caroço no olho

Caroço no olho: o que pode ser?

0
(0)

Um caroço no olho nem sempre é motivo de preocupação, pois pode ser uma picada de inseto, cicatrizes ou mesmo um nódulo pós inflamação. Contudo, em certos momentos um caroço no olho pode sim ser preocupante. Principalmente quando causa irritação, dor ou dificuldade de enxergar.

Por isso, ao decorrer deste artigo nós falaremos sobre o que pode ser um caroço no olho, quais as causas e os tratamentos para esses casos. Então, continue lendo para saber mais e descubra a diferença entre caroços inofensivos e outros mais perigosos!

O que pode ser um caroço no olho?

Existem diferenças entre caroços nos olhos inofensivos e outros mais perigosos. Afinal, eles se apresentam em várias formas, incluindo chiqueiro, calázio, xantelasma e milia. Eles podem ser brancos, vermelhos ou amarelos. 

Apesar de que, geralmente, um caroço no olho não causa problemas, alguns ainda podem ser um sinal de uma complicação séria. Por isso, fizemos uma lista com os caroços mais graves:

  • Calázio: muitas vezes cresce na parte inferior da pálpebra, atrás dos cílios ou no meio do caminho até a pálpebra. É mais provável que se formem na pálpebra superior. O calázio pode parecer um estilete e pode ficar maior;
  • Xantelasma: é um conjunto de placas amarelas e macias sob a pele, geralmente próximo ao nariz e geralmente está associado a altos níveis de colesterol no sangue;
  • Câncer de olho: Existem tipos diferentes de câncer que afetam os olhos, incluindo melanoma de olho, carcinoma de células escamosas, linfoma retinoblastoma. O câncer às vezes pode se desenvolver nos tecidos ao redor do globo ocular ou se espalhar para o olho a partir de outras partes do corpo, como pulmões ou seios;
  • Pterygia: Um pterígio pode começar como uma pinguela ou desenvolver-se por conta própria. Conforme a protuberância aumenta, pode dificultar a visão. Uma pessoa com pterígio pode sentir que algo está preso no olho.

Quando me preocupar com um caroço no olho?

Um oftalmologista ou optometrista muitas vezes pode diagnosticar a causa de um inchaço no globo ocular baseado apenas em sua aparência. 

Isso porque pinguéculas e pterígios são fáceis de diagnosticar, e córneas arranhadas geralmente têm uma causa clara, como uma lesão, calázios e chiqueiros podem se parecer com espinhas na pálpebra. Agora, diagnosticar melanoma e outros tipos de câncer costuma ser mais difícil. O médico começará com um exame visual e poderá solicitar outros exames.

Nesses casos o oftalmologista vai perguntar sobre:

  • Problemas ou lesões oculares recentes
  • Se uma pessoa usa lentes de contato
  • Tempo passado fora, especialmente em condições secas
  • O uso de cosméticos, extensões de cílios e outros produtos que podem irritar os olhos

Justamente por conta de um diagnóstico mais preciso e para garantir que não é nada nada, é sempre bom visitar um médico em casos de caroço no olho. Principalmente se você sentir dor, muito incômodo no olho ou dificuldade para enxergar. Pois esses podem ser sinais de algo mais grave.

Continue lendo e conheça as principais causas de caroços no olho!

Quais são as possíveis causas de caroços no olho?

A maioria dos caroços ou inchaços nos olhos é causada por irritação. Assim, entre as causas mais comuns para aparecimento de caroço no olho estão:

  • Reações alérgicas
  • Cílios caídos
  • Exposição ao sol
  • Areia

Tratamentos para caroço no olho

Nem todos os caroços no olho requerem tratamento e geralmente é possível controlar os sintomas em casa. Porém, dependendo da causa, os tratamentos incluem:

  • Lágrimas artificiais ou colírios
  • Compressa quente
  • Limpar a pálpebra com água e sabão neutro
  • Usar um saquinho de chá quente
  • Tomar analgésicos
  • Evitar usar maquiagem e lentes de contato
  • Usar pomadas antibióticas
  • Massagear a área para promover a drenagem

Porém, é importante lembrar que alguns tratamentos só podem ser receitados por médicos.

Você já teve algum caroço no olho?

E então, você já teve algum caroço no olho? Nós da Lenscope temos a missão de levar informações sobre saúde visual e também lentes de óculos acessíveis para o maior número de pessoas possível.

Como nosso modelo de negócio é 100% online, oferecemos mais praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar óculos de grau. Além de que, oferecemos também ferramentas exclusivas que podem te ajudar a cuidar dos seus olhos sem sair de casa.

Por exemplo, nosso teste online e gratuito de visão que te permite conferir se tem algum problema de visão. Então, deixe as desculpas de lado e teste agora mesmo seus olhos.

caroço no olho - teste de visão

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal se manter por dentro de tudo sobre saúde dos olhos? Assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fonte:

Medicalnewstoday

Webmd

Aao

Nhs

Healthline

Medicalnewstoday

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *