conjuntivite viral

Conjuntivite viral: o que é, sintomas e tratamentos

A Conjuntivite Viral é uma infecção que afeta a conjuntiva do olho, causada pelo vírus adenovírus. Essa infecção é contagiosa e exige alguns cuidados específicos que vamos te contar aqui neste artigo em nosso blog. 

Os sintomas mais comuns da conjuntivite viral

Sabe quando sentimos nossos nossos inchados, coçando, bem vermelhos e notamos uma secreção meio estranha? Então, esses são os sintomas mais comuns da conjuntivite viral que também pode vir acompanhada da sensibilidade à luz. 

A lista completa de sintomas da conjuntivite viral inclui:

  • Vermelhidão dos olhos
  • Inchaço da pálpebra;
  • Secreção ocular;
  • Irritação ocular;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Coceira;
  • Visão borrada ou embaçada;
  • Lacrimejamento;
  • Dor nos olhos;
  • Sensação de objeto estranho no olho, como se tivesse areia.

Você já sentiu alguns desses sintomas? Conta pra gente nos comentários.

Como eu posso pegar conjuntivite viral? 

Você pode pegar conjuntivite ao ter contato direto com alguém contaminado pelo adenovírus, seja pelo ar, por tosse ou espirros. 

No entanto, a conjuntivite viral também pode se manifestar a partir de infecções no trato respiratório, pela gripe ou resfriado causados pelo vírus e, em situações menos comuns, através do sarampo. 

Além da conjuntivite viral existem outros tipos de conjuntivite: a conjuntivite bacteriana e a conjuntivite alérgica. A principal diferença está em como elas podem surgir. Veja a seguir: 

  • Conjuntivite bacteriana – Do tipo mais comum, é causada por bactérias que infectam o olho por meio do contato com fontes de contaminação.
  • Conjuntivite alérgica – Geralmente é desencadeada por alérgenos, como pólen, ácaros ou pelos de animais. É mais comum em quem já tem pré-disposição a alergias.

E uma curiosidade:  a conjuntivite viral pode se manifestar primeiro em apenas um olho e, depois, acabar passando para o outro olho em questão de alguns dias. É por isso que começar a tratar a conjuntivite e viral assim que surgir é o mais recomendado.  

Por quanto tempo eu posso ficar com conjuntivite viral? 

Por ser causada por um vírus, a  conjuntivite viral pode ser encarada como se fosse um resfriado quando pensamos no seu tempo de duração.  

Afinal, todo vírus passa por um tempo de vida dentro de nosso organismo, até que não exista mais. Geralmente ele pode durar de 2 a 3 semanas.

Após esse período, os sintomas da conjuntivite viral devem desaparecer gradualmente.

E uma informação importante: a conjuntivite é contagiosa. Por isso, se você está com os sintomas da conjuntivite viral, evite o contato com outras pessoas e, se puder, fique em casa. 

Existe relação entre a conjuntivite viral e o novo coronavírus?

Sim. A conjuntivite viral e o novo coronavírus (COVID-19) podem estar relacionados. Você sabia? 

O vírus que causa o coronavírus pode nos infectar tendo como porta de entrada os nossos olhos, de acordo as pesquisas realizadas pela Academia Americana de Oftalmologia (AAO). 

Dessa forma, foi descoberto que não é apenas pelo nariz ou pela boca que podemos nos contaminar pelo Coronavírus, mas também através dos nossos olhos.

E pode acontecer de quem está com coronavírus apresentar uma leve conjuntivite folicular, além de secreções oculares.

Ou seja, a conjuntivite pode ser um dos sintomas raros do novo coronavírus. Por isso, fique de olho e procure orientação médica imediatamente em caso de suspeita.

Os tratamentos para conjuntivite viral

Os tratamentos recomendados para a conjuntivite viral proporcionam o alívio dos sintomas e amenizam o desconforto causado em nossos olhos

Entre eles, destacamos o uso de compressas de água fria e soluções de lágrimas artificiais. 

Já para os casos mais graves da infecção, o médico especialista pode recomendar colírios mais específicos. 

Mas, lembre-se que o uso dos colírios ou até as compressas de água são maneiras para aliviarem os sintomas, não garantindo por si só a a cura da conjuntivite viral. 

Cuidados simples que te ajudam passar pela conjuntivite viral

Alguns  dos sintomas da conjuntivite viral que mais incomodam é a sensibilidade à luz e o desconforto quando piscamos. 

No entanto, algumas alternativas simples ajudam você a se sentir melhor, como por exemplo, usar óculos de sol (com ou sem grau).  

O óculos de sol te ajuda reduzindo a claridade do ambiente, além de te proteger contra os raios ultra-violetas.

Mas atenção: a proteção dos raios UV só é garantida quando o óculos de sol acompanha lentes com proteção UV. Por isso, sempre fique atento.

Outra opção que também pode te ajudar nesse momento é usar as lentes fotossensíveis, aquelas que clareiam ou escurem de acordo com a intensidade de luz no ambiente onde você estiver.

Dessa forma, quando você está em um ambiente muito iluminado, as lentes escurecem, garantindo maior conforto para os seus olhos já irritados devido à conjuntivite viral. 

Essas duas opções são ideais para aliviar os sintomas que incomodam muito durante o tempo de incubação do vírus no organismo.

Veja só as dicas de óculos de sol e de lentes fotossensíveis que preparamos para você.

Onde comprar óculos de sol e lentes fotossensíveis que ajudam a ter mais conforto com a conjuntivite viral?

Óculos de sol e lentes fotossensíveis são facilmente encontrados nas óticas físicas, mas como a recomendação é ficar em casa e evitar o contato com as outras pessoas caso você esteja com conjuntivite, comprar sem sair de casa é a melhor opção.

E você sabia que dá pra comprar óculos de sol com ou sem grau e lentes fotossensíveis pela internet, economizando tempo e dinheiro? Pois é. Esse é um dos motivos pelo qual nós da Lenscope surgimos. 

Quando paramos pra pensar na forma como as lentes para óculos ainda são vendidas, a gente sentiu que precisava fazer algo.

Afinal, não é possível desde o século XIX, a venda de lentes aconteça da mesma maneira, chegando para o consumidor final com um preço tão elevado. A gente também não concorda com isso. 

É por isso somos pioneiros na venda de lentes para óculos de forma 100% online, oferecendo lentes de qualidade por um preço muito mais acessível para você.

E o melhor é que a gente já reuniu tudo o que você precisa, criando a lente ideal para a sua necessidade. Assim você não corre o risco de ficar perdido entre milhares de opções de lentes que existem. 

Dessa forma, todas as nossas lentes para óculos de sol e fotossensíveis já contam com a proteção 100%UV, protegendo e proporcionando mais conforto para seus olhos quando você está enfrentando a conjuntivite viral.

Além disso, usar lentes que tenham proteção 100%UV também ajudar a prevenir uma série de doenças graves dos olhos como catarata ou degeneração macular. 

Como fazer meu óculos na Lenscope? 

É muito simples fazer seu óculos na Lenscope, seja ele um óculos de sol com ou sem grau ou mesmo um óculos com lentes fotossensíveis.

É só você:

  • Escolher a lente ideal para o seu grau e sua necessidade;
  • Enviar uma foto da receita do seu óculos e uma foto sua para medirmos sua DNP;
  • Enviar uma armação que você já tenha ou você também pode adquirir uma nova com a gente;
  • E aguardar receber seu óculos pronto em casa.

Saiba como funciona todo o processo de compra para a sua região em nosso site

Se você está pensando em fazer um óculos de sol com grau, você só precisa escolher a cor da lente para óculos escuro que mais combina com você.

Nós temos 6 cores diferentes de lentes para óculos escuros, sendo elas: 

  • Cinza Dark Full
  • Cinza Dark Gradiente
  • Marrom Full
  • Marrom Gradiente
  • Verde Full
  • Verde Gradiente

E as nossas lentes fotossensíveis estão disponíveis na cor cinza.

Além de produzirmos as lentes de acordo com o seu grau, você também pode pedir por lentes sem grau, caso não precise usar óculos. Legal, né?  

Conheça nossas lentes escuras para até 4 graus e nossas lentes fotossensíveis para até 4 graus

Nossas lentes para quem tem grau alto e sofre com o óculos grosso

Se você tem mais de 4 graus, você já começa a se preocupar com a espessura final das suas lentes e em como seu óculos pode ficar. A gente te entende.

É por isso, que quando surgimos fizemos questão de tornar mais acessível a lente de resina considerada a mais fina do mundo: as Lentes Tokai 1.76

Produzidas no Japão e vendidas exclusivamente pela internet em nosso site, elas são capazes de proporcionar um óculos mais fino, mesmo em casos de alto grau.

E a boa notícia é que elas também estão disponíveis na versão para óculos de sol, em 6 cores diferentes e na versão Transitions. 

Saiba mais sobre as Lentes Tokai 1.76 em nosso site

Esperamos que nossas dicas sobre onde e como você pode proporcionar maior conforto para seus olhos quando você está com conjuntivite viral possam ter te ajudado. 🙂

E você deve estar se perguntando, existe alguma maneira de prevenir a conjuntivite viral? Ainda bem que existe. Vamos te contar o que você deve evitar para se proteger.

Como prevenir a conjuntivite viral

Algumas práticas simples podem a prevenir a conjuntivite viral. Separamos algumas delas para você. Olha só:

  • Não tocar nos olhos com as mãos;
  • Higienizar sempre as mãos ;
  • Trocar sua toalha diariamente e não compartilhar objetos de uso pessoal com outras pessoas;
  • Não usar maquiagem para os olhos que não seja sua;
  • Lavar as mãos antes de depois de usar colírios ou pomadas na região dos olhos;
  • Evitar exposição a agentes que podem irritar os olhos ou causar conjuntivite, como fumaça ou agentes alérgenos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre e conjuntivite viral, queremos saber: você ficou com alguma dúvida? 

É só deixar aqui nos comentários. 🙂 

E não deixe de conhecer nossas lentes e uma nova forma para fazer as lentes do seu óculos com a gente. 

Esperamos te ajudar a enxergar com clareza em breve. 

conjuntivite viral

Conjuntivite viral: o que é, sintomas e tratamentos
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest