Lentes para miopia e astigmatismo: qual é a melhor opção?

Lentes para miopia e astigmatismo: qual é a melhor opção?
  • por
4.5
(29)

No artigo de hoje, vamos falar sobre lentes para miopia e astigmatismo e explicar o que é  miopia e astigmatismo e também se é possível ter as duas condições num mesmo olho. Continue lendo para saber mais sobre como escolher a melhor versão das lentes indicadas para o seu grau. 

O que é miopia

A miopia é um erro de refração que dificulta enxergar de longe e ocorre quando a luz não foca diretamente no olho e acaba dificultando a visão. Dessa forma, quem tem miopia enxerga objetos distantes embaçados, enquanto os objetos próximos são vistos com clareza.

lentes para miopia e astigmatismo - formação da imagem

Formação da imagem em um olho com visão normal e em um olho com miopia.

Além disso, a miopia provoca sintomas como dores de cabeça, olhos cansados, dor nos olhos e até estrabismo, dependendo do caso. Saiba mais sobre a miopia em nosso artigo O que é miopia?

Astigmatismo

Assim como a miopia, o astigmatismo é a dificuldade para enxergar objetos que estão distantes. Porém, o astigmatismo também causa dificuldade para enxergar objetos próximos. Isso acontece devido ao formato da córnea que é oval comparado à córnea de quem não tem essa condição. Isso faz com que a luz se propague de maneira espalhada, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal é que tenha apenas um ponto de foco na retina do olho.

 

lentes para miopia e astigmatismo - formação da imagem

Formação da imagem em um olho com visão normal e um olho com astigmatismo

Então, além de dificultar a visão, os principais sintomas do astigmatismo são: 

  • Visão embaçada
  • Dificuldade para ler de perto: leitura de livros
  • Dificuldade em ler de longe: placas de trânsito na estrada
  • Confundir letras parecidas, por exemplo trocar um M por H
  • Confundir números parecidos, como 8 e 0 
  • Vista cansada
  • Fotossensibilidade
  • Dores de cabeça ou nos olhos
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar com nitidez

Para entender mais sobre como escolher a melhor lente para astigmatismo, confira o vídeo em nosso canal:

Miopia e astigmatismo juntos

É muito comum ter miopia e astigmatismo no mesmo olho. Nesse caso, o principal sintoma é a dificuldade para enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo. Porém, a visão de longe se destaca, pois a visão fica mais embaçada do que a visão de perto.

Entre os principais sintomas de quem tem miopia e astigmatismo juntos estão:

  • Dificuldade em enxergar de longe
  • Dificuldade em enxergar de perto
  • Objetos embaçados
  • Fortes dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia)

Mas, afinal, quais os tipos de lentes para miopia e astigmatismo? É o que vamos falar a seguir!

Tipos de lentes para miopia e astigmatismo

Existem diferentes maneiras de corrigir a miopia e o astigmatismo. Dentre elas estão o uso de lentes de óculos ou o uso de lentes de contato. Então, fique com a gente que vamos te explicar melhor cada uma!

Lentes de contato para miopia e astigmatismo

Há dois tipos de lentes de contato mais indicadas para correção de miopia e astigmatismo:  lente de contato esférica e lente de contato tórica. A lente esférica, como o nome diz, tem a superfície esférica. Já a lente tórica tem uma forma mais geométrica na superfície. Exemplos de marcas de lentes de contato tóricas são a Day Acuvue e a Air Optix.

lentes para miopia e astigmatismo - lentes esféricas e tóricas

Esquema mostrando lente de contato esférica e lente de contato tórica.

Além disso, as lentes de contato esféricas são indicadas para quem prefere um amplo campo visual e corrigem miopia, astigmatismo, presbiopia e alguns tipos de astigmatismo. Enquanto as lentes de contato tóricas são indicadas para aqueles que preferem potências refrativas nas orientações vertical e horizontal e corrigem astigmatismo

Melhores lentes de óculos para miopia e astigmatismo

As melhores lentes de óculos para miopia e astigmatismo são:

  • Lente CR-39 ou Orma®: conhecidas também como lentes de acrílico, é o material mais comum e, muitas vezes mais acessível, encontrado nas ópticas tradicionais. Para quem se preocupa com espessura, é importante saber que para mais de 2 graus, essas lentes podem deixar o óculos mais grosso. 
  • Lentes de policarbonato: ideais para até 4 graus, as lentes de policarbonato tem o índice de refração maior que a CR-39, por isso proporciona lentes mais finas. São a opção ideal para quem tem essa faixa de grau e está em busca de lentes mais finas.
  • Lentes 1.67: feitas em resina, as lentes 1.67 começam a ser recomendadas para quem tem a partir de 4 graus. No entanto, para graus mais elevados, essas lentes podem deixar seu óculos mais grosso.
  • Lentes 1.74: são as lentes de alto índice de refração mais utilizadas em óptica e indicadas para graus moderados e altos. Apesar de existirem diversas marcas e preços disponíveis no mercado, é possível encontrar lentes com índice de refração 1.74 e com melhor custo-benefício.
  • Lentes 1.76: lentes de resina indicadas para alto grau, que apresentam o maior índice de refração e podem oferecer resultados sutilmente menos espessas que as lentes 1.74.

Lentes mais finas, leves e confortáveis para miopia e astigmatismo

Sim, é possível ter óculos mais finos, leves e com menos distorções. Porém, para isso é importante dar preferência para lentes com alto índice de refração e se atentar com o tamanho da armação escolhida, de acordo com o seu grau. Para ver como seu óculos de grau pode ficar com as lentes de resina mais finas do mundo, é só acessar nosso Instagram. Veja fotos de resultados da nossa comunidade em nosso Instagram.

 

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

7 dicas para comprar lentes para miopia e astigmatismo com segurança

Sabemos que óculos de grau e lentes de contato não são apenas um acessório, mas é uma questão de saúde. Então, é muito importante se sentir seguro ao comprar tais produtos de forma online, pois suas lentes vão fazer parte do seu dia a dia. Por isso, separamos dicas que vão te ajudar na hora de adquirir lentes para miopia e astigmatismo.

1 – Consulte um profissional de saúde dos olhos

É muito importante que, antes de comprar suas lentes para miopia e astigmatismo, você consulte um profissional da saúde visual para prescrever a lente de óculos ou a lente de contato ideal para o seu grau, já que as prescrições são diferentes

2 – Pesquise onde comprar suas lentes com segurança

É muito importante pesquisar sobre onde comprar suas lentes com segurança. Quando se trata de lentes de contato, é importante verificar a data de duração das lentes, garantia do produto e reputação de onde você está adquirindo tal produto.

Claro que isso vale também para lentes de óculos, mas nesse caso, é preciso verificar também se as medidas dos seus olhos são levadas em conta na hora de montar as lentes na sua armação. Além disso, verifique também se há a possibilidade de fazer um novo óculos de grau trocando apenas as lentes. Assim, você pode aproveitar uma armação que já tenha e economizar muito mais.

Aqui na Lenscope, você tem a opção de enviar sua armação pra gente. Saiba mais sobre como trocar as lentes do seu óculos sem sair de casa.

3 – Preste atenção às medidas do rosto antes de fazer os óculos

Outra dica muito importante ao fazer o seu óculos de grau, é ficar atento às medidas do rosto. As medidas DNP(distância naso-pupilar), DP(Distância pupilar) e altura de montagem são importantes para que você tenha óculos confortáveis em seu rosto e que proporcionam a correção completa da sua visão. Já as lentes de contato não têm essas medidas.

Nós da Lenscope utilizamos a tecnologia a nosso favor para evitar possíveis erros humanos na hora de fazer as medições. Por isso, utilizamos softwares que garantem mais precisão, segurança, conforto e garante uma adaptação mais rápida e confortável com suas lentes.

4 – Escolha a armação adequada para seu grau

Se você tem alto grau e procura por um óculos mais fino, a escolha da armação é muito importante. Já que um óculos muito grande pode deixar suas lentes mais espessas. Por isso, se você tem dúvida de como escolher uma armação ideal, aqui na Lenscope nós oferecemos dicas personalizadas para você de acordo com o seu grau.

5 – Verifique os certificados de garantia e autenticidade das lentes

Verificar os certificados de garantia e autenticidade é importante tanto para lentes de contato quanto para lentes de óculos. Afinal, isso lhe garante uma compra segura e de qualidade.

Todas as lentes da Lenscope contam com garantia contra defeitos de fabricação e acompanham certificado de autenticidade. Além disso, nós temos um programa de satisfação que oferece 100 dias após o recebimento do óculos para você experimentar e se adaptar com suas lentes novas. E caso você não goste, nós devolvemos o seu dinheiro de volta! Veja só como participar.

6 – Verifique os tratamentos especiais das lentes

Os tratamentos essenciais das lentes são importantes para proporcionar maior conforto e proteger sua visão. Por exemplo, no caso do tratamento que garante proteção 100% UV, seus olhos ficam protegidos contra a luz ultravioleta que prejudica a saúde dos seus olhos. E o mesmo vale para o filtro de luz azul, que protege seus olhos contra a luz nociva dos aparelhos digitais. 

E você sabia que é possível ter lentes de qualidade com tratamentos essenciais inclusos? Aqui na Lenscope, você pode! Além disso, você não precisa pagar nenhum custo adicional. 

7 – Faça uma pesquisa de preço

Além de todas essas dicas, não se esqueça de fazer uma pesquisa de preço das lentes para miopia e astigmatismo, já que os valores podem variar bastante de uma loja para outra. E, geralmente, é de forma online que você encontra os melhores preços.

Lentes Lenscope: a melhor qualidade e o menor custo-benefício

Agora que você já sabe quais são as lentes para miopia e astigmatismo, chegou o momento de conhecer as melhores lentes para óculos de grau.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos lentes super finas e com um ótimo custo-benefício. Além disso, as nossas lentes contam com todos os tratamentos inclusos, sem custo adicional. Afinal, nosso propósito aqui na Lenscope é criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza.

Para isso ser possível, desenvolvemos um processo de compra 100% online, eliminando uma série de intermediários que encarecem o valor final da lentes para óculos para você, consumidor final. Por isso, na Lenscope, você encontra melhores preços e conta com toda a comodidade que oferecemos para você receber seu óculos pronto, na sua casa.  Faça  um orçamento online e gratuito e conheça mais sobre a Lensope 

lentes para miopia e astigmatismo orçamento de lentes

Fontes:

Airoptix

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Lentes para miopia e astigmatismo: qual é a melhor opção?”

  1. Boa tarde.

    Minha receita deu OD : Esf (-2.00); Cil (-1.50); Eixo 175º e OE: Esf (-2.00); Cil (-1.50); Eixo 10º
    Possuo miopia e astigmatismo. O óculos seria multifocal?
    O que vocês me indicam?
    Obrigado

    1. Olá, Rafael. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem em ambos os olhos -2,00 graus de miopia com -1,50 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho. No seu caso não há necessidade de um óculos multifocal.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para conhecer a lente é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

  2. Boa tarde, minha receita de óculos é essa
    OD -1,00 D esf -1,50 D cil A 6 º
    OE – 2,00 E esf -1,00 E cil A 170º

    Perto
    +1,25 OD e OE
    Gostaria de recomendação de lente de contato.

    1. Olá, Raniele. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -1,00 graus de miopia com -1,50 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -2,00 graus de miopia com -1,00 graus de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo em seu olho. O termo “adição” significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia. O valor dado para sua presbiopia que é de +1,25(adição).
      Recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Aqui na Lenscope, nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para óculos, conte com a gente!
      Para o seu caso, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes multifocais personalizadas. Ou seja, fazemos as lentes baseada no estilo de vida que você leva, tornando uma lente exclusivamente sua 😊
      Por exemplo, se você passa a maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia a dia.
      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao ar livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?
      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes) 🙂

      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em consideração que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus olhos também são muito importantes.
      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Sempre que precisar, estamos aqui! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *