Ceratite por acanthamoeba e lentes de contato: entenda a relação e como prevenir

Ceratite por acanthamoeba e lentes de contato: entenda a relação e como prevenir
  • por
5
(1)

A ceratite por Acanthamoeba é uma infecção ocular rara, porém grave, causada por um organismo microscópico chamado Acanthamoeba. Os usuários de lentes de contato reutilizáveis têm 3,8 vezes mais chances de desenvolvê-la.

Dessa forma, no artigo de hoje, saiba mais sobre como a ceratite por Acanthamoeba pode afetar os olhos, suas principais causas, gravidade, sintomas, qual o tratamento adequado e cuidados que são necessários ter com as lentes de contato para prevenir a condição. 

Ceratite por acanthamoeba: entenda o que é

A ceratite por Acanthamoeba é uma infecção ocular rara, porém grave. Ela é causada por uma ameba microscópica chamada Acanthamoeba. O microrganismo é comumente encontrado no ar, em ambientes como solo, lagos e oceanos.

A maior parte das infecções vêm da água doce contaminada, como, por exemplo, água da torneira, chuveiros, piscinas, banheiras de hidromassagem e sistemas de esgoto não tratados.

Qualquer pessoa pode contrair a infeção. Contudo, usuários de lentes de contato gelatinosas correm maior risco de contágio. O contágio é feito através do microrganismo que entra no olho por fissuras ou lesões na córnea (cobertura externa transparente do olho), destruindo o tecido do olho.

Se não houver tratamento imediato, a infecção pode levar a perda parcial da visão, dor nos olhos, lesão ocular grave e até mesmo a cegueira total. É importante ressaltar também que a infecção não é contagiosa.

Lente de contato é a maior causadora de Ceratite por Acanthamoeba, aponta estudo

Estudos indicam que a maioria dos casos de ceratite por Acanthamoeba é mais comum em usuários de lentes de contato. Isso ocorre devido à exposição dos olhos a água contaminada durante a higienização das lentes, além da possibilidade de lesões microscópicas na córnea causadas pelo uso prolongado das lentes.

Estima-se que os usuários de lentes de contato reutilizáveis têm 3,8 vezes mais chances de desenvolver ceratite por Acanthamoeba em comparação com os não usuários.

O estudo liderado pelo pesquisador e professor John Dart do Instituto de Oftalmologia da UCL e Moorfields Eye Hospital NHS Foundation Trust, publicado na revista Ophthalmology, apontou diversos fatores que aumentam o risco da contaminação principalmente pelo uso de lentes reutilizáveis.

O professor e pesquisador constatou que, embora rara, a infecção pode ser evitada, e merece maior atenção dos membros responsáveis pela saúde pública. Segundo o estudo publicado, lentes de contato são geralmente muito seguras. No entanto, há um pequeno risco de contrair a infecção por ceratite microbiana, mais comumente causada por bactérias que podem afetar a visão.

Como o estudo foi realizado e resultados obtidos

Para a realização do estudo, foram recrutados cerca de 200 pacientes do Moorfields Eye Hospital, incluindo pacientes com diferentes condições oftalmológicas, usuários de lentes de contato reutilizáveis mensais e/ou descartáveis para o grupo de controle, e 83 pessoas contaminadas pela ceratite por Acanthamoeba.

Concluiu-se que pessoas que utilizavam lentes de contato reutilizáveis, como, por exemplo, as mensais, tinham aproximadamente quatro vezes mais chances de contrair a ceratite por Acanthamoeba, se comparadas às pessoas que usavam lentes descartáveis ​​diárias.

Ainda assim, usuários de lentes descartáveis que tomavam banho com as lentes, tiveram um aumento de 3,3 vezes de contaminação. Já o uso noturno aumentou as chances em 3,9 vezes. 

Além disso, os resultados mostraram que pessoas que reutilizavam as lentes descartáveis também aumentavam significativamente o risco de infecção. Um estudo mais recente, liderado pelo mesmo pesquisador, mostrou que a perda de visão por ceratite microbiana é incomum. No entanto, a infecção causada pela Acanthamoeba, embora rara, é uma das mais graves.

Além disso, a infecção causada pela Acanthamoeba é responsável por aproximadamente metade dos usuários de lentes de contato que tiveram perda de visão após ceratite, sendo que 90% dos casos poderiam ter sido evitados.

Por fim, o estudo apontou que pacientes gravemente infectados (um quarto do total), perderam menos de 25% da visão ou ficaram cegos após a doença, além de enfrentarem um longo tratamento. Cerca de 25% das pessoas afetadas precisaram de transplantes de córnea para tratar a doença ou recuperar a visão.

Sintomas da ceratite por acanthamoeba

A contaminação da ceratite ocorre quando o microrganismo entra no olho, podendo infectar um ou ambos os olhos. Podem levar dias até que os primeiros sinais e sintomas se manifestem. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor intensa nos olhos;
  • Olhos vermelhos;
  • Perda parcial ou total da visão;
  • Sensação de corpo estranho;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Visão turva ou embaçada;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Enxergar anéis esbranquiçados na superfície do olho.

Esses sintomas podem progredir rapidamente e se tornar mais graves se a infecção não for tratada adequadamente. Por isso, procure por um oftalmologista se apresentar alguns dos sinais mencionados.

Tratando a ceratite por acanthamoeba

Geralmente um antisséptico tópico é o tratamento mais comum para a contaminação por acanthamoeba, responsável por combater os microrganismos, aplicado diretamente na superfície do olho. Todavia, em alguns casos, o médico pode raspar parte da superfície da córnea para a aplicação, facilitando assim a penetração do antisséptico.

Em outros casos, medicamentos como, por exemplo, antibióticos, antifúngicos, esteroides e remédios para alívio da dor ocular, também podem ser prescritos pelo médico.

O tempo de tratamento geralmente é de seis meses a um ano. Todavia, cada caso é muito particular, ou seja, dependerá da gravidade da infeção e das recomendações de cada médico.

A cirurgia é recomendada quando o tratamento com os medicamentos não surtir efeito, podendo incluir a ceratoplastia penetrante, um transplante de córnea de espessura total, substituindo a córnea danificada.

Usa lentes de contato? Saiba como prevenir ceratite por acanthamoeba

A prevenção da ceratite por Acanthamoeba é fundamental. Algumas das medidas preventivas incluem:

  • Lavar as mãos cuidadosamente antes de tocar nas lentes de contato;
  • Evitar o contato com água contaminada, incluindo lagos de água doce, rios, fontes termais, uso de água da torneira;
  • Evitar o uso prolongado das lentes e respeitar os períodos de descanso;
  • Utilizar soluções de limpeza e desinfecção adequadas para as lentes (não utilizar solução salina) para enxaguar e armazenar suas lentes de contato — e nunca usar água da torneira;
  • Armazenar as lentes em estojo limpo e substituí-lo regularmente;
  • Remover as lentes antes de nadar ou entrar em contato com água;
  • Encher o estojo de armazenamento de lentes de contato com solução limpa e nova sempre que abri-lo;
  • Nunca dormir com suas lentes de contato;
  • Não tomar banho, nadar ou entrar em uma banheira de hidromassagem, por exemplo, enquanto estiver usando lentes de contato;
  • Não usar as lentes de contato de outra pessoa;
  • Substituir as lentes de contato regularmente, conforme as recomendações do seu médico;
  • Visitar o seu optometrista ou oftalmologista para exames regulares.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes mais finas para seu óculos de grau perfeito

Agora você conhece um pouco mais sobre como ocorre a contaminação da ceratite por acanthamoeba e sabe a importância de como se prevenir do contágio. Por isso, se você prefere usar lentes de contato, lembre-se que é necessário intercalar seu uso com os óculos, para manter a saúde dos olhos. 

Se você busca lentes mais finas, aqui na Lenscope é possível! Temos as lentes mais finas para óculos, principalmente se você tem um grau mais alto e procura por modelos de óculos esteticamente mais agradáveis.

Nossas lentes mais finas já vêm com tratamentos inclusos e você não paga nada a mais por isso. Além disso, é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para a montagem ser feita. Tudo isso sem sair de casa. Faça um orçamento online e gratuito agora mesmo.

orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic

American Optometric Association

News Medical Life Science

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *