Acidentes no trabalho e visão: saiba como afetam os olhos e prevenção

Acidentes no trabalho e visão: saiba como afetam os olhos e prevenção
  • por
5
(1)

Segundo o INSS, o número de acidentes no trabalho aumentou em 2022, inclusive acidentes relacionados aos olhos. No artigo de hoje, abordaremos os principais causadores desse tipo de acidente e doenças mais comuns após os acidentes no ambiente de trabalho. Também falaremos quais são as orientações e cuidados para prevenção. 

Cresce número de acidentes no trabalho no Brasil

Acidente de trabalho é uma ocorrência que acontece quando um colaborador sofre algum tipo de lesão durante seu expediente. Segundo o INSS, o número de acidentes no trabalho aumentou em 2022, foram 612,9 mil registros de acidentes de trabalho, mais de 170 mil em comparação ao ano de 2020, quando começou a pandemia do coronavírus.

Olho está entre as 10 partes mais afetada em acidentes de trabalho

O relatório emitido pelo INSS apontou que as partes mais atingidas foram dedo (24%), pé (8%), mão (7%),  joelho 5 (%), partes múltiplas (4%), perna (4%) e olho (3%). Além disso, o mesmo relatório também revelou que as lesões nos olhos ocuparam a oitava posição no ranking por 10 anos, de 2012 a 2022. 

Os maiores causadores de danos oculares no ambiente de trabalho

Entre as principais causas de lesões oculares durante acidentes de trabalho estão o uso de agentes químicos e biológicos, ferramentas manuais e equipamentos. Segundo o oftalmologista Queiroz Neto, a ceratite, a catarata e o glaucoma traumático são as complicações mais comuns para saúde ocular em casos de acidentes laborais. 

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, essas são as principais causas de lesões oculares no local de trabalho:

  • Cacos de metal ou vidro;
  • Ferramentas com mau funcionamento;
  • Farpas de madeira, aparas de metal ou sílica cristalina;
  • Produtos químicos respingados.

Principais tipos de lesões oculares mais comuns no ambiente de trabalho

Em resumo, as lesões oculares mais comuns nos ambientes de trabalho são ceratite e conjuntivite. No entanto, isso varia de acordo com cada segmento. Por exemplo, trabalhadores do setor industrial estão mais propensos a machucar os olhos, causando traumas ou queimaduras químicas. Por outro lado, quem trabalha em escritório sofre mais com fadiga ocular, olhos secos e conjuntivite.

Como proteger os olhos de acidentes e lesões no trabalho

Assim como o tipo de lesão, o método de prevenção também depende do segmento em que a pessoa trabalha e como é seu ambiente de trabalho.

Local de trabalho externo (ao ar livre)

Para quem trabalha ao ar livre, como na indústria, por exemplo, a dica aqui é investir no uso regular de óculos de proteção, viseiras e outros equipamentos de proteção. Em caso de acidente que resulte em lacrimejamento e irritação ocular, torna-se necessário limpar bem os olhos com soro fisiológico ou água filtrada e evitar esfregar os olhos para não infeccionar. Em casos mais graves onde ocorre trauma e até mesmo perfuração do olho, recomenda-se a ida a um especialista imediatamente.

Local de trabalho interno (escritório)

Já quem trabalha em escritório ou em ambientes fechados consegue prevenir a secura ocular com medidas simples, como boa iluminação do local e distância mínima de 40 centímetros das telas digitais. Outra dica é aplicar a regra 20-20-20, ou seja, descansar a vista a cada 20 minutos olhando para um ponto no horizonte. Colírios lubrificantes e lágrimas artificiais também podem ser administrados para manter a lubrificação natural dos olhos.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Informação sobre saúde ocular para ver o melhor da vida

O ambiente de trabalho pode causar riscos à saúde ocular. Por isso, é importante se prevenir e estar atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos. É necessário visitar um oftalmologista com frequência, pois cuidar dos nossos olhos regularmente garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida, seja para prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão. 

Inclusive, o propósito da Lenscope é levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Caso esse seja seu caso, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope. Descubra quanto custa para ter lentes mais finas e de qualidade.

orçamento

Fontes:

American Academy of Ophthalmology

CDC

Barraquer

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *