Campanha Outubro Rosa: como o câncer de mama afeta a visão

0
(0)

É provável que você já tenha ouvido falar sobre a Campanha Outubro Rosa algumas dezenas de vezes. Porém, o que você talvez ainda não saiba é que o câncer de mama pode provocar danos à visão.

Pois é. Venha entender mais sobre esses dois assuntos e saber como você pode ficar sempre alerta.

O que é a campanha outubro rosa?

Anualmente é realizada a Campanha Outubro Rosa em todo o mundo. Assim, ela tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ademais, as ações realizadas no mês de outubro incluem a divulgação de informações a respeito da prevenção e de como ficar atento à saúde.

Assim, o período é igualmente marcado também pela luta dos direitos a atendimento médico e suporte emocional direcionado aos pacientes. Afinal, isso proporciona um tratamento mais eficaz e de qualidade.

A origem do movimento foi bem despretensiosa. Em Nova Iorque, no ano de 1990 aconteceu o evento “Corrida pela cura”, que tinha como objetivo arrecadar fundos para a realização de pesquisa na Fundação Susan G. Komen for the Cure. Então, à medida que o evento cresceu nos Estados Unidos, mesmo sem envolvimento de instituições públicas ou privadas, ganhou também proporção no resto do mundo.

No Brasil, a primeira edição aconteceu em São Paulo. Mais especificamente, no Parque Ibirapuera, no ano de 2002.

De conformidade com os objetivos da campanha iniciada nos EUA, porém, a ação realizada por aqui foi a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Sendo assim, uma forma de chamar a atenção da população, empresas e autoridades para a necessidade de tratar mais do tema.

Além disso, a celebração anual da data destina-se a não apenas compartilhar informações, mas também promover maior acesso aos serviços de diagnostico e tratamento. Afinal, eles contribuem significativamente para a queda do número de mortes pela doença.

Sobre o câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer que acontece mais frequentemente entre as mulheres. Nos Estados Unidos, o câncer de mama só perde para o câncer de pele, no ranking de câncer mais comum diagnosticado em mulheres.

Em resumo, a doença é caracterizada por um desenvolvimento anormal das células da mama. Dessa forma, elas se multiplicam de maneira repetida até que formam um tumor maligno. O mesmo comportamento acontece com o câncer no olho, por exemplo.

A doença pode afetar homens e mulheres. No entanto, é mais comum entre o sexo feminino.

Uma das formas de prevenir a doença é fazendo o autoexame das mamas.

Só para exemplificar, siga o passo a passo a seguir. É simples:

  • Apalpe seus seios.
  • Caso note alguma alteração, procure ajuda profissional.

Atenção: o autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado pelo médico.

Campanha Outubro Rosa: como o câncer de mama pode afetar a visão

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama mata cerca de 458 mil pessoas todo ano. Agora, entenda qual a relação entre o câncer de mama e a visão.

Ainda mais, segundo levantamento científico, 30% das mulheres que foram diagnosticadas com câncer apresentaram metástase nos olhos. E, infelizmente, ainda poucas pessoas sabem dessa condição.

Primeiramente, metástases são pequenos tumores ou células cancerígenas que se movem pela corrente sanguínea, geralmente originados de outro tumor já existente. Não raro, os tipos de câncer em que mais acontecem metástases em outros órgãos, inclusive nos olhos, são:

  • de mama,
  • próstata e
  • pulmão.

Nos olhos, frequentemente a metástase ocorre:

  • na coroide e
  • na pálpebra.

Além do câncer de mama (abordado na campanha outubro rosa), outras condições que podem afetar a sua visão também tem um mês dedicado a conscientização. Confira:

Metástase do câncer para os olhos

Como pode conferir, o câncer de mama pode afetar os olhos através da metástase. Nesse sentido, fique atento aos principais sintomas de que isso pode ter ocorrido.

  • alteração no tamanho ou forma da pupila;
  • surgimento de pontos mais escuros na íris;
  • globo ocular visivelmente deslocado para fora ou para o lado, caso a metástase esteja localizada atrás do olho (na órbita);
  • sintomas de luzes piscantes, pontos flutuantes ou distorção da visão (nos casos em que a metástase esteja dentro do olho).

Em síntese, o diagnóstico consiste em: avaliação oftalmológica completa, auxiliada por ultrassonografia. Além disso, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Na sequência, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Afinal, é capaz de aliviar os sintomas e controlar a doença.

Você já participou de alguma ação da campanha outubro rosa?

Durante a campanha Outubro Rosa você provavelmente teve acesso a informações que podem te ajudar a cuidar da sua saúde. Da mesma forma, estamos te conscientizando através deste artigo.

Em conclusão, é ideal que você coloque em prática mais algumas dicas:

  • manter uma alimentação saudável, consumindo alimentos naturais como frutas, legumes e verduras;
  • além disso, frequentemente movimentar seu corpo com atividades físicas e;
  • evitar fumar.

Assim você evitará diversas doenças, inclusive o câncer.

E por que estamos sempre aqui trazendo informações pra você cuidar melhor da sua saúde?

Nós, da Lenscope, temos a missão de levar informações sobre saúde visual e também lentes de óculos acessíveis para o maior número de pessoas possível. Nosso modelo de negócios 100% online oferece mais praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar óculos de grau.

Para isso, um dos nossos investimentos é a nossa ferramenta de teste de visão, por exemplo. Nela você pode conferir se tem alguma dificuldade ocular e receber seu resultado. Faça o teste.

outubro rosa - teste de visão

Além disso, se inscreva na nossa newsletter para continuar informado sobre saúde visual.

Fontes:

Mayo Clinic

Moreland EyeCare

Retina Today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *