Veja como usar o computador sem prejudicar os olhos

  • por
4.3
(39)

Hoje é quase impossível não passar algumas horas em frente ao computador. Essa exposição frequente pode causar problemas para a visão a longo prazo se os cuidados certos não forem tomados.

Então, o que fazer para usar o computador sem prejudicar os olhos?

Existem medidas simples e muito fáceis de serem aplicadas podem te ajudar a usar o computador sem prejudicar os olhos. Confira agora como garantir sua saúde visual ao utilizar computadores.

1- Alinhe o monitor no seu nível dos olhos

Quando se trabalha por muitas horas, é comum no meio do dia reparar que sua posição já está completamente torta na cadeira, não é mesmo? Além de prejudicar sua postura, esse hábito faz com que sua visão deixe de estar alinhada ao monitor. Ou seja, você passa a olhar para cima ou para baixo para enxergar e começa a forçar seus olhos para continuar as atividades normais. Por isso, sempre preste atenção para que seu monitor permaneça sempre da mesma altura do seu campo de visão.

Essa dica é extremamente importante para quem usa óculos, já que o posicionamento correto faz com que dê para enxergar toda a tela sem ter de se movimentar.

2- Ajuste o brilho da tela

Um dos principais responsáveis pela fadiga visual ao usar o computador é o brilho da tela. Isso acontece porque, quando não adequado ao ambiente, o brilho se torna intenso ou fraco demais para a visão e faz com que os olhos sejam forçados.

Para resolver esse problema e usar o computador sem prejudicar os olhos, lembre-se sempre de ajustar o brilho da tela da maneira que ficar mais confortável para você. Alguns aplicativos como o f.luz podem te ajudar também com o contraste da tela, ajustando-o de acordo com a luminosidade no decorrer do dia. Assim você não precisa mudar manualmente essa configuração sempre que houver alguma mudança como o pôr do sol, por exemplo. Muito bom, né?

3- Evite usar o computador no escuro

Usar o computador no escuro pode parecer uma experiência muito confortável. Porém, por conta da diferença de contraste, seus olhos precisam de um esforço 2 vezes maior para que você enxergue nitidamente. Isso acontece também quando o computador é usado em ambientes muito iluminados que geram reflexos em excesso. É muito incômodo para a visão quando isso acontece, não é?

É muito fácil evitar a fadiga visual nesses casos. Procure sempre ambientes com iluminação adequada para usar o computador sem prejudicar os olhos. Quase sempre a luz natural é perfeita para garantir o contraste perfeito, mas você pode optar por ambientes bem iluminados durante a noite.

4- Use o computador a uma distância adequada

Manter uma distância correta do monitor pode ser o segredo para evitar a fadiga visual. O brilho e contraste do computador são calculados para o uso a uma certa distância. Quando usado de maneira incorreta, além de prejudicar a postura, seus olhos ficam muito mais expostos à luz e fazem um esforço desnecessário. Por sorte, essa distância não exige nenhum cálculo complexo.

Você só precisa esticar o seu braço até a tela e respeitar essa distância no dia-a-dia para garantir que vai usar o computador sem prejudicar os olhos.

5- Faça pausas no tempo correto

Mesmo seguindo essas dicas, é essencial que você sempre tenha uma pausa adequada no tempo em que está no computador. O recomendado por oftalmologistas é que a cada 1 hora no computador, haja uma pausa de 5 minutos. Assim, você dará um tempo de descanso para os seus olhos.

Conheça outros hábitos que podem prejudicar sua visão

Além do uso intensivo do computador sem cuidados, outros hábitos também podem prejudicar sua visão. Saiba quais são esses hábitos e como evitar danos à sua visão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *