Visão de quem tem astigmatismo: como enxerga quem tem a condição

visão de quem tem astigmatismo
  • por
4.1
(15)

Algumas pessoas foram abençoadas com uma visão perfeita, também conhecida como visão 20/20. Já outras, nem tanto. Você tem curiosidade em saber como é a visão de quem tem astigmatismo? 

Veja bem, se por um lado existem pessoas que já nasceram completamente cegos, por outro lado a maioria convive com algum problema de visão, por menor que seja.

O astigmatismo é o erro refrativo mais frequente no mundo e uma das principais características da visão de quem tem astigmatismo é enxergar os objetos de forma embaçada.

Vamos entender mais sobre essa condição.

Como é a visão de quem tem astigmatismo?

Antes de mais nada, já é importante você saber uma informação chocante sobre o astigmatismo: a quantidade de pessoas com astigmatismo é maior que aqueles com condições como hipermetropia e miopia.

Isso porque a condição está relacionada ao formato dos nossos olhos, ou seja, ela acontece por causa de uma imperfeição na curvatura da córnea.

Só para exemplificar, pense assim:

  • olho humano sem astigmatismo – tem o formato bem parecido com uma bola de basquete, logo, a córnea é arredondada.
  • olho humano com astigmatismo – porém, na visão de quem tem astigmatismo o olho tem o formato mais parecido com uma bola de futebol americano. Sabe aquela com o formato mais oval? Pois é. Essa é a forma da curvatura da córnea de quem tem astigmatismo.

Em resumo, a córnea (ou cristalino do olho) é uma camada transparente (também pode ser chamada de lente) localizada na frente da íris e da pupila. Em síntese, sua função é ajudar a centralizar a luz na retina.

Logo, a visão de quem tem astigmatismo é caracterizada por ter a córnea com curvas não uniformes, o que provoca uma refração errada quando os raios de luz entram em contato com o olho.

Dessa forma, serão formados múltiplos pontos focais na visão de quem tem astigmatismo quando o desejado é a formação de apenas um ponto focal na retina.

Então é por isso que a visão de quem tem astigmatismo fica distorcida, embaçada.

Nesse sentido, quanto mais cedo o astigmatismo for diagnosticado em uma pessoa, assim como sua gravidade e condição, mais chances de tratamento e melhores repostas ela terá.

Principais sintomas do astigmatismo

Cada pessoa pode apresentar diferentes sintomas de astigmatismo. Em alguns casos é possível ter todos eles, enquanto em outros a pessoa pode ter apenas um ou nenhum sintoma.

Preparamos para você uma lista com os principais sintomas de astigmatismo. Confira a seleção para ficar sempre atento a esses sinais:

  • Visão embaçada – esse é um dos principais sintomas de astigmatismo. A depender do caso, pode surgir de modo leve ou mais intenso. Geralmente, no astigmatismo o embaçamento acontece para a visão das duas distâncias (perto e longe).
  • Distorção de imagens – a visão de quem tem astigmatismo tem muita dificuldade de enxergar linhas retas e apresenta distorções ao perceber alguns objetos.
  • Visão dupla – esse sintoma surge principalmente nos casos mais graves. Geralmente isso acontece quando visualiza objetos à distância.
  • Dor de cabeça e nos olhos – as dores acontecem em razão da contínua prática de contrair a musculatura ocular na tentativa de focar as imagens com mais clareza. Esse esforço repetitivo causa desconforto na visão e em algumas regiões da cabeça.
  • Incômodo com a luz – é muito comum que a pessoa com astigmatismo tente sempre fechar os olhos (deixá-los entreabertos) por causa da claridade na tentativa de diminuir a quantidade de luz que entra, pois os raios de luz causa incômodo a eles.

Além desses sintomas existe ainda mais uma grande variedade que são bastante comuns e você deve prestar atenção:

  • Irritação ocular
  • Dificuldade para enxergar à noite
  • Estrabismo – quando os dois olhos não olham para a mesma direção ao mesmo tempo.
  • Cansaço ocular
  • Visão difusa de perto e de longe
  • Confundir letras semelhantes como H, M ou N, por exemplo
  • Confundir números semelhantes como 8 e 0
  • Lacrimejar quando tenta focar em uma imagem
  • Tensão ocular

Quer saber se você tem astigmatismo?

Cuidar da saúde dos olhos é sempre a melhor opção. Por isso estamos sempre falando aqui da importância de manter uma alimentação equilibrada, consumir vitaminas importantes para os olhos, praticar exercícios físicos com frequência e manter os exames em dia.

Aliás, quando foi sua última consulta ao oftalmologista? Cheque aí na agenda e caso sua visita mais recente ao médico tenha sido nos últimos seis meses já pode pensar em fazer um novo agendamento.

Então, que tal ver como está a sua acuidade visual agora mesmo?

Faça nosso teste de visão online e gratuito aqui mesmo no site, de qualquer dispositivo. É rápido e prático!

Nossa ferramenta é capaz de identificar a presença de astigmatismo e miopia nos olhos, além de medir a graduação existente. Ele não substitui uma consulta com o seu médico, mas pode servir como um alerta de que está na hora de falar com um especialista.

visão de quem tem astigmatismo - teste de visão

Você sabia que nós somos uma health tech comprometida em aumentar o acesso a lentes de qualidade para todos e facilitar sua compra online.

Se inscreva na nossa newsletter com seu e-mail e saiba sempre que tiver conteúdo novo por aqui.

Fontes:

Insightvisioncenter.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Visão de quem tem astigmatismo: como enxerga quem tem a condição”

  1. Eu fiz cirurgia de catarata e eu estou perdendo visão os faróis dos carros fica estourado mês olho eu acho que estou com astigmatismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *