Cegueira na neve (fotoceratite): como proteger os olhos e óculos ideais

Cegueira na neve (fotoceratite): como proteger os olhos e óculos ideais
  • por
0
(0)

A cegueira na neve, também conhecida como fotoceratite, é uma espécie de dor causada pela exposição em excesso a luz ultravioleta, considerando que a neve reflete até 80% dos raios solares. Os danos causados ocorrem quando não há cuidados básicos quando se está na neve, como, por exemplo, não usar óculos adequados. 

No artigo de hoje, abordaremos como a cegueira na neve ocorre, como se prevenir, quais os principais sintomas, principais tratamentos e como escolher óculos ideais para proteger seus olhos. Então, continue lendo para saber mais e descubra como se prevenir e cuidar melhor dos seus olhos.

Entenda o que é cegueira na neve (fotoceratite)

Popularmente chamada de cegueira na neve, a fotoceratite causa dor e desconforto ocular após uma alta exposição dos olhos aos raios ultravioletas (UV). Geralmente, este problema não se agrava, apenas causa um grande desconforto ocular que costuma desaparecer em poucos dias.

Sobretudo, a cegueira na neve é como se fosse uma queimadura de sol nos olhos, devido aos altos reflexos dos raios UV na neve. Ou seja, você precisa proteger seus olhos nesse ambiente. Mas, como a queimadura é causada em meio a um ambiente tão frio? 

Antes de mais nada, funciona assim: a luz solar emite raios Ultra Violetas invisíveis de alta energia que atingem diretamente a terra. Esses raios podem causar graves queimaduras em nossa pele se não estivermos protegidos com roupas, ambiente e protetor solar adequado.  

Neste sentido, os raios UV também podem causar queimaduras em nossos olhos, se não estiverem protegidos adequadamente. Nossos olhos são tão sensíveis quanto a nossa pele, e para que o problema não se agrave, eles também precisam de alta proteção UV, e cuidados em ambientes com neve, como estações de esqui, por exemplo.

Principais sintomas

Os sintomas da cegueira na neve podem ou não surgir algumas horas após a exposição ao excesso de raios solares. No entanto, podem surgir também depois de um dia ou mais após o dano ocular causado. Os principais sintomas após a queimadura ocular são:

  • Olhos lacrimejantes;
  • Dores de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Inchaço ocular;
  • Pálpebras contraindo;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Vermelhidão no globo ocular e nas pálpebras;
  • Incomodo ou dor ao expor os olhos a luzes muito brilhantes; 
  • Enxergar halos (contornos brilhantes), em volta de objetos luminosos, como, por exemplo, lâmpadas; 
  • Por fim, raramente causa a perda da visão.

Em suma, quanto mais a pessoa se expor aos raios UV sem proteção para os olhos, mais graves serão os sintomas. Raramente esse é um problema que causará a perda parcial ou total da visão. Entretanto, prevenir é sempre a melhor escolha. Portanto, se previna ao se expor a esses raios na neve, e opte sempre por usar óculos feitos para esses ambientes.

Conhecendo os riscos da cegueira na neve

A princípio, a cegueira na neve é uma condição temporária, onde após alguns cuidados ela melhora e os sintomas desaparecem sozinhos e gradualmente em torno de um ou dois dias, assim como qualquer outra queimadura causada pelo sol. 

Sobretudo, é importante não realizar atividades que envolva uma atenção visual intensa, como, por exemplo, dirigir ou operar máquinas que possam causar acidentes de trabalho. Confira quais as condições graves que podem surgir:

  • Risco de câncer nos olhos;
  • Crescimento e inchaço nas pálpebras;
  • Catarata;
  • Hipermetropia;
  • Perda de visão total ou parcial.

Dessa forma, seguindo as orientações recomendadas por um médico, a recuperação de uma fotoceratite será melhor e mais rápida, sem riscos de agravamento. Por outro lado, se não houver cuidados durante a cegueira causada pela neve, os danos e sintomas podem se elevar bastante.

Tratamento e prevenção da cegueira na neve

Como você viu até aqui, a cegueira na neve tem cura. É importante lembrar que a fotoceratite só pode ser diagnosticada por um médico profissional, que posteriormente poderá orientar qual o melhor tratamento. O tratamento é simples e em poucos dias o problema irá desaparecer gradualmente. Basicamente o tratamento implica em alguns cuidados constantes até que os sintomas desapareçam completamente, os cuidados recomendados são:

  • Não usar lentes de contato durante o tratamento da fotoceratite até que os sintomas desapareçam completamente. Dessa forma, acelerando o processo de cicatrização dos olhos;
  • Escolha ficar em ambientes com sombra ou com pouca iluminação nesse período de tratamento. Isso evitará mais danos oculares;
  • Faça compressas geladas nos olhos com pedras de gelo. Isso irá reduzir a dor, a pressão ocular e o inchaço. Você pode colocar os cubos de gelo num saco plástico e envolvê-lo em um papel Toalha, ou toalha macia (limpos), e aplicar na região até que melhorem os sintomas;
  • Use colírios lubrificantes/hidratantes, conhecidos popularmente como lágrimas artificiais. Eles irão ajudar a hidratar e proteger a superfície dos olhos que após a alta exposição aos raios UV, tende a ficar dolorida e muito seca, causadas pela neve;
  • Por fim, alguns analgésicos vendidos livremente em farmácias podem ajudar a reduzir a dor e o incomodo causado pela cegueira da neve. Peça orientação de um farmacêutico nesse caso.

Esses são os tratamentos básicos e recomendados. No entanto, se em no máximo três dias, os sintomas não desaparecerem após todos os cuidados citados, procure imediatamente seu médico de confiança. Além disso, a cegueira na neve pode ser prevenida com o uso de proteções oculares que bloqueiam a radiação UV, como: óculos de sol que bloqueiam ou absorvem 99% ou mais dos raios UV, óculos de neve projetados para bloquear os raios UV e capacetes de soldagem.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Óculos para a neve: como escolher o modelo certo

Praticar esportes na neve é divertido, mas requer cuidados assim como qualquer outro tipo de esporte. Antes de expor seus olhos aos intensos raios UV refletidos pela neve, você deve estar com óculos feitos para esses ambientes, que protegem seus olhos contra os raios solares. 

O uso dos óculos solares de proteção na neve proporcionam uma visão melhor e mais nítida, porque reduz o brilho refletido na neve, evitando que os olhos se machuquem, fazendo com que você enxergue melhor. Além disso, eles conseguem bloquear elementos externos, como, por exemplo, detritos trazidos pelo ar, como areia ou poeira.

Outro bom motivo para usá-los é porque eles evitam a cegueira na neve, pois eles oferecem até oferecem 100% de proteção contra os raios UVA, UVB e UVC, evitando assim queimaduras solares e inflamações oculares. Além disso, os óculos para a neve protegem contra o ar frio sobre o rosto e os olhos, evitando assim que os olhos fiquem secos.

  • Armação: Prefira armações maiores, elas protegerão uma área maior dos seus olhos contra os raios solares e/ou detritos externos;
  • Escolha lentes polarizadas: lentes polarizadas conseguem filtrar a luz que entra nos olhos em certos ângulos, bloqueando eficazmente os raios solares e o brilho intenso causado por eles;  
  • Compre óculos originais com selo de proteção UV: se você não usa óculos com lentes originais 100% eficazes contra os raios UV, problemas oculares poderão surgir, como, por exemplo, a catarata. Portanto, só compre óculos com selos de garantia de proteção UV.

Por fim, os óculos esportivos de esqui também são excelentes opções de proteção para uso em ambientes com neve e alta exposição aos raios UV. Sobretudo, é importante também considerar os modelos que garantem proteção UV adequada e fator de proteção altamente eficiente.

Além disso, as cores das lentes de óculos de sol ou, neste caso, dos óculos de esqui, são muito importantes. Para esportes na neve, como o esqui, as cores de lentes indicadas são as cores marrom e laranja, pois, elas bloqueiam intensamente a luz solar nesses ambientes, reduzindo o brilho, e melhorando o senso de profundidade e nitidez da visão.

Lentes mais finas para ver e ser visto da melhor forma

Agora, você sabe o que é a cegueira da neve (fotoceratite) e os danos que podem ser causados nos seus olhos. Por isso, mantenha-os protegidos contra as altas exposições aos raios UV nestes ambientes. Esteja alerta aos sinais e sintomas após altas exposições solares, evitando o agravamento de problemas. Sobretudo, procure um oftalmologista se os sintomas não sumirem ou se agravarem. 

O propósito da Lenscope é levar informação sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Portanto, se você precisa de lentes mais finas para óculos de grau, conte com as nossas lentes mais finas e de qualidade. Trabalhamos com lentes para até 4 graus, mais de 4 graus e multifocais, disponíveis em diferentes versões para todos os gostos. Faça um orçamento online e gratuito agora mesmo em nosso site e conheça as nossas lentes.

orçamento

Fontes:

Health

American Academy of Ophthalmology

WebMD

MyVision.org

Intersport

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *