Astigmatismo e presbiopia: diferenças, causas, sintomas e como tratar

Astigmatismo e presbiopia: diferenças, causas, sintomas e como tratar
  • por
5
(1)

No artigo de hoje, traçaremos um panorama completo sobre o astigmatismo e a presbiopia. Então, se você já se perguntou qual a diferença entre essas condições, ou se ambas podem ocorrer simultaneamente, continue lendo. 

Além disso, falaremos sobre as causas, principais sintomas e tratamentos, oferecendo também informações valiosas para aqueles que enfrentam essas condições e desejam recuperar a clareza visual. Confira.

Astigmatismo e presbiopia: diferenças

Essencialmente, o astigmatismo é um erro refrativo que compromete a visão, tanto de perto quanto de longe, causado pelo formato irregular da córnea. Ou seja, enquanto uma córnea normal apresenta uma curvatura uniforme, proporcionando um único ponto de foco para a luz, no astigmatismo, a córnea assume uma forma ovalada. Desse modo, a córnea dispersa a luz, resultando em múltiplos pontos de foco na retina e fazendo os objetos aparecerem borrados, independentemente da distância.

Por outro lado, a presbiopia ocorre devido ao endurecimento progressivo natural do cristalino, a “lente” do olho, que perde sua flexibilidade. Desse modo, esse processo faz com que ele perca a capacidade de se ajustar para focalizar imagens de perto, resultando em uma visão desfocada ao ler ou realizar atividades próximas. 

Aqui, é importante destacar que, ao contrário do astigmatismo, que pode ocorrer em qualquer idade, a presbiopia geralmente se manifesta após os 40 anos.

É possível ter astigmatismo e presbiopia juntos?

Não só é possível, como bastante comum que o astigmatismo e a presbiopia ocorram simultaneamente. Nesse sentido, formam um desafio visual relativamente complexo que impacta a qualidade de vida. A princípio, o uso de óculos e/ou lentes de contato é o tratamento padrão para ambos os erros refrativos. 

No entanto, para quem tem graus mais altos de astigmatismo, essas soluções podem não ser eficazes. Nestes casos, uma cirurgia ocular minimamente invasiva oferece uma alternativa: a implantação de uma lente intraocular tórica multifocal possibilita a correção do astigmatismo e da presbiopia em uma única intervenção. 

Principais causas

A seguir, apresentaremos quais as causas mais comuns para o astigmatismo e a presbiopia.

Astigmatismo

Sobretudo, a causa mais comum de astigmatismo é hereditária, passado de pais para filhos. Além disso, pode resultar da pressão excessiva das pálpebras sobre a córnea. Em alguns casos, lesões oculares, ceratocone e complicações pós-cirurgicas também podem contribuir para seu surgimento.

Presbiopia

A principal causa da presbiopia é o envelhecimento dos olhos. Ou seja, quando jovem, a lente é flexível e pode ser facilmente ajustada pelos músculos oculares, permitindo o foco preciso em diferentes distâncias, um processo chamado acomodação. No entanto, geralmente após os 40 anos, a elasticidade do cristalino e dos músculos ao seu redor diminui, dificultando o foco em objetos próximos e causando uma visão borrada.

Sintomas mais comuns

  • Astigmatismo: visão turva, dor de cabeça, fadiga ocular, cerrar os olhos para focalizar um objeto, dificuldade para enxergar objetos em detalhes e enxergar halos ao redor de luzes;  
  • Presbiopia: dificuldade para ler letras menores, dor de cabeça ao realizar tarefas de perto, necessidade de mais iluminação para ler e fadiga ocular.

Astigmatismo e presbiopia: saiba como tratar

Os tratamentos recomendados para quem tem astigmatismo são: uso de óculos ou lentes de contato.Quanto à presbiopia, não há cura, mas o uso de óculos ou lentes de contato ajudam a corrigir a visão.

Desse modo, diversos tipos de lentes de óculos estão disponíveis para tratar a presbiopia: óculos de leitura (somente para enxergar objetos próximos), bifocais (divididas entre visão de perto e de longe, com a demarcação aparente na lente) e multifocais ou progressivas  (proporcionam uma transição suave para correção da visão à curta, média e longa distância), cada um adaptado às necessidades individuais do usuário.

Em relação às lentes de contato, há tratamento com lentes monovisão (duas lentes diferentes, em um olho corrigindo a visão de perto e em outro, corrigindo a visão de longe) e multifocais. 

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Hipermetropia]

Lentes de óculos mais finas para astigmatismo e presbiopia

Embora o astigmatismo e a presbiopia possam comprometer a capacidade visual, ainda mais quando ocorrem em conjunto, é possível obter uma visão nítida e confortável com os óculos corretos. 

Pensando nisso, aqui na Lenscope, proporcionamos as lentes mais finas para todas as necessidades, além de oferecermos dicas valiosas e orientações gratuitas para se ter a melhor versão do óculos. Portanto, caso você precise de lentes corretivas por um preço justo e sem sair de casa, nós podemos ajudar:

  • Até 2 graus de astigmatismo: Lentes Lenscope Poli 1.59, lentes de policarbonato, mais leves e resistentes que as lentes CR-39 (de acrílico, as mais comuns do mercado). Disponíveis em 4 versões diferentes: Incolor, Fotossensíveis (escurecem sob o sol), Escura (para óculos de sol com grau) e com Filtro de Luz Azul;
  • Mais de 2 graus de astigmatismo: Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, proporcionam um óculos leve, elegante e resistente. Disponíveis em 4 versões diferentes: Incolor, Digital Comfort (filtro de luz azul), Transitions® (escurecem no sol) e Shades (lentes escuras com grau para óculos de sol); 
  • Multifocais: Lentes Lenscope Progress, lentes multifocais ideais para presbiopia, disponíveis em 4 versões diferentes: Incolor, Digital Comfort, Transitions®, Digital Comfort Transitions® e Shades. 

Vale lembrar também que todas elas já vêm com os tratamentos incluídos, e você não precisa pagar mais por isso. Também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita. E o melhor: tudo isso sem precisar sair de casa. 

Para finalizar, só falta você fazer agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site e se surpreender com o ótimo custo-benefício de nossas lentes e nosso atendimento. 

orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic | Everyday Health | Teleon

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *