Ver pontos brilhantes no ar é normal? Causas e tratamentos

Ver pontos brilhantes no ar é normal? Causas e tratamentos
  • por
4.8
(45)

Quem nunca abriu os olhos e viu estrelas e pontos luminosos à sua frente? Esses pequenos pontos que aparecem na sua visão também são conhecidos como pontos brilhantes ou flashes e muito comuns a algumas pessoas, principalmente aquelas com idade avançada. Contudo, embora não seja um quadro preocupante, em alguns casos elas podem sim indicar um problema de visão, como descolamento de retina, e se tornar uma emergência médica.

Por isso, nesse artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esses pontos luminosos que aparecem na nossa visão e quando ela pode indicar um caso grave. Leia até o final e saiba mais.

Como é ver pontos brilhantes no ar

As estrelas, ou flashes luminosos, são os nomes dados à percepção que uma pessoa tem de luzes brilhantes como flashes, luzes tremeluzentes ou feixes de luz na visão e que não possuem origem externa, parecendo vir do próprio olho. Suas causas variam, podendo ser consequência de descargas elétricas na área do cérebro relacionada à visão, o córtex occipital, ou uma pancada forte na região do olho, ou cabeça.

Algumas pessoas podem sentir esses flashs na visão quando levam uma pancada na cabeça, abrem os olhos logo pela manhã ou quando estão em um quarto um claro e repentinamente ele fica escuro.

Causas predominantes de ver pontos brilhantes

A causa mais comum de flashes luminosos e moscas volantes é o encolhimento da substância gelatinosa que preenche o globo ocular chamada humor vítreo. A contração do humor vítreo é comum em adultos e pessoas mais velhas por ser uma condição natural do olho. Essa substância passa a encolher e dá um puxão na retina ocasionalmente. Isso estimula o cérebro causando a ilusão de luz, os chamados flashes.

É comum esse quadro se intensificar em pessoas com cerca de 50 e 75 anos de idade e, com o passar do tempo, é natural o humor vítreo soltar totalmente da retina, o chamado descolamento vítreo/retina. Além de pessoas mais velhas, pacientes que sofrem de enxaqueca, são míopes ou fizeram cirurgia de catarata também têm mais chances de desenvolver este problema ocular.

Sintomas e gravidade pontos brilhantes na visão

Enxergar flashes ocasionalmente é inofensivo. No entanto, se por acaso eles se tornarem frequentes, pode ser um aviso de algo mais grave, principalmente se forem cinzas/nublados. Há outros sintomas que caracterizam um caso grave, são eles:

  • Começar a ver muitos flashes quando não via antes;
  • Aumento súbito de flashes de luz;
  • Enxergar uma área escura ou “cortina” através de sua visão;
  • Passar a ver flashes de luz após ser atingido no olho ou no rosto;

Se algum desses sintomas se fizer presente em sua visão, consulte um médico oftalmologista de sua confiança. Ele vai avaliar e diagnosticar o caso e, se necessário, orientar o tratamento.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Diferenças entre pontos brilhantes e manchas na visão 

Manchas na visão parecem pequenas manchas, pontos, círculos, linhas ou teias de aranha em seu campo visual, que parecem estar flutuando por dentro. Mas, na verdade, essas manchas são aglomerados de gel ou células dentro do vítreo que enchem o olho e lançam sombra sobre sua retina. 

Esse caso é mais conhecido como moscas-volantes e, apesar de apresentar causas semelhantes aos flashes luminosos, ambas são condições distintas. Na maioria das vezes, as moscas-volantes são permanentes, enquanto os pontos brilhantes tendem a ser temporários e essa é a principal maneira de diferenciar os dois.

Existe tratamento para pontos brilhantes na visão?

Como geralmente os flashes de luz são consequência do deslocamento da retina, o tratamento consiste em cuidar dessa condição. Há diversas maneiras de tratar o deslocamento de retina, contudo as mais comuns são cirurgia a laser ou terapia de congelamento (crioterapia). Mas os tratamentos para pontos brilhantes podem variar a depender da causa do problema. Por isso, caso desconfie que o quadro possa ser grave, marque uma consulta com seu oftalmologista para que ele possa realizar uma série de análises e entregar o diagnóstico.

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Cuidar da nossa saúde visual não é fácil ou simples, é preciso ter acesso a informações de confiança para saber diferenciar os sinais mais importantes, pois eles dizem muito sobre a nossa saúde de forma geral. Por isso, a Lenscope tem como objetivo oferecer informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo.

Mantenha-se informado sobre as novidades e informações mais importantes sobre a saúde ocular assinando nossa newsletter ou aproveite para saber mais sobre nossas lentes mais finas acessando nosso site.orçamento

 

Fontes:

Cleveland Clinic

Michigan Medicine

American Academy of Ophthalmology

Healthline 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

3 comentários em “Ver pontos brilhantes no ar é normal? Causas e tratamentos”

  1. João Batista Pascoal de Lima

    Bom dia , eu estou com flashes de luz quase que direto em ambos os olhos. Começa e para, não passa nem dois minutos e começa de novo, como resolver isso?

    1. Olá, João. Tudo bem? O ideal é procurar um médico de confiança para entender a origem desse incômodo, e também as melhores opções de tratamento. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *