Os perigos de coçar o olho (coceira nos olhos)

coçar os olhos
4.4
(7)

O hábito de coçar os olhos pode até parecer inofensivo, mas na verdade traz muitos riscos à visão.

Ao coçar os olhos, você pode fragilizar as fibras da sua córnea, desencadeando ou agravando o ceratocone, problema ocular de origem genética que caracterizado pela deformação progressiva da curvatura da córnea provocando seu abaulamento e afinamento.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% dos transplantes de córnea feitos no Brasil são por causa da ceratocone.

Acontece que, ao coçar os olhos, quebramos estruturas importantes da córnea e por isso ela fica mais mole, afina e se curva. 

Por isso, continue acompanhando esse artigo, pois precisamos tomar cuidado sobre coçar os olhos.

O que é o ceratocone?

A ceratocone é uma doença que deixa a estrutura da córnea mais fina e curvada, parecida com o formato de um cone. 

Então, veja um exemplo de como acontece o ceratocone em nossos olhos:

ceratocone

Apesar de ser uma doença de origem genética, o hábito de coçar os olhos também pode desencadear ou agravar a ceratocone.

A coceira nos olhos é um dos sintomas para se chegar ao diagnóstico da doença e, uma vez diagnosticada a ceratocone, é muito importante não coçar os olhos.

Segundo o oftalmologista Dr. Luiz Fernando Rabelo em entrevista para o Correio Braziliense, os fatores que podem causar coceira nos olhos podem ser:

  • ambientais;
  • patológicos;
  • medicamentosos.

Por exemplo, geralmente as pessoas sentem mais coceira nos olhos em climas mais quentes e secos.

Isso porque a quantidade de poeira circulando na atmosfera é maior em ambientes com essas condições. 

A ceratocone também pode ser uma consequência do astigmatismo irregular, causado por deformidades da córnea e do cristalino.

Ou sejam, quando coçamos muitas vezes os olhos, podemos deformar a córnea e causar o ceratocone.

Sintomas mais comuns

Além da coceira nos olhos, os sintomas mais comuns que podem indicar que uma pessoa tem ceratocone são:

  • Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto)
  • Fotossensibilidade (muita sensibilidade à luz/claridade)
  • Visão dupla
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz
  • Dor de cabeça

coçar os olhos

Infelizmente, não é possível ter o diagnóstico precoce de ceratocone com exames básicos. Isso porque só identificado a doença quando ela, infelizmente, já compromete a visão. 

Geralmente exames mais completos identificam o ceratocone. Por exemplo: tomografia e topografia, conseguem fazer o diagnóstico precoce da doença.

Dependendo do diagnóstico e da fase da ceratocone, é possível analisar e escolher qual tratamento será ideal para você.

Veja aqui quais são as fases do ceratocone!

Tratamentos 

Os tratamentos mais comuns para ceratocone são:

  • Cirurgia crosslinking
  • Transplante de córnea
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara)
  • Uso de lentes de grau
  • Lentes de contato

Cirurgia Crosslinking para ceratocone

Esse tipo de tratamento fortalece as moléculas do colágeno da córnea, evitando que ela continue progredindo em formato de cone.

Durante o procedimento, raspa-se a superfície da córnea e um colírio à base de Vitamina B2 é aplicado.

Em seguida, um feixe de luz ultravioleta é exposto aos olhos para fortalecer a córnea e evitar a deformação.

Transplante de córnea

Essa é uma cirurgia indicada para os casos mais graves da doença.

Também conhecida por “ceratoplastia”, só é feita em último caso, quando as outras formas de tratamento já não funcionam.

Nessa cirurgia, a córnea comprometida é substituída por outra saudável, disponível através de um doador do Banco de Olhos.

Implante de anel de córnea (anel de ferrara)

O procedimento consiste em colocar um pequeno anel no olho que ajuda a regular a curvatura córnea.

É um tratamento rápido, feito dentro de 20 a 30 minutos, com anestesia local. 

Óculos de grau e lente de contato para ceratocone

O uso de óculos de grau e lente de contato é o tratamento mais recomendado para astigmatismo irregular e deformações da córnea que não são muito graves.

Com o uso dos óculos, é possível ter melhor nitidez na visão.

Quando o ceratocone evolui, é necessário substituir os óculos por lentes de contato.

Essa acaba se tornando a melhor opção, pois corrige pontualmente a visão e formam um campo de pressão sobre a deformidade causada na córnea.

Além dos tratamentos convencionais, também é possível aliviar os sintomas da doença evitando o hábito de não coçar os olhos. 

Para aliviar a coceira, você pode investir em técnicas simples, como:

  • higienização dos olhos;
  • fazer compressas com água ou chá;
  • sempre lubrificar os olhos.

Então, se os seus olhos começarem a coçar, não os esfregue com as mãos, procure sempre diminuir o incômodo com algumas das dicas acima.

Evitar o hábito de coçar os olhos também é uma forma de amenizar os sintomas da ceratocone e prevenir que seus olhos não sejam expostos a bactérias que podem causar infecções.

Considerações Finais

Apesar de parecer um hábito banal, coçar os olhos causa riscos à visão e pode deformar a córnea, causando problemas de visão muito maior. 

Ao sentir alguma coceira nos olhos, o ideal é nunca levar a mão aos olho e sempre procurar alívio de outras formas.

E se por acaso essa coceira for constante, é importante sempre procurar um médico oftalmologista para ver o que está acontecendo.

Você sofre com coceira nos olhos? O que faz para aliviar o desconforto? Ainda tem o hábito de esfregar os olhos e quer parar? É só falar nos comentários que iremos te ajudar!

coçar os olhos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

13 comentários em “Os perigos de coçar o olho (coceira nos olhos)”

  1. Olá,me chamo Geize, tenho 27 anos e venho através daqui pedir orientação sobre coceira nos olhos.
    Eu tenho esse hábito a anos, vi uma reportagem na qual foi alertado o mal hábito de coçar os olhos e por isso fiz a pesquisa
    Tenho rinite alérgica o que ( pra mim) é o verdadeiro motivo pela qual eu coço o olho porém de um tempo pra cá eu reparei que minha visão anda um pouco embaçada de longe, principalmente a do olho esquerdo.
    Mas o incomodo sobre a coceira é muito grande, as vezes coço tanto os olhos que eles ficam por horas inchados e vermelhos.
    Gostaria de dicas para que eu possa não só aliviar a coceira, mas também parar com esse hábito ruim
    Grata.

    1. Oi, Geize! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário
      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo que está sentindo, assim ele pode avaliar o seu caso e passar maior recomendação para você Quando puder, agende uma consulta para seguir a prescrição dele. Caso precise usar óculos, pode contar com a Lenscope, vamos ficar muito felizes me poder te ajudar

  2. Vanusa Maria de Brito

    Sinto muita coceira no olho esquerdo tenho miopia e estigmatismo,o grau do esquerdo bem maior q o direito, gostaria de saber se existe algum tipo de colírio?

    1. Olá, Vanusa! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário em nosso artigo
      Você já passou pelo oftalmo ou algum especialista em saúde dos olhos? Esses profissionais podem te ajudar com maior precisão o seu caso, pois ele é apto a prescrever o melhor diagnóstico e tratamento para o seu caso O mais indicado é usar o colírio prescrito pelo seu médico.
      Quando puder, agende uma consulta com ele e se precisar usar óculos, pode contar com a Lenscope

    1. Oi, Gizele! Como vai?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  3. Olá me chamo Lea meu tem vez que da coceira e às vezes não me lembro que não deve ficar ou não resisto e acabo coçando/esfregando as mãos nos olhos pode ser ceratocone ou não? No meu olho direito às vezes eu olho e vejo minha visão como se fosse uma formiga ouum me squito o q pode ser?

    1. Oi, Lea! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      O mais indicado é você procurar um médico especialista e relatar as dificuldades que está sentindo para enxergar. Assim, o profissional pode avaliar sua visão através de um exame e passar as melhores orientações para o seu caso Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível
      Se precisar de ajuda para usar óculos de grau, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Joanna! Tudo bem com você?
      Obrigada por ler nosso artigo!
      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  4. Olá, me chamo Isabela.
    Tenho ceratocone e uso lentes para correção, porém, meu olhos coçam bastante, para amenizar as vezes puxo os cílios, estico a pele, e lubrificando sempreeeeeee, mas coça muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *