Catarata precoce: você pode ter? Entenda como ocorre e formas para prevenir

5
(4)

A catarata é muito comum em pessoas com mais de 60 anos. No entanto, a doença pode surgir antes dos 45 anos de idade, considerando-se a catarata precoce.

Contudo, não são só os idosos que podem sofrer com a doença. Nesse sentido, ela pode surgir em pessoas com histórico familiar da doença, lesões oculares, problemas com o diabetes, e práticas não saudáveis, como por exemplo, fumar.

Neste artigo você vai aprender sobre como a catarata precoce pode surgir, seus primeiros sinais, prevenção e possíveis tratamentos. Por isso, continue a leitura e saiba mais!

Catarata precoce: você pode ter? Entenda como ocorre e formas para prevenir

Antes de mais nada, a catarata ocorre quando o cristalino de um ou de ambos os olhos se torna opaco, afetando a visão. De forma geral, a maioria das pessoas terá algum tipo de catarata antes dos 80 anos. 

Quando falamos de catarata relacionada à idade, existem duas principais causas onde a proteína do olho se aglomera no cristalino, reduzindo a luz que chega à retina. Portanto, a lente gradualmente se torna mais escura e opaca.

Fonte: Centro Médico Martins

Mas, será que você pode ter catarata? Segundo especialistas, não se sabe exatamente o que causa a doença, embora alguns fatores podem contribuir, incluindo:

  • Fumar;
  • Diabetes;
  • Se expor muito tempo sob a luz do sol;
  • Uso de muitos esteróides;
  • Certo uso de diuréticos;
  • Alguns usos tranquilizantes.

Todavia, para estas possíveis causas, é preciso mais pesquisas para separar o efeito da doença do efeito dos medicamentos. Contudo, existem outros tipos de catarata como:

  • Catarata relacionada à idade– Maioria das cataratas são relacionadas ao nosso envelhecimento;
  • Congênita-  Alguns bebês já nascem com catarata, e outras crianças desenvolvem só na infância, geralmente nos dois olhos. Contudo, algumas cataratas congênitas não afetam a visão, mas as que afetam, precisam ser removidas;
  • Secundárias–  As cataratas secundárias, geralmente surgem por outras doenças pré-existentes, como por exemplo, a diabetes. Mas, cataratas secundárias também são associadas ao uso de esteroides;
  • Catarata traumáticaLesões oculares em um ou em ambos os olhos podem causar uma catarata traumática, e isso pode acontecer logo após o acidente ou aparecer só em vários anos depois.

Sintomas da catarata precoce

  • dificuldade de enxergar;
  • visão embaçada, visão dupla, nublada, esfumaçada, confusa, turva ou distorcida;
  • ter uma visão noturna ruim;
  • as cores parecem desbotadas;
  • dificuldade em ler, dirigir e andar;
  • sensibilidade à luz;
  • as luzes são muito brilhantes ou emitem um excesso de brilho;
  • visão com brilho de lâmpadas ou do sol;
  • escurecimento da visão;
  • alteração na percepção das cores;
  • frequentes mudanças no grau dos seus óculos e aumento de miopia;
  • dificuldade em qualquer atividade habitual por conta de dificuldades em enxergar.

Entretanto, muitas vezes não percebemos muitas alterações na visão no começo da doença, pois, a catarata se desenvolve lentamente, piorando a visão aos poucos.

É possível a prevenção da catarata precoce?

Embora não exista comprovação científica o suficiente que prove a prevenção da doença. Nesse sentido, algumas medidas simples no dia-a-dia podem ajudar a reduzir o surgimento da catarata e melhorar sua saúde ocular, tais como:

Ir a um oftalmologista regularmente:

Visite seu oftalmologista com regularidade, mesmo que sua visão esteja clara e saudável. Isto é,  priorize agendamento de exames oftalmológicos anuais.

Dessa forma, seu oftalmologista detecta sinais de catarata, glaucoma, degeneração macular e outros distúrbios da visão precocemente.  Assim, aumentando as chances no sucesso do tratamento.

Fazer uma dieta rica em nutrientes:

Muitos antioxidantes, vitaminas e minerais podem ajudar na redução da catarata. Nesse sentido, um estudo de 2008, com 35.551 mulheres, mostrou que aquelas que consumiam mais luteína e zeaxantina (antioxidantes encontrados em vegetais com folhas verdes ou amarelas), tinham 18% menos chance de desenvolver catarata.

Ingerir ácidos graxos ômega-3:

Um estudo feito em 2005, mostrou que estes ácidos podem proteger os olhos do desenvolvimento de catarata. Assim sendo, os responsáveis do estudo descobriram que pessoas que comem mais ômega-3 (encontrado em peixes oleosos como salmão e sardinha, bem como na semente de linhaça), tinham riscos reduzidos de ter catarata. 

Proteja seus olhos do sol:

A exposição em excesso à luz solar pode aumentar o risco de catarata. Portanto, use chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção UV quando estiver exposto ao sol por longos períodos.

Pare de fumar:

Você sabia que fumar afeta sua saúde ocular? Segundo estudos feitos, fumar dobra as chances de desenvolver catarata, e os riscos só crescem com base no quanto você fuma.

Evite o uso prolongado de cortisona:

O uso prolongado de esteróides orais é uma causa bem conhecida de catarata.  Isto é, os estudos são conflitantes, portanto, sobre usar ou não esteróides inalados ou em spray nasal, podem aumentar o risco de catarata. Por isso, pergunte dos riscos ao seu médico antes de iniciar um tratamento com esses medicamentos.

Mantenha seu diabetes sob controle:

Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes correm maior risco de desenvolver catarata. Dessa maneira, manter o açúcar no sangue saudável é muito importante, para sua saúde em geral e para a saúde ocular.

Além disso, estas medidas de autocuidado podem ajudar temporariamente. Entretanto, caso a catarata progredir, sua visão pode piorar ainda mais. Portanto, ao sentir que a perda da visão está interferindo nas suas atividades diárias, consulte seu oftalmologista para saber mais sobre a cirurgia de catarata.

É possível tratar catarata precoce

Primeiramente o único tratamento capaz de curar a catarata nos olhos, é por cirurgia. Nesse procedimento, o cristalino acometido pela doença é retirado, e uma lente artificial é colocada no seu lugar.

No caso da catarata precoce, o tratamento também é por meio de cirurgia. Mas, não precisa se preocupar! Com toda tecnologia que temos, o procedimento se tornou bem mais rápido e simples. Isto é, a cirurgia dura em média 15 minutos, apenas.

Com a cirurgia, é possível retirar a catarata até em seu estágio mais inicial.  No entanto, pacientes com diabetes devem ter mais cuidados antes e depois da cirurgia. Portanto, consulte seu oftalmologista!

Fonte: Depositphotos

Em alguns casos, a catarata pode se agravar e levar a cegueira, se não tratada da maneira correta. Mas, com a cirurgia o paciente volta a enxergar. Por último, caso o paciente não possa fazer a cirurgia por algum motivo específico ou de saúde algumas providências podem ser tomadas.  Ou seja, o médico pode prescrever óculos de grau, lentes de contato, e colírios hidratantes, até que a cirurgia possa ser feita.

Prevenindo problemas em sua visão

Não é possível conter a ação do tempo e o envelhecimento do nosso corpo, mas é possível ter cuidados básicos e preventivos com a nossa saúde diária, incluindo nossa saúde ocular.

Portanto, ter hábitos como:

  • Uma alimentação rica em nutrientes;
  • Parar de fumar;
  • Proteger os olhos dos raios solares;
  • Evitar o uso de medicamentos cortisona;
  • Visitar um oftalmologista regularmente.

Esses são hábitos preventivos para evitar o surgimento de doenças oculares, incluindo a catarata precoce. Mas, ao menor sinal de visão prejudicada, visão dupla, ou embaçada, procure imediatamente um oftalmologista.

Nós da Lenscope somos uma Health Tech com a missão de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza: um par de olhos de cada vez.  Dessa maneira, nosso objetivo é levar informação para você sobre saúde, e descomplicar o processo de compra de óculos através da internet.

Por isso, utilizamos da tecnologia e inovação para impactar a vida das pessoas da melhor forma possível.

Nosso teste de visão foi desenvolvido por especialistas para que você consiga identificar se possui algum grau de astigmatismo ou miopia. Além disso, você faz apenas com alguns cliques, sem precisar sair de casa.

catarata precoce - teste de visão

Gostou desta matéria e quer continuar a receber as melhores dicas de saúde exclusivamente para você? Assine a nossa newsletter e mantenha-se informado(a)!

Fontes: 

Sweye

Clinica de olhos Nações 

Hopkins Medicine

Webmd

Vision Source

Mayoclinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *