fundo de garrafa

5 Dicas para acabar com o fundo de garrafa

Separamos 5 dicas que vão te ajudar a reduzir e, em alguns casos, até mesmo eliminar o efeito fundo de garrafa e a espessura das lentes. As dicas são: saber o tamanho do aro da armação ideal para o seu grau, escolher lentes de resina, utilizar lentes de alto índice de refração e de design asférico e evitar fazer rebaixamento de borda. Saiba mais sobre cada uma dessas dicas a seguir.

1. Saiba o tamanho da armação ideal para você

Em relação à armação, o que mais influencia na espessura das lentes é o tamanho do aro. O tamanho do aro nada mais é que a largura da lente na armação. E isso acontece porque uma das características das lentes para miopia é elas serem finas no centro e mais grossas nas bordas.

Na montagem do óculos, quanto maior é o tamanho do aro da armação, mais próximo da borda é feito o recorte da lente.

Veja abaixo uma imagem de exemplo mostrando onde você encontra o tamanho do aro da sua armação. Aqui no blog, nós temos um artigo explicando como você interpreta as medidas que indicam o tamanho do seu óculos.

fundo de garrafa

É por isso que se você possui mais de 4 graus de miopia, o tamanho da armação vai influenciar na espessura das lentes. Quanto maior o tamanho do aro da sua armação, mais espessa será a borda da sua lente.

Portanto, se você busca por lentes mais finas, saiba tamanho da aro da armação mais ideal para o seu grau. E também dê preferência às armações menores.

Para ficar mais fácil, existe um cálculo que relaciona o tamanho do aro da armação com o seu grau para você saber o tamanho do óculos mais indicado para você. É só preencher o formulário em nosso site de acordo com a receita do seu óculos que você já tem acesso a essa informação. 

2. Dê preferência para lentes de resina 

Para quem possui alta miopia, existem basicamente dois tipos de materiais de lentes. São elas: as lentes de resina e as lentes de cristal.

As lentes de resina são muito mais leves e resistentes ao contrário das lentes de cristal. Por serem de vidro, as lentes de cristal são bastante frágeis, quebrando facilmente. Além disso, elas também são mais pesadas e fazem você ficar com aquelas marquinhas no nariz.

O preço é outro fator negativo das lentes de cristal. No Brasil, elas podem chegar a custar mais de R$2000 dependendo da marca e dos tratamentos inclusos. Aliás, criamos um artigo das lentes mais finas para miopia: todas as opções que existem. Você vai conferir todas os tipos de materiais disponíveis e preços de cada marca oferecido no mercado. Além disso, pode comprar todas que existem antes de fazer a sua compra, pois todos os preços estão atualizados.

Então, se você busca por lentes mais leves e resistentes, as lentes de resina são a melhor opção.

3. Utilize lentes de alto índice de refração

As lentes de alto índice de refração são mais indicadas para deixar o óculos mais fino e reduzir o aspecto de fundo de garrafa.

O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o seu foco. Então, quanto maior for o índice de refração, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão. É por esse motivo que as lentes de alto índice de refração são mais finas.

Os três índices de refração para lentes de resina mais indicados para quem possui mais de 4 graus de miopia são:

Para graus maiores que 4, somente as lentes 1.74 ou 1.76 garantem lentes mais finas, leves e a redução do efeito fundo de garrafa.

fundo de garrafa
Armações idênticas, com lentes diferentes: nenhuma delas sofreram modificações como rebaixamento de bordas ou procedimentos similares

Aqui no blog, temos um artigo em que explicamos as características positivas e negativas de todas as lentes disponíveis para alta miopia. Não deixe de conferir.

4. Escolha uma lente de design asférico

O design das lentes para quem tem graus elevados de miopia também influencia bastante no aspecto fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.

Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia).

Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.

Por isso, na próxima vez que comprar novas lentes para seu óculos, certifique que elas são asféricas.

5. Evite fazer rebaixamento de borda 

O rebaixamento de borda é um recurso que muitas pessoas com graus elevados acabam recorrendo. É uma prática de lixamento que algumas óticas fazem em lentes de alto grau para que fiquem mais finas. O problema é isso acaba deixando o efeito fundo de garrafa ainda mais nítido.

Além disso, a pessoa pode perder completamente a visão periférica, o que torna as atividades do dia-a-dia muito perigosas. Como, por exemplo, subir e descer escadas e dirigir.

Portanto, para você não recorrer ao rebaixamento de borda, vai uma dica. Escolha uma armação compatível com o seu grau e sempre lente de alto índice de refração e de design asférico.

Conheça os tipos de lentes para alta miopia que existem

Agora que você já sabe como evitar o efeito “fundo de garrafa”, conheça os tipos de lentes para alta miopia que existem no mercado. Saiba também como escolher a melhor opção para a sua real necessidade. Veja as lentes para alta miopia que você precisa conhecer.

Confira também nosso guia completo sobre como ter óculos de grau mais fino. Nele, detalhamos como cada lente funciona para cada grau e explicamos todos os fatores que deixam seu óculos mais grosso. Além disso, você pode comparar os valores das lentes no mercado antes de adquirir a sua. Não deixe de conferir!

 

5 Dicas para acabar com o fundo de garrafa
Média 4.9 de 75 votos



Comentários

  1. Olá! Tenho 8 graus de miupia em cada olho. Meu óculos é muito fundo de garrafa, o que me faz usar mais lente de contato. Contudo, meu olho tem machucado em razão de eu usar muita lente de contato. Desejo fazer um óculos com lentes que não diminuam o meu olho. Poderiam me ajudar?

    1. Olá, Camila tudo bem?
      É sempre recomendado alternar o uso de lentes de contato com o uso de óculos de grau para dar descanso aos olhos 🙂
      Para o seu grau o mais indicado é utilizar uma lente de alto índice de refração em uma armação menor. Infelizmente quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas as suas lentes vão ficar 🙁
      Em relação ao efeito de olhos pequenos, isso acaba sendo uma característica de todas as lentes para miopia. As Lentes Tokai 1.76, por serem lentes de alto índice de refração e possuírem design asférico, reduzem bastante esse efeito, mas infelizmente não eliminam 100%. Nós temos um depoimento, em vídeo, da Fernanda Miranda que tem 8 graus de miopia em um olho e 11 no outro e contou o que achou das Lentes Tokai 1.76. Você pode ver o vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=SbFo5-Vn-rI
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente por aqui em nosso e-mail contato@lenscope.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest