Cuidados ao comprar óculos: Xerife do Consumidor é acionado por venda casada em loja de óculos

patrulha do consumidor
  • por
0
(0)

O quadro “Xerife do Consumidor” é exibido na Record TV há quase uma década, com o objetivo de “fazer valer os direitos dos consumidores que foram lesados numa relação de consumo. Então, no artigo de hoje, falaremos de um caso ocorrido ao comprar óculos em uma ótica e mostrado na versão conhecida por “Xerife do Consumidor”, apresentado por Jorge Wilson, igualmente exibido na Record TV.

Nesse sentido, o conteúdo mostra casos reais de pessoas que foram prejudicadas injustamente, solucionando os problemas com o amparo da lei. Além disso, o programa apresenta dicas e orientações com base no “Código de Defesa do Consumidor” Continue a leitura para entender como você pode ficar seguro ao comprar seus óculos e como pode impedir que eventualmente caia nesse tipo de “golpe”.

Xerife do consumidor verifica práticas irregulares em loja de óculos

Infelizmente, muitas óticas ainda trabalham de maneira proibida pela lei, oferecendo, frequentemente, promoções que incluem práticas ilegais de venda casada. O xerife do consumidor foi chamado para verificar práticas ilegais de uma loja de óculos em São Paulo que praticava venda casada e propaganda enganosa. A blitz no local aconteceu juntamente com o Procon.

A venda casada na loja de óculos em questão era caracterizada por oferecer exame de vista grátis, porém o cliente era “obrigado” a comprar os óculos na mesma loja. Dessa forma, o exame médico do consumidor ficava retido na loja, sem que o cliente tivesse acesso.

Não raro, você pode ser surpreendido por lojas de óculos trabalhando incorretamente também com outro formato: oferecem preços baixos nas armações, mas condicionam a promoção das armações à compra das lentes. Ou seja, o consumidor que deseja aproveitar a oferta e comprar sua armação não só tem que comprar a armação, mas também o par de lentes na mesma loja.

Caso você, nosso leitor, queira acionar o xerife do consumidor aqui vai o passo a passo, de acordo com as orientações da Record TV:

Para participar do programa, é importante ter uma denúncia grave a se fazer. 

  1. Para ser selecionado a participar do quadro televisivo, você precisa ter uma denúncia importante a fazer.
  2. Basta acessar o site da emissora e pesquisar pela sessão onde estão listados os programas da tarde. Você pode se inscrever em todos os quadros do programa da tarde.
  3. Preencha o formulário com seus dados.
  4. E, por fim, descreva sua denúncia e envie anexo fotografia/imagem que comprove ou ilustre sua situação.

Pronto! Agora é aguardar e torcer para sua denúncia ser selecionada e ter essa ajuda para resolver seu problema.

Problemas para comprar óculos? Saiba como resolver

De acordo com os órgãos responsáveis pelos direitos dos consumidores, não é permitido que as lojas:

  • Fiquem com as receitas dos clientes.
  • Disponibilizem exame oftalmológico no estabelecimento.
  • Indiquem oftalmologistas, pois você tem o direito de fazer seu exame com um médico da saúde dos olhos da sua escolha.

Essas práticas, além de não serem corretas, é ainda um crime, como previsto no Código de Defesa do Consumidor, pois o consumidor não pode ser “obrigado”, nem coagido a comprar determinado produto com a promessa de ganhar outro ou algum benefício. Assim, alguns problemas que, infelizmente, ainda são muito comuns na hora de comprar seus óculos são:

  • Loja oferecer exame de vista gratuito ou com desconto na compra de óculos. Prática proibida pelo Código Defesa do Consumidor e pelo Código de Ética do Conselho Federal de Medicina.
  • Assim também, quando as lojas de óculos retêm o exame realizado pelo oftalmologista, e o consumidor fica sem acesso à sua receita médica, também é uma prática ilegal.
  • Bem como, abordar o cliente na porta da loja, pois é considerado como uma prática abusiva.
  • Além disso, venda de lentes apenas se comprar as armações também no mesmo local.

A recomendação é que o consumidor denuncie as óticas que realizam venda casada. Para isso, você precisa entrar em contato com o Procon mais próximo.

5 dicas para comprar óculos com segurança

Agora, leitor, confira 5 dicas de como comprar óculos com segurança.

  • O exame de vista é seu

Não seja refém dessa “estratégia”. Portanto, escolha um médico de confiança, pague pelo seu exame e fique livre para levar e solicitar orçamentos onde desejar.

  • Sugestão de tecnologias, sim. Mas de marcas, não.

No seu exame médico o profissional pode sugerir alguma tecnologia especifica para o seu caso, mas na prescrição do seu grau não deve ter marcas de lentes de óculos.

  • Pelo menos 3 orçamentos

O recomendado é que você faça orçamentos em pelo menos três estabelecimentos diferentes para entender um pouco mais sobre o assunto e evitar cair em ciladas.

Para identificar isso você precisa checar se a conexão é segura (se tem a imagem de um cadeado ao lado da URL do site, por exemplo); se possui “Política de Privacidade” ou “Termos e Condições de Segurança”; selos de garantia e canais de contato.

  • Indicação de amigos

Você também pode conversar com seus amigos que já compraram em alguma loja e pergunte o que acharam. Em caso de compras online, uma dica prática é ler os depoimentos e avaliações de quem já comprou.

DICA EXTRA: Saiba qual é o seu formato de rosto

Será bem mais fácil escolher seu novo par de óculos e, além disso, mais prazeroso usar modelos de armações que combinam com seu formato de rosto e seu estilo.

É possível comprar óculos de forma segura pela internet?

E a resposta é: SIM! É possível comprar óculos de maneira segura pela internet, inclusive aqui na Lenscope. Nossas lentes tem garantias e certificados de autenticidade, assim, caso você não fique satisfeito é possível devolver seus óculos e ter o dinheiro de volta. Nós oferecemos 100 dias para provar

E você já sabe como funciona a garantia das nossas lentes? Todas as nossas lentes possuem garantia contra defeitos de fabricação e já está incluído o certificado de autenticidade. Então, caso você compre com a gente e encontre algum defeito de fabricação, para acionar a nossa garantia é muito fácil: basta tirar uma foto e enviar para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br.

Transparência na compra de óculos e lentes de grau

Agora que você já sabe mais sobre venda casada, como pode denunciar algo errado ao xerife do consumidor e como se prevenir contra as praticas abusivas de alguns estabelecimentos, está pronto para trocar seus óculos ou comprar um modelo novo com segurança. Dessa forma, se está na hora de trocar suas lentes de óculos, veja as opções disponíveis para seu grau que nós oferecemos.  Para cada necessidade, existem diferentes tipos de lentes. 

Somos uma health tech com o intuito de democratizar o acesso à informações sobre saúde visual e lentes de qualidade por um ótimo custo benefício. Por isso utilizamos tecnologia e inovação para auxiliar o acesso a óculos de qualidade, um par de olhos por vez. Você pode fazer agora mesmo seu orçamento com a gente: é online e gratuito! E para ficar sempre informado com dicas e notícias que te ajudarão a manter a saúde dos seus olhos você pode assinar a nossa newsletter.

michael jackson de óculos

 

Fontes:

Consumidor News

R7

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *