visão de quem tem astigmatismo

Visão de quem tem astigmatismo: como enxerga quem tem a condição

4.2
(5)

Algumas pessoas foram abençoadas com uma visão perfeita, também conhecida como visão 20/20. Já outras, nem tanto. Você tem curiosidade em saber como é a visão de quem tem astigmatismo? 

Veja bem, se por um lado existem pessoas que já nasceram completamente cegos, por outro lado a maioria convive com algum problema de visão, por menor que seja.

O astigmatismo é o erro refrativo mais frequente no mundo e uma das principais características da visão de quem tem astigmatismo é enxergar os objetos de forma embaçada.

Vamos entender mais sobre essa condição.

Como é a visão de quem tem astigmatismo?

Antes de mais nada, já é importante você saber uma informação chocante sobre o astigmatismo: a quantidade de pessoas com astigmatismo é maior que aqueles com condições como hipermetropia e miopia.

Isso porque a condição está relacionada ao formato dos nossos olhos, ou seja, ela acontece por causa de uma imperfeição na curvatura da córnea.

Só para exemplificar, pense assim:

  • olho humano sem astigmatismo – tem o formato bem parecido com uma bola de basquete, logo, a córnea é arredondada.
  • olho humano com astigmatismo – porém, na visão de quem tem astigmatismo o olho tem o formato mais parecido com uma bola de futebol americano. Sabe aquela com o formato mais oval? Pois é. Essa é a forma da curvatura da córnea de quem tem astigmatismo.

Em resumo, a córnea (ou cristalino do olho) é uma camada transparente (também pode ser chamada de lente) localizada na frente da íris e da pupila. Em síntese, sua função é ajudar a centralizar a luz na retina.

Logo, a visão de quem tem astigmatismo é caracterizada por ter a córnea com curvas não uniformes, o que provoca uma refração errada quando os raios de luz entram em contato com o olho.

Dessa forma, serão formados múltiplos pontos focais na visão de quem tem astigmatismo quando o desejado é a formação de apenas um ponto focal na retina.

Então é por isso que a visão de quem tem astigmatismo fica distorcida, embaçada.

Nesse sentido, quanto mais cedo o astigmatismo for diagnosticado em uma pessoa, assim como sua gravidade e condição, mais chances de tratamento e melhores repostas ela terá.

Principais sintomas do astigmatismo

Cada pessoa pode apresentar diferentes sintomas de astigmatismo. Em alguns casos é possível ter todos eles, enquanto em outros a pessoa pode ter apenas um ou nenhum sintoma.

Preparamos para você uma lista com os principais sintomas de astigmatismo. Confira a seleção para ficar sempre atento a esses sinais:

  • Visão embaçada – esse é um dos principais sintomas de astigmatismo. A depender do caso, pode surgir de modo leve ou mais intenso. Geralmente, no astigmatismo o embaçamento acontece para a visão das duas distâncias (perto e longe).
  • Distorção de imagens – a visão de quem tem astigmatismo tem muita dificuldade de enxergar linhas retas e apresenta distorções ao perceber alguns objetos.
  • Visão dupla – esse sintoma surge principalmente nos casos mais graves. Geralmente isso acontece quando visualiza objetos à distância.
  • Dor de cabeça e nos olhos – as dores acontecem em razão da contínua prática de contrair a musculatura ocular na tentativa de focar as imagens com mais clareza. Esse esforço repetitivo causa desconforto na visão e em algumas regiões da cabeça.
  • Incômodo com a luz – é muito comum que a pessoa com astigmatismo tente sempre fechar os olhos (deixá-los entreabertos) por causa da claridade na tentativa de diminuir a quantidade de luz que entra, pois os raios de luz causa incômodo a eles.

Além desses sintomas existe ainda mais uma grande variedade que são bastante comuns e você deve prestar atenção:

  • Irritação ocular
  • Dificuldade para enxergar à noite
  • Estrabismo – quando os dois olhos não olham para a mesma direção ao mesmo tempo.
  • Cansaço ocular
  • Visão difusa de perto e de longe
  • Confundir letras semelhantes como H, M ou N, por exemplo
  • Confundir números semelhantes como 8 e 0
  • Lacrimejar quando tenta focar em uma imagem
  • Tensão ocular

Quer saber se você tem astigmatismo?

Cuidar da saúde dos olhos é sempre a melhor opção. Por isso estamos sempre falando aqui da importância de manter uma alimentação equilibrada, consumir vitaminas importantes para os olhos, praticar exercícios físicos com frequência e manter os exames em dia.

Aliás, quando foi sua última consulta ao oftalmologista? Cheque aí na agenda e caso sua visita mais recente ao médico tenha sido nos últimos seis meses já pode pensar em fazer um novo agendamento.

Então, que tal ver como está a sua acuidade visual agora mesmo?

Faça nosso teste de visão online e gratuito aqui mesmo no site, de qualquer dispositivo. É rápido e prático!

Nossa ferramenta é capaz de identificar a presença de astigmatismo e miopia nos olhos, além de medir a graduação existente. Ele não substitui uma consulta com o seu médico, mas pode servir como um alerta de que está na hora de falar com um especialista.

visão de quem tem astigmatismo - teste de visão

Você sabia que nós somos uma health tech comprometida em aumentar o acesso a lentes de qualidade para todos e facilitar sua compra online.

Se inscreva na nossa newsletter com seu e-mail e saiba sempre que tiver conteúdo novo por aqui.

Fontes:

Insightvisioncenter.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *