Afacia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

afacia
  • por
4.1
(10)

Afacia é a falta de lentes oculares. A lente dos nossos olhos é uma poderosa estrutura transparente e versátil que possibilita o foco do olho.

Por mais que essa condição seja comum em adultos com catarata, também pode ser encontrada em crianças e bebês.

Continue a leitura para conhecer mais sobre a afacia, o que causa essa condição, em quais sintomas você deve ficar atento e quais são as possibilidades de tratamento.   

O que é afacia

Afacia é a ausência da lente do olho (o cristalino). Essa condição pode acontecer não só em um olho como também em ambos.

É tanto possível nascer assim, como perder essa lente devido a alguns fatores, como uma lesão, por exemplo. Ou ainda mais, ela pode ser removida durante uma cirurgia médica, como é o caso da operação de catarata.

A pessoa com afacia tem dificuldade para ver as coisas de maneira clara com o olho afetado. Mas há esperanças. É possível corrigir essa situação com cirurgia, uso de óculos especiais ou lentes de contato.

Frequentemente, as pessoas com afacia têm as pupilas relativamente menores e que dilatam em menor grau.

O que fazem as lentes oculares

Atrás da íris (a parte colorida o olho) está localizada a lente transparente. Você pode imaginar que ela funciona de maneira idêntica a lente de uma câmera.

Aumenta e diminui para focar os raios de luz na retina possibilitando uma visão nítida/clara.

Sintomas da afacia

Com a falta da lente no olho, a afacia dá alguns sinais. Então verifique quais são os problemas de visão que podem indicar sintomas de afacia:

  • Alto grau de hipermetropia – a pessoa pode ter dificuldade para enxergar as coisas próximas.
  • Perda de acomodação, pois o cristalino e suas zônulas são encarregados de ajustar o foco da visão em diferentes distâncias. Sendo assim, a pessoa com afacia tem a perda total dessa acomodação.
  • Câmara anterior profunda – com a falta do cristalino, a câmara anterior fica profunda.
  • Iridodonesis – é uma movimentação agitada ou vibração da íris com o movimento dos olhos.
  • Astigmatismo – pode ocorrer na afacia cirúrgica devido à cicatrização de feridas na córnea, principalmente após ICCE ou ECCE.
  • Cores parecem desbotadas devido a mudança na visão das cores.
  • Perda de foco – devido a falta do poder de foco das lentes.
  • Visão defeituosa – tanto para longe, quanto para perto.
  • Cianopsia – a ausência do cristalino provoca cianopsia (ou visão azul). Essa luz é invisível para quem tem a lente, mas alguns indivíduos relatam que percebem a luz ultravioleta.
  • Eritropsia: às vezes enxergam os objetos em tom avermelhado.

O que causa afacia

Normalmente a afacia tem origem em uma cirurgia de catarata. Além disso, a genética ou um ferimento na visão podem ser responsáveis por provocar essa condição.

Alguns motivos podem gerar essa situação, entre eles estão:

  • Lesões (perda da lente devido a um ferimento) – é possível perder a lente do olho (de um ou ambos) como resultado de um ferimento na região.
  • Cirurgia de catarata (por remoção cirúrgica) – a catarata é a condição quando o cristalino do olho passa a ter uma região nublada (turva).

Na maioria dos casos ela é desenvolvida em adultos com idade avançada, mas há casos de bebês que á nascem com essa condição ou ela é desenvolvida nos primeiros seis meses de vida.

Inicialmente pode ser que a pessoa não perceba a catarata, mas com o passar do tempo ela pode embaçar a visão e a sensação será a de enxergar através de um vidro fosco.

Dessa forma, o caminho mais provável é a cirurgia para remover a lente do olho, resultando assim na afacia. Certamente o médico irá substituir a lente por uma artificial.

  • Genética (anomalia congênita) – raramente algumas crianças já nascem sem lentes. Essa condição é chamada por especialistas de afacia congênita. Pelo contrário, assim também, existem casos de bebês com afacia congênita secundária que nascem com lente, mas ela é absorvida ou separada antes ou durante o nascimento.

Diagnóstico e tratamento da afacia

Geralmente, através de exame oftalmológico padrão é feito o diagnóstico da efacia. Mas também pode ser feita avaliação da íris, retina e córnea. O diagnóstico em um feto pode ser feito com ultrassom.

Em resumo, uma intervenção cirúrgica pode ser a melhor opção de tratamento para adultos e até crianças com afacia.

  • Nos bebês, os olhos se desenvolvem muito rápido. Dessa forma, é importante que o bebê com afacia passe por cirurgia o mais rápido possível.

De acordo com recomendação da American Academy of Pediatrics, os bebês com afacia podem ser submetidos à cirurgia ainda no primeiro mês de vida.

O pós cirúrgico inclui usar óculos afácicos ou lentes de contato especiais (afácicas) por um longo período. Por volta de um ano de vida, eles poderão receber implante de lente artificial.

  • Nos adultos, geralmente a cirurgia é feita com anestesia local e tem duração de menos de uma hora.

A princípio, na cirurgia pode ser removida a lente danificada ou ser implantada uma lente artificial, chamada de lente intraocular (LIO), se necessário.

Após a cirurgia, é provável que o médico recomende o uso de lentes de contato afácicas ou óculos afácicos para melhorar a visão.

Afacia pode causar complicações?

As complicações da afacia podem incluir:

  • descolamento do vítreo – no olho existe uma substância gelatinosa que preenche seu interior e se fixa na retina chamado humor vítreo.

Alterações podem acontecer no humor vítreo, tanto causadas pelo envelhecimento, como por uma cirurgia ocular.

Em geral, o descolamento do vítreo não gera problemas, mas, às vezes, o humor vítreo pode provocar um descolamento de retina.

Veja alguns dos sintomas de descolamento de vítreo: enxergar “teias de aranha” e flashes de luz na visão periférica (lateral).

  • glaucoma afácico – qualquer que seja a cirurgia na visão, ela pode aumentar as chances de desenvolvimento de glaucoma. Isso acontece, pois o aumento da pressão dentro do olho afeta o nervo óptico.

Não sendo tratado, o glaucoma pode resultar na perda da visão.

  • intolerância a óculos – o acessório não é bem tolerado pelos pacientes afácicos.

Em virtude da alta anisometropia, o uso dos óculos para correção na afacia uniocular pode gerar diplopia (visão dupla).

  • Descolamento da retina – além das cirurgias, as lesões oculares também geram maiores chances de descolamento da retina. Às vezes, acontece da retina se descolar e se afastar do tecido que a mantém no local. A retina é uma das partes do olho mais importante. 

Confira alguns sintomas que podem indicar o descolamento da retina: visão embaçada, daltonismo, manchas ou flashes de luz e perda de visão periférica.

  • Ceratopatia bolhosa afácica

Vivendo com afacia

Acima de tudo, fique atento aos exames regulares de visao, pois o acompanhamento médico é essencial para analisar possíveis complicações.

Não negligencie a consulta oftalmológica, como muitos brasileiros fazem. Só para exemplificar, um estudo realizado pelo Ibope Inteligência mostrou que, no Brasil, 10% dos participantes disseram que nunca foram a uma consulta oftalmológica.

Fique fora dessa estatística. Cuide da saúde de todo o seu corpo, sem esquecer que “os olhos são a janela da alma”, como já dizia o poeta.

Que tal checar como anda a qualidade da sua visão com nosso teste online e gratuito? Faça agora mesmo o Teste de Visao Lenscope.

afacia - teste de visão

Já conhecia essa condição?

Deixe seu comentário falando pra gente se já sabia o que é afacia ou se essa leitura te ajudou a descobrir novas informações.

Fontes:

Healthline

Webmd

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

3 comentários em “Afacia: o que é, causas, sintomas e tratamentos”

    1. Olá, Alan. Tudo bem? O ideal é que consulte com um oftalmologista da sua confiança e converse com ele sobre suas dúvidas. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *