Astigmatismo: o que é, sintomas, tratamentos e muito mais

Este post foi atualizado em 7 abril, 2021

O astigmatismo é uma ametropia, ou seja, um erro refracional que leva a uma dificuldade para ver de perto e para longe. É muito comum, assim como as outras ametropias existentes, como a miopia, a hipermetropia e a presbiopia.

Isso acontece na maioria das vezes devido ao formato oval da córnea, primeiro tecido transparente na parte anterior do olho. Na maioria das vezes, pode ser corrigido com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Nesse artigo, vamos te ajudar a entender esse problema de visão tão comum na vida de muitas pessoas, além disso, vamos ajudar a esclarecer dúvidas sobre os tratamentos desse erro refracional.

O que causa astigmatismo?

Na parte anterior do olho, temos duas lentes convergentes, a primeira e mais anterior é a córnea, responsável pela grande maioria dos astigmatismos existentes.

Mas esse erro refracional também pode acontecer por alterações da superfície do cristalino (astigmatismo lenticular).

Toda vez que uma dessas lentes convergentes oculares não apresentam uma superfície regular, ou seja, redonda, assumindo uma forma oval, temos um astigmatismo. Isto provoca um erro refrativo que distorce a luz quando esta entra nos olhos.

Dessa forma, múltiplos pontos focais são formados na área central da retina, tecido este que funciona como o filme de uma máquina fotográfica, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina.

É por esse motivo que, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe embaçados, ou melhor, distorcidos em um eixo.

Astigmatismo

Visão normal: um ponto focal e com astigmatismo: diversos pontos focais.  Exemplificando, a córnea de um olho normal tem o formato redondo (igual a uma bola de basquete), com o mesmo grau de curvatura em toda sua extensão. Nesses casos, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Mas, quem possui astigmatismo, a córnea apresenta um formato oval (igual a uma bola de futebol americano), com um eixo mais curvo que o outro.

Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa e causa os diversos pontos de foco da luz na retina.

Então, podemos dizer que é uma diferença na forma como a luz é refratada.

Veja os tipos de astigmatismos que existem.

Sintomas de astigmatismo

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura;
  • Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada;
  • Dores de cabeça e nos olhos
  • Cansaço ocular;
  • Sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados (fotofobia).
  • Confundir letras ou números parecidos. Por exemplo: trocar M por N ou H; número 8 por 0 ou 6.
  • Apertar os olhos para enxergar com nitidez, podendo levar a rugas na testa.
astigmatismo
Principais sintomas de astigmatismo

Caso você apresente qualquer um desses sintomas, nós recomendamos que você procure o seu médico oftalmologista de confiança para que ele possa dar o diagnóstico completo.  E quanto mais cedo diagnosticado, menores as chances de que problemas mais graves se desenvolvam em sua visão.

Mesmo não substituindo a consulta com o oftalmologista, existem testes de de astigmatismo online e gratuitos que podem te ajudar a detectar se você tem esse problema de visão ou se ele aumentou ou diminuiu. Esses são testes de triagem, sendo apenas um autoexame e que não substitui uma consulta com um oftalmologista.

Então, se você perceber qualquer divergência na sua visão, procure um oftalmologista de confiança para poder ajudar a resolver o seu problema o quanto antes.

astigmatismo

Astigmatismo e miopia são a mesma coisa?

Astigmatismo e miopia não são a mesma coisa.

Miopia é a dificuldade em enxergar de longe, geralmente pelo olho ser maior que o normal, enquanto o astigmatismo é a dificuldade para enxergar tanto perto quanto longe, geralmente pela córnea ser oval. Lembrando que em muitos casos, ambos erros refracionais podem coexistir. Ou seja, o paciente pode ter um olho um pouco maior que o normal e com a córnea oval. Nesses casos, o paciente tem miopia com astigmatismo.

Os sintomas são bastante parecidos, mas é preciso ficar atentos, pois qualquer alteração na sua visão é um sinal que você deve ir ao oftalmologista.

miopia
Sintomas de miopia são parecidos com astigmatismo

Aliás, aqui vai outra atenção: astigmatismo também não é a mesma coisa que hipermetropia.

Tratamentos

O astigmatismo pode ser corrigido com uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgias refrativas: sendo as técnicas mais comuns o PRK e o LASIK.

Cirurgia refrativa

Quem possui um grau moderado ou alto de astigmatismo, a procura por esse procedimento é bem grande. Afinal, muitas pessoas querem parar de usar óculos.

Mas para realizar esse procedimento, o paciente precisa ter mais de 21 anos, estabilidade de grau há aproximadamente 1 ano e exames da anatomia corneana normais. Os principais exames são: topografia, paquimetria e tomografia com Pentacam. 

Esses exames precisam demonstrar uma superfície corneana anterior e posterior regulares e sem critérios de fragilidade, bem como uma espessura residual suficiente. Assim, após o LASER, que irá afinar a córnea, esta continue com uma resistência para não entortar no futuro. Ou seja, para não apresentar complicações como as ectasisas (abaulamentos corneanos anteriores pós cirúrgicos), após o LASER afinar a córnea durante o processo.

Quando os exames não indicam essa resistência necessária, a córnea pode entortar pra frente devido ao seu amolecimento.  Para você ter uma ideia, é como afinar a parede de um prédio. Quando isso acontece, o prédio começa a entortar ou embarrigar antes de cair. Por isso, os exames pré-operatórios são tão importantes nos casos das cirurgias refrativas.

As técnicas mais populares para realização de cirurgia refrativa são o PRK e o LASIK.

Saiba como é o procedimento de cada uma dessas cirurgias.

Lente de contato

Quando o assunto são lentes de contato, as mais procuradas são as gelatinosas. Mas também existem as lentes de contato rígidas. As lentes de contato atuam da mesma forma que os óculos, mas são mais trabalhosas pois exigem uma higienização diária adequada e troca periódica para evitar infecções oculares.

As lentes gelatinosas para correção do astigmatismo são chamadas de tóricas, pois irão apresentar um grau num eixo visual e outro grau no eixo perpendicular. Já nas lentes de contato rígidas, esta encosta na córnea, tornando sua superfície redonda novamente (somente quando em contato com o olho).

Óculos de grau

Em muitos casos, o astigmatismo é acompanhado de miopia ou hipermetropia. Portanto, as lentes para esse problema de visão requer um grau adicional, o grau cilíndricoDessa forma, as lentes dos óculos para astigmatismo são chamadas de lentes tóricas ou lentes cilíndricas. 

Além disso, outra medida também é levada em consideração, a medida do eixo. É por isso que na receita para as lentes de astigmatismo, a coluna do grau cilíndrico é sempre acompanhada do valor do eixo.

A influência do eixo no óculos de grau

Lembramos que atualmente o astigmatismo é prescrito com o cilindro negativo, mas alguns aparelhos mais antigos, a receita é prescrita com o cilindro positivo pelo oftalmologista, não mudando a confecção do óculos.

O grau de astigmatismo e a sua localização no eixo do olho influenciam bastante na espessura da lente do óculos e no tipo de lente e armação que você precisa escolher para ter um bom resultado. Essa medida do eixo varia de 0 a 180 graus e indica a localização do astigmatismo em sua córnea.

Se o valor estiver de 0 a 25 ou entre 165 e 180 graus (nos cilindros negativos), as lentes ficarão mais grossas nas bordas superior e inferior dos óculos e mais finas na parte temporal da armação, que é o lado próximo da têmpora, onde estão fixadas as hastes.

Inclusive, este é o lado do óculos que mais é observado para verificar se as lentes ficaram finas ou não. Mas, se o valor do eixo do seu grau for 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, infelizmente as lentes ficam mais grossas na parte temporal. Veja na tabela a relação do eixo astigmatismo com a espessura da sua lente. Mas, calma. Isso pode ser resolvido. Basta escolher por uma alto índice de refração.

astigmatismo

Graus de astigmatismo

Se você tem astigmatismo ou pode vir a desenvolver esse problema de visão, não precisa se preocupar.

Quando antes feito o diagnóstico, mais fácil será buscar a solução mais simples que normalmente é o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Para isso, é necessário que você entenda a importância de cada lente de acordo com seu tipo de grau.

  • astigmatismo baixo – até 3 graus
  • astigmatismo moderado – de 3 a 6 graus
  • astigmatismo alto – mais de 6 graus

Astigmatismo tem cura?

O astigmatismo tem cura somente com cirurgia refrativa. Mas, como nem todos podem operar, as correções também podem ser feitas ao longo do tempo com óculos ou lentes de contato.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois dessa forma é possível acompanhar a evolução (aumento ou diminuição) do seu grau.

Lentes para astigmatismo

As lentes de astigmatismo disponíveis são as lentes CR-39 (ou Orma), Lentes de policarbonato, Lentes 1.67, Lentes 1.74 e Lentes 1.76. Quando você conhece as opções disponíveis no mercado, é possível economizar e também levar os tratamentos para as suas lentes. E lembre-se, quanto maior o índice de refração, mais finas suas lentes.

astigmatismo

E se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, é só deixar nos comentários que vamos te ajudar.

Esse artigo foi revisado pelo Dr. Kleyton Barella – CRM: 122.735 – é médico Oftalmologista do Instituto Penido Burnier, especialmente interessado em oftalmologia geral, cirurgia minimamente invasiva de catarata e glaucoma, lentes de contato e cirurgia refrativa. Com doutorado em Oftalmologia pela UNICAMP (2011-2015), Dr. Kleyton Barella é Membro da associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR); Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG); Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC); Membro Titular da Academia Americana de Oftalmologia (AAO); Revisor do periódico International Journal of Retina and Vitreous; Colaborador de ensino dos departamentos de glaucoma e catarata da Fundação Dr. João Penido Burnier e glaucoma da UNICAMP.

Para mais informações, acesse: https://drbarella.com.br/



Comentários

    1. Oi Márcia, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário 😊 Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar! 🥰
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/ 😊

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui! 💙

    1. Oi Méssia, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário 😊 Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar! 🥰
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/ 😊

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui! 💙

  1. Boa noite, quem tem Astigmatismo, necessariamente tem que usar óculos com transitions? Pois as óticas me disseram que por meu grau se de 2,50, teria que ter a transitions, pois sem não iria funcionar o tratamento.

    1. Oi Elinara! Tudo bem?
      Geralmente pessoas que possuem fotobofia, que é sensibilidade a luz, busca por lentes que possuem o tratamento Transitions. Pois as lentes com esse tratamento escurecem e clareiam dependendo da luminosidade do ambiente.
      Pessoas que possuem astigmatismo e não tem fotofobia não necessariamente precisam comprar lentes com o tratamento Transitions.

      Você pode fazer um orçamento em nosso site e descobrir qual lente é mais indicada para o seu grau. Preenchendo o formulário de acordo com sua receita de óculos, você vai encontrar uma série de dicas personalizadas para o seu grau que vão te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos 😊. É só acessar aqui https://lenscope.com.br/orcamento

      Se ficar com alguma dúvida, tire uma foto da sua receita de óculos mais atual e nos mande no e-mail ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em te ajudar!

    1. Olá, Michelle tudo bem?
      Não deixe de marcar uma consulta com um profissional da área de confiança e contar todos esses sintomas.
      Só ele pode te dizer que isso pode ser.
      Esperamos que dê tudo certo 🙂

    1. Oi Juliana, tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo 🙂

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele 😊

      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar 🙂 Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/ 😊

    1. Oi Thamiris, tudo bem?

      Não terá efeitos negativos, a única diferença é que seu óculos não irá escurecer na presença de raios UV.
      Mas é importante conhecer os tratamentos presentes nas suas novas lentes 🙂

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  2. Olá, fui ao oftalmologista semana passada e fui diagnosticado com astigmatismo, o óculos chegou ante-ontem. 0,50 OE e OD, 90° OE e 95° OD, não enxergo bem de longe e com o óculos enxergo muito mais nítido realmente.
    O fato é que as luzes não me incomodam sem o óculos, porém com ele, elas ficam “estouradas” por assim dizer.
    Isso é comum da adaptação ou há algo de errado?

    1. Olá, Ryan!
      Pode ser algo relacionado à adaptação mesmo. Mas não deixe de levar seu óculos para o oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com o grau prescrito para você.
      Até mais!

  3. oi, boa noite!
    tenho 17 anos e fui diagnosticada com astigmatismo acompanhado de miopia pelo meu oftalmologista. tenho 2 graus de astigmatismo no olho direito e 0,25 no esquerdo, 1,25 de miopia.
    enxergo muito bem de perto sem óculos e li aqui que pessoas com astigmatismo nao enxergam nem de perto e nem de longe entao queria saber se o meu diagnóstico possa estar errado…?
    obs: tenho cicatriz na retina e estrabismo também (bem ferrada na visao kkkkk)

    1. Oi, tudo bem?

      Dependendo do grau de astigmatismo junto com a miopia, ainda é possível enxergar bem na distância de perto (para leitura, por exemplo) sem a necessidade de óculos. Mas o desconforto para enxergar vai surgindo assim que os objetos vão ficando mais distantes, a partir de 30~40cm de distância

      Caso você esteja sentindo desconforto ao usar óculos, é indicado que você o leve ao seu oftalmologista, para ele conferir o grau das lentes e eventualmente até refazer o seu exame de vista 🙂

    1. Olá, Carlos! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      O mais indicado é você procurar o médico especialista para que ele possa passar a melhor orientação de acordo com o seu caso 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  4. Ola boa noite!fui ao oftalmologista E na consulta o medico disse que tenho Astigmatismo, mandei fazer a lente e a armação. Porem no meu primeiro dia quando estava com o oculos, eu olhava para as luzes de carros, postes, e lâmpadas em casa e via 3 a 4 lampadas a mais do q tinha, isso sera somente nos primeiros dias e depois fica normal, ou pode ter algum erra na FORMAÇÃO da lente?

    1. Olá, Thales! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 a 14 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 🙂

  5. Ola meu filho tem 5 anos fiz exame e constatou q ele tem astigmatismo 0,75 porém ele não sente dor de cabeça, enxerga muito bem . a unica coisa q ele sente é uma coceira nos olhos o médico receitou um colirio, será preciso q ele use oculos ?

    1. Olá, Daiane! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Procure seguir as orientações médicas passadas para o seu filho, mas se os sintomas continuarem a persistir, volte a consultar o especialista para que ele possa fazer o acompanhamento de perto do seu pequeno 🙂

      Caso ele precise usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar 🙂 Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/ 😊

    2. Também estou igual seu filho. Sinto uma coceira infernal no olho. Fiz um exame numa ótica o cara disse q era astiguimatismo. Porém, quero ir num oftalmologista de confiança. Acho q deverá fazer óculos sim

      1. Oi Danielle, tudo bem?
        Para esse sintoma, o ideal é que você procure pelo seu oftalmologista, assim ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
        Somente seu médico pode passar as devidas orientações e tratamentos necessários para os sintomas que está sentindo. Mas, se você precisar usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha!

        Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

    3. Meu filho tem 4 anos e aconteceu a mesma coisa, ele está com 0,75 astigmatismo e o médico só passou colirio, ele N consegue ver no sol, a claridade a TV incomoda o vento e o ar condicionado, ele sente uma coceira quando entra em contato com todas essas coisas.

  6. Ola boa noite. Tenho 37 anos e meus olhos ressecaram,passei por um crise de estresse e a visão escureu. Fiz todos exames deram normais mas a luz as vezes fica mais forte e as vezes bem fraca principalmente a noite.No exame so cosntou astigmatisnmo de 0,75 e 0,50. Visao normal 20/20. Porque será q a luz nao entra mais corretamente em meus olhos?Quando olho para luz e pisco aparece um flash .grato pela ajuda.

    1. Oi, Nilson! Tudo bom?

      Muito obrigada por deixar seu comentário 🙂

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Ele é o profissional apto a passar as melhores orientações para o seu caso.
      É muito importante fazer o acompanhamento médico para que ele possa traçar o melhor diagnóstico e tratamento para você. Então, quando puder agende uma nova consulta para receber as melhores orientações 🙂 Caso precise de ajuda para fazer novas lentes para o seu óculos de grau, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ 😊

  7. Boa noite. Astigmatismo provoca visão com chuvisco? Ao olhar para tela de computador e paredes claras, por exemplo, eu enxergo chuvisco como de uma TV antiga.. como se o ar estivesse o tempo todo com esse chuvisco. Obg

    1. Oi, Dani! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele 😊

      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar 🙂 Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/ 😊

    1. Olá, Vinicius! Tudo bem?

      Agradecemos o seu comentário no blog 🙂

      O astigmatismo é considerado alto quando ele é acima de 4 graus. De qualquer forma, o mais importante é você fazer o acompanhamento com o especialista em saúde visual para que ele possa checar se está tudo certo com a visão. Continue passando pelo acompanhamento com o médico para que ele possa fazer a melhor recomendação para o seu caso 🙂

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  8. Boa tarde fiz meu primeiro exame e deu olho direito plano..olho esquerdo 0.50 eixo 90
    O médico não me explicou nada
    Às vezes preciso apertar o olho pra ver com nitidez.trabalho com computador e estou apertando o olho direto pra ver com nitidez
    Acho que a Luz forte me incomoda e a noite não consigo ver com tanta nitidez no computador o que afeta meu trabalho. Fui em óticas mas não mandei fazer o óculos pq cada uma fala que tenho que usar uma lente.estou confusa me ajude por favor.

    1. Oi, Patrícia! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Pelos sintomas e desconfortos que você têm com luz do computador e natural, indicamos a compra de uma lente com filtro azul.
      Vou te explicar como elas funcionam 🙂
      A luz azul violeta está muito presente nos aparelhos eletrônicos. O contato constante com esses aparelhos provoca alguns desconfortos nos olhos como o cansaço visual ou olhos ressecados. O objetivo da lente com filtro de luz azul é filtrar essa luz artificial presente, proporcionando melhor qualidade de visão permitindo que apenas a luz boa atinja seus olhos, bem como evitar os incômodos provocados por essa luz.
      Você pode optar também por lentes fotossensíveis, que clareiam e escurecem de acordo com a intensidade dos raios solares. Ou seja, quanto mais intenso for os raios solares, mais escuras as lentes ficam 🙂
      Também é possível aliar as lentes com filtro de luz azul com lentes fotossensíveis 🙂 Se quiser um orçamento para o seu grau, mande uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que vamos ficar contentes em poder te ajudar para ter o melhor conforto para os seus olhos 😊
      Aguardamos o seu contato 😊

    1. Olá, Eliezer! Tudo bom?

      Agradecemos por deixar seu comentário aqui em nosso blog 🙂

      O ideal é fazer seu filho usar óculos de grau nos materiais de armação e lente mais adequados e leves para ele, assim ele pode ter mais conforto ao enxergar. Além disso, os sintomas podem ser minimizados com o uso de óculos de grau como não apertar os olhos para enxergar, visão embaçada e dores de cabeça.
      Os exercícios visual não corrigem o problema de visão, pois afeta dentro de nossos olhos e para sua correção o ideal uso de óculos de grau. Por isso, o ideal é que seu filho utilize óculos para poder enxergar melhor no dia a dia e, principalmente, para a escola.
      Se preferir, envie uma receita de óculos do seu filho para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos no melhor orçamento de lentes para o conforto do seu filho 🙂 Sempre que precisar, estamos aqui! 😊

    1. Oi, Eliete! Como vai?

      Obrigada por ler nosso artigo! 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

    1. Oi, Nátalia! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário e pela curiosidade de saber mais sobre a Lenscope 🙂

      Como podemos te ajudar? 🙂 Mande um e-mail para nós no ajuda@lenscope.com.br ou deixe seu comentário. Vamos ficar contentes em poder solucionar suas dúvidas! Sempre que precisar, estamos aqui! 😊

    1. Olá, Luana! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário 🙂

      O astigmatismo é considerado alto quando ele passa de 4 graus, no seu caso, o seu astigmatismo é alto. Se precisar fazer lentes para o seu novo óculos, mande uma foto da sua receita de óculos para nosso email ajuda@lenscope.com.br que vamos te ajudar 🙂 Ficaremos felizes em tê-la conosco!
      Aguardamos o seu envio! Até mais! 😊

    1. Oi, Jéssica! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário 🙂

      Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre o assunto é o seu médico oftalmologista. Isso porque ele é um profissional apto a fazer exame, diagnóstico e prescrição de tratamento e esclarecimento para o seu caso que deseja se aposentar 🙂
      De acordo com a PORTARIA Nº 3.128, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008 do Ministério da Saúde, Art. 1º § 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º (categorias 3, 4 e 5 do CID 10).
      Procure pelo especialista par que ele possa te informar o que é o melhor a se fazer 🙂

    1. Oi, Lucia! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo comentário 🙂

      O ideal é você ir ao seu oftalmo e contar tudo o que está sentindo para que ele possa entender o seu caso. Somente esse profissional tem maior aptidão para poder fazer um diagnóstico e prescrever um tratamento para você.
      Caso precise usar óculos, conte sempre com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ 😊

  9. Boa noite

    Fui na minha oftalmologista hj e a msm me disse q tenho 3,75 de astigmatismo e q e um grau mto alto, e que seria mto difícil realizar a cirurgia por minha córnea ser mto fina
    E vdd?

    1. Oi, Thaynara! Tudo bem?

      Normalmente quem possui a córnea muito fina, os profissionais costumam não recomendar a cirurgia refrativa 🙁 Mas todas as orientações necessárias para cada caso é somente o profissional oftalmologista ou outros de áreas relacionadas que podem passar maiores esclarecimentos 🙂
      Por isso é muito importante fazer acompanhamento médico para ele que possa traçar o melhor diagnóstico e orientações para cada situação.
      Continue mantendo as visitas frequentes para um tratamento de qualidade 🙂 Até mais! 🙂

  10. Gostaria de saber sobre meu grau, se pode ser caracterizado com fraco, mediano ou alto, porque uns sites dizem que o grau mediano é a partir de 1,00 e outros, a partir de 3,00.
    Tenho apenas 13 anos e meu grau é de 1,75 no olho direito e 1,25 no esquerdo, enquanto o eixo é de 180º nos dois olhos.

    1. Olá, Antônio!! Tudo bom?

      Não se preocupe, o seu grau é considerado baixo 🙂 Isso porque a miopia é classificada de três maneiras: baixa miopia, miopia moderada e alta miopia.
      A baixa miopia está entre 0.25 até 3 graus;
      A miopia moderada está entre 3 a 6 graus;
      A Alta miopia está acima de 6 graus.

      No seu caso, você tem baixa miopia, mas é muito importante fazer acompanhamento médico para que ele sempre atualize e acompanhe seu diagnóstico 🙂

      Sempre que precisar, estamos com você! 😊

    1. Oi, Eduardo! Tudo bom?
      Obrigada por navegar no blog da Lenscope e deixar seu comentário.
      A vista cansada também é conhecida por presbiopia. Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Então, isso é a presbiopia.
      Para corrigir isso você vai precisar usar lentes progressivas (multifocais). Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente.
      Dessa forma, você pode usar lentes progressivas (multifocais) 🙂
      Com esse tipo de óculos, você tem muito mais conforto sem precisar trocar de óculos dependendo da distância que deseja enxergar.
      Aqui na Lenscope, nós disponibilizamos as Lentes Lenscope Progress que são nossas lentes progressivas (multifocais) personalizadas. Ou seja, elas são produzidas de acordo com as atividades que você mais realiza ao longo do dia.
      A principal vantagem é que assim conseguimos otimizar o campo de visão que você mais precisa no dia-a-dia.
      Conheça aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Caso prefira, envie uma foto da sua receita de óculos no nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br

      Deixaria o link da lente e depois falaria que caso ela prefira, pra ela mandar a receita em nosso e-mail.

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😊

  11. Olá fui no Oftalmologista. E ele disse que não tenho mais astigmatismo. Fui renovar a receita. Na minha antiga. Eu tinha. Agora na nova receita não tem. Existe isso. Ele está certo?

    1. Oi, Paula! Tudo bom?

      O astigmatismo atinge diversos pontos focais em nossa visão, quando o normal é que se tenha um ponto focal. Esses pontos nada mais são que eixos atingidos em nossa visão que varia de 0 a 180 graus 🙂

      O eixo do astigmatismo pode variar com o tempo. Essas variações podem ocorrer por diversos fatores como: flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), traumas oculares, olho seco, catarata, dentre outros motivos.

      O ideal é você usar a sua receita mais recente que pode atender de forma mais precisa o seu grau de óculos 🙂 Se precisar de alguma ajuda, pode contar conosco! 😊

  12. Oi boa noite eu fui no oftalmologista mês passado, fiz alguns exame mas não deu nada tenho muitas dores de cabeça e dor nos olhos não enxergo nem de perto e pra longe fica embaçado meu grau deu para longe+3,50,+3,50, para perto +3,50,+3,50 e adicionar +1,00 com esse grau tem como operar tenho 40anos

    1. Olá, Valdirene. Tudo bem?

      A autorização para cirurgia refrativa é liberada através de um atendimento e acompanhamento com o profissional especializado, por isso, é muito importante fazer exames de rotina para acompanhar todo processo que você enfrenta com o seu grau.
      Existe uma série de critérios avaliado por esses profissionais que é levado em consideração para aprovação do procedimento.
      Criamos um artigo sobre os principais métodos de cirurgia refrativa e a partir de quando pode ser feito: https://lenscope.com.br/blog/cirurgia-refrativa-o-que-e-e-como-fazer/ 🙂

  13. Me ajudem.uma mãezinha da escola do meu filho,me informou que o filho dela está usando óculos de mais de 5 graus em consequência de um lápis no olho do filho dela que o meu filho teria dado.porem ela não especificou que problema era,só disse o grau. queria saber se isso é possível?

    1. Oi, Carol! Tudo bom?

      É muito importante fazer o acompanhamento médico para entender o diagnóstico da criança. Miopia, hipermetropia e astigmatismo, normalmente surgem a partir de um problema de refração do olho, ou seja, a forma com a luz chega aos olhos.
      Mas, somente o diagnóstico de um profissional especializado é capaz de identificar as causas de qualquer problema de visão que venha desenvolver 🙂

    1. Oi, Deys! Tudo bom?

      Aqui vai uma boa notícia: o astigmatismo não é uma doença e sim, um problema de refração da luz em nossa visão 🙂 ou seja, ele pode ser corrigido através do uso da lente de contato ou óculos de grau 🙂 Legal, né?

      Aqui na Lenscope, nós fazemos as lentes para óculos através da internet, assim conseguimos atender todo o país. Vou deixar o link aqui do nosso site para você conhecer: https://lenscope.com.br/ e se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente que vamos ficar muito felizes em lhe ajudar. 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Kleyton Barella

Dr. Kleyton Barella - CRM SP 122.735 - é médico oftalmologista do Instituto Penido Burnier, especialmente interessado em oftalmologia geral, cirurgia minimamente invasiva de catarata e glaucoma, lentes de contato e cirurgia refrativa. Tem Doutorado em Oftalmologia pela UNICAMP (2011-2015) e é: Membro da associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR); Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG); Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC); Membro Titular da Academia Americana de Oftalmologia (AAO); Revisor do periódico International Journal of Retina and Vitreous; Colaborador de ensino dos departamentos de glaucoma e catarata da Fundação Dr. João Penido Burnier e glaucoma da UNICAMP.Para mais informações, acesse: https://drbarella.com.br/

Pin It on Pinterest