contato são os métodos mais conhecidos para corrigir os erros refrativos da visão. Mas você sabia que não são os únicos? Deste modo, hoje falaremos sobre a ortoqueratologia. Trata-se de um método para corrigir erros refrativos através do uso de lentes de contato enquanto o paciente está dormindo. Estas lentes são projetadas para remodelar a córnea. Então, nos acompanhe nesta leitura de descubra mais sobre a ortoqueratologia, se este procedimento é seguro, para quem ele é indicado e quem não deve realizá-lo. 

O que é ortoqueratologia?

A ortoqueratologia, também conhecido como orto-K, é um método de correção temporária que atua com lentes de contato projetadas para serem usadas durante as noites de sono com o objetivo de corrigir erros refrativos comuns. Ou seja, miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

Desta forma, as lentes agem moldando as córneas, de modo que ao acordar, o paciente terá uma visão nítida, conforme o uso determinado pelo profissional. Entretanto, este tratamento requer uso contínuo das lentes, já que a córnea volta gradativamente ao formato original após um breve período. 

Ainda assim, a ortoqueratologia é um tratamento amplamente conhecido e utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, está sendo difundido e ganhando adeptos nos últimos anos.  

Um dos diferenciais da ortoqueratologia é que se trata de uma opção interessante para aqueles que têm miopia, astigmatismo ou hipermetropia em grau baixo a moderado e não desejam usar óculos ou lentes de contato. Além disso, é uma alternativa não invasiva para quem quer evitar a cirurgia refrativa para corrigir esses erros refrativos. 

 ortoqueratologia

(Imagem que representa uma simulação do tratamento)

Como funciona a ortoqueratologia e o que esperar do tratamento

Primeiramente, é preciso destacar aqui que os erros refrativos são causados essencialmente por anomalias e mudanças na anatomia da córnea, um tecido flexível localizado à frente do olho com a função de focalizar a luz na retina.  Nesse sentido, a ortoqueratologia age diretamente na córnea, utilizando lentes de contato especialmente projetadas para moldar a córnea de modo que ela seja capaz de focalizar corretamente a luz na retina, corrigindo assim o erro refrativo para proporcionar uma visão com nitidez. 

Assim, a primeira etapa para quem está interessado em se submeter a um tratamento de ortoqueratologia é uma consulta de avaliação com um médico oftalmologista. O profissional realiza um exame com um topógrafo oftálmico ou ceratoscopia computadorizada para determinar a curvatura da retina. A partir desta avaliação, o médico oftalmologista vai determinar se o paciente está apto e prescrever a lente para uso noturno.

Geralmente, são necessários de três a quatro jogos de lentes, sendo usados no decorrer das semanas, para chegar ao resultado desejado. Assim, a lente molda a córnea, corrigindo a refração e proporciona uma visão nítida ao paciente. Entretanto, os efeitos da ortoqueratologia não são permanentes, uma vez que o uso da lente é interrompido, o efeito na córnea começa um processo de reversão e a córnea retorna à sua forma original depois de algumas semanas.  

Por outro lado, uma das vantagens deste tratamento é a rapidez com que começam a aparecer os efeitos positivos, em alguns casos a partir dos primeiros dias e alcançando a visão ideal entre 10 e 14 dias. Além disso, vale destacar também que, em alguns casos, é comum o uso de lentes corretivas durante a terapia para adequar a visão enquanto o resultado desejado não é alcançado.  

Como é e qual o tempo de duração de uma lente de Ortoqueratologia?

Diferente de uma lente de contato convencional, que atua corrigindo o erro de refração assim como os óculos, as lentes usadas nas terapias de ortoqueratologia atuam diretamente no formato da córnea. Por isso, seu uso é noturno e possibilita que o paciente dispense o uso de qualquer tipo de lente corretiva assim que as lentes de ortoqueratologia mudem o formato da córnea.

Além disso, o período de uso da lente para ortoqueratologia deve ser rigorosamente respeitado, já que os efeitos da terapia começam a diminuir após apenas 72 horas sem usar a lente. Por isso, a duração de uma lente de ortoqueratologia está mais ligada à sua integridade física e condições de manutenção. Deste modo é seguro usar, em condições normais, as lentes de ortoqueratologia por um período de aproximadamente 12 meses. 

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Hipermetropia]

A ortoqueratologia é um tratamento seguro?

O uso das lentes para este tipo de terapia, em si, costuma ser seguro. Porém,  assim como no uso de qualquer lente de contato, as lentes de ortoqueratologia também são suscetíveis à propagação de infecções oculares como ceratite microbiana e bacteriana. Afinal, um elevado número de pacientes procura o médico oftalmologista por causa de  infecções oculares, e o maior fator de risco para estas infecções é o uso indevido de lentes de contato.

Embora os resultados apresentados sejam excelentes entre crianças e adolescentes, o risco de infecções pelo uso de lentes de contato é maior neste grupo. Visto que geralmente têm mais dificuldade em manter as boas práticas de limpeza e higienização de suas lentes.

Indicações e contraindicações

A técnica da ortoqueratologia é indicada para tratar os erros refrativos comuns de graus baixo a moderado dos seguintes problemas de visão: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Além disso, este tratamento pode trazer mais benefícios para pessoas com estilo de vida ativo, onde o uso de óculos pode comprometer o dia a dia, como atletas de alta performance, policiais e outros profissionais que exercem atividades físicas, por exemplo.

Por outro lado, algumas condições restringem este tipo de terapia, sendo contra indicada para pessoas com ceratocone (doença que afeta a estrutura da córnea), distrofias corneanas (doenças hereditárias que causam acúmulo de material nas córneas), astigmatismo irregular (quando a córnea não tem formato uniforme) ou outras doenças que afetem diretamente a córnea. Por isso, é extremamente importante conversar com o médico oftalmologista de confiança para decidir se esse tratamento é realmente a melhor indicação para o caso.

E quem não pode realizar esse tratamento? É possível ter óculos com lentes mais finas?

Embora seja uma opção interessante para quem quer evitar ou mesmo eliminar a necessidade de usar óculos de grau ou lente de contato, a ortoqueratologia não é uma terapia disponível para todos. Existem fatores, como doenças, em que a terapia é contra indicada ou até mesmo o grau do paciente não estar na faixa atendida pela ortoqueratologia. 

Porém, independente do grau, é possível ter óculos de grau com lentes mais finas e com menos distorções laterais, principalmente para quem tem alto grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Se este é seu caso, fique atento a algumas características que podem tornar seu óculos mais fino:

  • Índice de refração da lente: as lentes do seu óculos podem ser feitas de diversos materiais, com diferentes índices de refração. Para lentes de alto grau, prefira as lentes com maior índice de refração, que resultarão em lentes mais finas. 
  • Prefira as lentes com design asférico: há dois tipos de lentes, as de design esférico e design asférico. A primeira apresenta uma distribuição não uniforme de material por sua superfície. O resultado é uma lente com distorções e efeitos indesejados como de olhos grandes ou muito pequenos. Por sua vez, as lentes de design asféricos contam com uma superfície uniforme, o que confere um visual sem distorções e aspecto mais natural. 
  • Tamanho do aro da armação: Aqui, quanto maior o aro da armação para um óculos de grau alto, mais grossas serão as lentes. Simples assim. Então, prefira as armações menores para os óculos de grau alto. 

Lentes mais finas para o seu grau por um preço justo

Nesta leitura, pudemos mostrar uma alternativa não invasiva para corrigir erros refrativos sem a necessidade óculos ou lente de contato. Afinal, usar óculos pode ser uma experiência frustrante. Ainda mais, quando o resultado é um óculos de lentes grossas e desconfortáveis, cujo aspecto que pode incomodar, como o efeito de olhos pequenos, por exemplo. Porém, na grande maioria dos casos, estes problemas podem ser facilmente resolvidos com a devida orientação de especialistas no assunto. 

Pensando nisso, nós, da Lenscope, criamos uma jornada inovadora em que ajudamos as pessoas a terem a melhor versão de seus óculos, independente do grau, com dicas e orientações personalizadas. Além disso, oferecemos as lentes mais finas para cada faixa de grau, incluindo as lentes de resina mais finas do mundo. 

  • Lentes para até 4 graus: Lenscope Poli 1.59, lentes de policarbonato com máxima resistência e proteção para o dia a dia. Tratamentos antirrisco, antirreflexo e proteção UV 100% inclusos. 
  • Lentes para mais de 4 graus: Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Inclui tratamentos antirrisco, antirreflexo, hidrofóbico e oleofóbico. Além de proteção contra microfissuras e raios UV 100%. 
  • Lentes multifocais: Lenscope Progress, lentes multifocais personalizadas. Com camada hidrorrepelente e liporrepelente, além de tratamentos antirrisco e antirreflexo e proteção contra raios UV 100%. 

Por fim, convidamos a todos a fazer um orçamento online e gratuito conosco e descobrir como ter óculos mais finos e confortáveis.

orçamento

Fontes:

American Academy of Ophthalmology

WebMD

AAOMC

Eye Care Center West

QT Optometry

Jobson Medical Information

Imagem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Ortoqueratologia: tudo sobre a técnica que corrige erros refrativos”

    1. Olá, Andreza. Tudo bem? O ideal é que converse com o médico oftalmologista de confiança para decidir se esse tratamento é realmente a melhor indicação para crianças, ele é o profissional adequado para orientá-la com precisão. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *