Paquimetria: Saiba tudo sobre esse exame ocular

paquimetria
4.4
(23)

O exame de paquimetria é usado para medir a espessura da córnea e é feito através de um dispositivo denominado paquímetro.  Trata-se de um exame simples e rápido, praticamente isento de riscos ou complicações.

É um exame oftalmológico necessário para o acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.

Além disso, saber a espessura corneana é essencial para o diagnóstico precoce de algumas doenças e para avaliação pré cirurgia refrativa

Quais os diagnósticos 

Com este exame,  é possível avaliar o desenvolvimento de algumas doenças oculares relacionadas com a alteração da espessura da córnea como. As principais doenças são glaucoma, ceratocone e edema da córnea. 

Por que saber a espessura da córnea com o exame de paquimetria

A espessura da córnea é medida em micrómetros (microns, micra ou µ). Um mícron equivale à milésima parte do milímetro.

Os resultados da paquimetria são considerados normais quando a espessura da córnea está entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros.

Abaixo destes valores a córnea é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar adelgacamento da córnea.

Acima destes valores limite, a córnea é considerada espessa. Nestes casos, deve-se encontrar a causa desse aumento da espessura da córnea.

Tipos de paquimetría existentes

Pode ser realizado de três formas: paquimetria óptica, paquimetria ultrassônica e paquimetria Pentacam 

O paquímetro ultrassônico é atualmente o método mais utilizado para medição da espessura corneana, pois consegue medir a espessura nas regiões paracentrais e periféricas do olho.

Dessa forma, o equipamento emite um pulso ultrassônico que é propagado através da córnea e a medida é dada pelo tempo de retorno do pulso para o aparelho. 

Já a paquimetria óptica é feita por meio de um equipamento que usa luz na forma de laser. No entanto, a desvantagem desse método é que por ser um ponto de luz fixo, fazer medidas nas regiões paracentrais e periférica fica mais limitado.

A vantagem é que o exame não requer o uso de colírio anestésico, ao contrário do paquímetro ultrassônico. 

E, por último, na paquimetria por Pentacam, a espessura da córnea é medida através infra vermelhos. Atualmente esse é o exame que oferece maior precisão para obter o mapeamento da córnea. 

Principais causas de alteração na córnea detectada pela paquimetria

Os principais problemas detectados através do exame são: 

  • Glaucoma
  • Edema de córnea
  • Ceratocone
  • Distrofia endotelial de Fuchs
  • Ceratopatia bolhosa (Doença relacionada ao transplante de córnea)

Para quem é indicado?

O exame é indicado para pessoas que têm predisposição a desenvolver doenças oculares por fatores genéticos. Dessa forma, trata-se de um exame preventivo para iniciar um tratamento precoce.

Além disso, o exame de paquimetria ocular é indicado para avaliação do pré-operatório de cirurgia refrativa e acompanhamento da recuperação pós operatória. 

Qual é a duração do exame?

A paquimetria é um exame simples, rápido, indolor e não invasivo. Leva em média 10 minutos para completar o exame. 

Dependendo do método de medição escolhido pelo médico, há a possibilidade do uso de colírios anestésicos. Mesmo para esses casos, o procedimento não é invasivo.

Você já fez o exame de paquimetria ou vai fazer em breve?

Conta pra gente se nosso artigo ajudou a tirar suas dúvidas sobre o exame. E não se esqueça de contar sua experiência aqui nos comentários.

Fontes:

The Free Dictionary – Medical

Review of Optometry

Saúde Bem Estar

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “Paquimetria: Saiba tudo sobre esse exame ocular”

    1. Olá Vera, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, não é possível respondê-la sem uma avaliação médica!
      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e ajudar na qualidade da sua visão!

    2. Os valores estão acima do referencial tido como normal. Provavelmente você está com alguma alteração visual em campo periférico.

  1. Fiz paquimetria ultrassonica, resultados foram:
    Olho direito 487
    Olho esquerdo 460
    Pelo q pesquisei o normal é de 470 ate 550, oq pode ser no meu olho esquerdo

    1. Olá, Ana. Tudo bem? A paquimetria abaixo de 470 é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar adelgacamento da córnea. Por isso, o ideal é que procure por um oftalmo, ele é o profissional adequado para orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *