Como saber se tenho miopia ou astigmatismo: guia completo

Como saber se tenho miopia ou astigmatismo: guia completo
  • por
0
(0)

Para algumas pessoas pode ser um verdadeiro desafio distinguir miopia e astigmatismo. Inclusive, é comum que esses erros refrativos sejam confundidos ou gerem dúvidas. Por isso, no artigo de hoje explicaremos quais as diferenças entre os dois e como saber se você tem miopia ou astigmatismo.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da miopia e seus sintomas

A miopia, também conhecida como vista curta, é um erro refrativo comum que afeta a visão de longe. Nessa condição, objetos próximos são vistos com clareza, enquanto os distantes se tornam embaçados. Dessa forma, a principal dificuldade que a miopia causa é a limitação na capacidade de enxergar com nitidez objetos distantes, como placas de trânsito ou quadros em salas de aula.

Entre as causas para o desenvolvimento da miopia estão os fatores genéticos. Ou seja, se um ou ambos os pais têm miopia, há maior probabilidade de a criança também desenvolver a condição. Além disso, passar muito tempo em frente às telas digitais, como smartphones e computadores, assim como realizar atividades de leitura intensiva, pode aumentar o risco de desenvolver miopia, especialmente em crianças e jovens.

Como saber se você tem miopia

Abaixo estão os principais sinais que podem indicar a presença de miopia em adultos e crianças:

  • Sintomas da miopia em adultos: dificuldade em enxergar objetos distantes com nitidez, visão embaçada ao assistir a eventos em salas de grande porte, cansaço ocular, necessidade de semicerrar os olhos para enxergar com clareza à distância, sensação de que a visão melhora temporariamente ao fechar os olhos por um momento;
  • Sintomas da miopia em crianças: dificuldade em enxergar a lousa na escola, fadiga visual ao realizar atividades que envolvem foco em objetos distantes, aproximar-se demasiadamente da TV ou de outros dispositivos eletrônicos para enxergar melhor, esfregar os olhos frequentemente devido ao desconforto visual, queda no rendimento escolar.

Saiba mais sobre o que é astigmatismo, suas causas e sintomas principais

O astigmatismo é um erro refrativo ocular causado por uma curvatura irregular da córnea ou da lente, resultando em visão distorcida. Além disso, ao contrário da curvatura regular do olho, o astigmatismo cria uma forma oval, afetando a focalização da luz na retina. Por isso gera dificuldades visuais significativas, como: visão embaçada, tanto de perto quanto de longe, falta de nitidez em diferentes distâncias. Entre as causas para o astigmatismo estão:

  • Curvatura Irregular: a forma da córnea ou da lente é anômala, afetando a focalização adequada da luz;
  • Hereditariedade: a predisposição genética aumenta o risco de desenvolver astigmatismo;
  • Lesões Oculares: traumas podem modificar a curvatura da córnea ou da lente;
  • Cirurgias Anteriores: intervenções oculares podem resultar em astigmatismo secundário.

Conheça as diferenças entre miopia e astigmatismo

Miopia e astigmatismo são erros refrativos que possuem muitas semelhanças, mas apresentam diferenças significativas que apresentaremos a seguir:

  • Problema de Visão: uma das principais diferenças entre miopia e astigmatismo são os problemas visuais. A miopia, por exemplo, afeta a visão de objetos distantes, enquanto o astigmatismo, pode distorcer a visão tanto de perto quanto de longe;
  • Desenvolvimento e Agravamento: miopia tende a estabilizar entre 20 e 40 anos, enquanto astigmatismo pode se desenvolver ou piorar em diferentes fases da vida. Miopia é mais comum em jovens, enquanto astigmatismo pode estar presente desde o nascimento;
  • Raridade e Gravidade: Astigmatismo, embora mais comum, não costuma causar sintomas significativos. Por outro lado, miopia pode progredir para formas mais graves, como a miopia degenerativa, afetando a visão de longo prazo.

Como saber se tenho miopia ou astigmatismo

Descobrir se você tem miopia, astigmatismo ou ambos requer uma avaliação precisa. O teste mais comum é  o teste de refração e é realizado por oftalmologistas ou optometristas. Esse teste avalia como seus olhos focalizam a luz. Durante o teste, você olha através de uma máquina chamada refrator, que possui várias lentes de diferentes poderes. Dessa forma, o especialista alterna as lentes e você indica qual lente proporciona a visão mais clara.

Os números apresentados durante o teste indicam a força da lente necessária para corrigir seu erro refrativo. Para a miopia, números negativos indicam a quantidade de correção necessária para enxergar claramente de longe. Já para o astigmatismo, além dos números, há direções, como 180º, indicando a posição da irregularidade na córnea ou lente.

como saber se tenho miopia ou astigmatismo

Imagem

Além disso, é importante lembrar que embora existam testes online, somente o oftalmologista é o profissional adequado para diagnosticar uma pessoa com precisão. Assim, testes feitos em casa não substituem consultas com este especialista.

Como a miopia e o astigmatismo são diagnosticados?

A miopia e o astigmatismo são diagnosticados por meio de exames oftalmológicos específicos que avaliam a saúde ocular e a capacidade visual. Aqui estão as formas como esses erros refrativos são diagnosticados:

  • Miopia: teste de acuidade visual, exame do interior do olho, teste de refração, diagnóstico da resposta das pupilas à luz, do movimento ocular, da visão periférica e da pressão intraocular;
  • Astigmatismo: um exame oftalmológico completo avalia a curvatura irregular da córnea ou da lente. O teste envolve o uso de diferentes lentes para corrigir as irregularidades na curvatura do olho, permitindo ao oftalmologista determinar a prescrição corretiva necessária para melhorar a visão e tratar o astigmatismo.

Miopia e astigmatismo tem cura?

A miopia e o astigmatismo não têm cura definitiva, mas há tratamentos eficazes para melhorar a visão e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Para a miopia, os principais tratamentos incluem o uso de óculos ou lentes de contato corretivas. Além disso, a cirurgia refrativa, como o LASIK, pode ser considerada em casos mais graves.

No caso do astigmatismo, os tratamentos também envolvem o uso de óculos ou lentes de contato específicas para corrigir a irregularidade na curvatura do olho. A cirurgia refrativa, como o LASIK e outros procedimentos similares, também pode ser uma opção para corrigir o astigmatismo.

É importante consultar um oftalmologista para determinar a melhor abordagem de tratamento com base na gravidade dos erros refrativos e nas necessidades individuais do paciente.

Controlando a miopia

Embora não seja possível garantir a prevenção da miopia, aqui estão algumas formas de controlá-la:

  • Passar ao menos 2-3 horas diárias ao ar livre;
  • Limitar o tempo de tela;
  • Fazer pausas ao realizar atividades de leitura ou em frente às telas;
  • Fazer exames oculares regulares.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes superfinas para miopia e astigmatismo com melhor custo-benefício

Você está em busca de lentes corretivas superfinas para miopia e astigmatismo com o melhor custo-benefício? Nós da Lenscope estamos aqui para ajudar! Oferecemos lentes corretivas finas para todas as necessidades e idades, com dicas e orientações gratuitas para garantir que você obtenha a melhor versão do seu óculos.

Até 4 Graus: temos as Lentes Lenscope Poli 1.59. Disponíveis nas versões: Incolor, Fotocroma, Digital Confort e Shades.

Mais de 4 graus: temos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que são as lentes de resina superfinas mais indicadas para graus moderados e altos. Disponíveis nas versões: Incolor, Fotocroma, Digital Confort e Shades.

Todas as nossas lentes já incluem tratamentos essenciais, sem custos adicionais. E sabe o que é melhor? Com a Lenscope, você pode optar por fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para a montagem. Tudo isso sem sair de casa! Então, agora é o momento de investir na sua visão. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site e descubra como podemos proporcionar lentes superfinas e de qualidade para você, de maneira prática e acessível.

orçamento

Fontes:

Mayo Clinic

American Academy of Ophtalmology

Cleveland Clinic

American Optometric Association

Mc Cauley Celin – Eyecare Associates

Treehouse Eyes – Myopia care for kids

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *