Desembaçador de óculos: Cuidados e produtos confiáveis

desembaçador de óculos
  • por
5
(1)

Quem usa óculos certamente já teve as lentes embaçadas e precisou usar um desembaçador de óculos. Seja por estar cozinhando, degustando uma bebida quente, praticando exercícios físicos ou, ultimamente, por causa do uso de máscara facial, decorrente da pandemia de Covid-19.

Então, se você tem esse problema no dia a dia e quer saber como evitar, não se preocupe. Pois neste post, vamos explicar um pouco do porque os óculos embaçam.

 Além disso, se você nos acompanhar até o fim, vai ficar sabendo também de algumas dicas e produtos, que ajudam muito a evitar que seus óculos fiquem embaçados! 

Por que óculos embaçam

Basicamente, os óculos embaçam quando o ar no ambiente condensa nas lentes. Isso acontece devido a  diferença de temperatura entre os dois. 

Entretanto, é importante considerar que há várias circunstâncias em que as lentes embaçam e que isso pode acontecer tanto do lado interno quanto do lado externo delas.

Algumas situações em que as lentes embaçam do lado interno são devido ao uso de máscara facial,  a pratica de exercícios ou trabalho pesado, por exemplo. 

Já ao entrar ou sair de ambientes com grande diferença de temperatura, como uma sala com ar condicionado ou um carro estacionado sob o Sol, ou mesmo o simples ato de se inclinar sobre uma xícara de café quente, causam o embaçamento da parte externa da lente.

Óculos embaçado: Muito além de um mero incômodo

Todos sabemos que a visão é o principal sentido no modo como interagimos com o mundo à nossa volta, não é?

Assim, algo que na maioria das vezes pode parecer um mero transtorno simples de contornar, como ter os óculos embaçados, eventualmente podem trazer consequências desastrosas.

Nesse sentido, há algumas situações em que devemos estar atentos ao que acontece em nossa volta. Como dirigir, operar máquinas pesadas, praticar de esportes ou manusear produtos químicos.

Nesses casos, ter as lentes do óculos embaçadas podem causar verdadeiros desastres. Principalmente em ambientes em que se exige o uso de óculos de segurança, é vital estar atento ao seu entorno. 

Por isso, é sempre bom reforçar a importância do uso de desembaçador de óculos nessas situações.

A seguir, vamos mostrar alguns tipo de desembaçador de óculos que podem te ajudar!

Desembaçador de óculos: principais tipos

A princípio, desembaçadores de óculos funcionam revestindo as lentes fazendo uso de uma solução hidrofílica, ou seja, que absorve facilmente a água. Aqui listamos alguns dos tipos mais usados

Lembre-se: antes de aplicar o antiembaçante, é recomendável fazer a limpeza das lentes. Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um kit de limpeza contendo 3 itens essenciais que o ajudará a limpar os seus óculos!

  • Spray antiembaçante: com as lentes limpas e secas, aplique uma camada do spray antiembaçante e aguarde alguns minutos até a solução agir. Em seguida, enxágue e deixe secar naturalmente.
  • Lenço antiembaçante: aqui, a vantagem dos lenços antiembaçantes é que a maioria deles serve para fazer também a limpeza das lentes. Geralmente estão disponíveis em embalagens únicas. É recomendável não lavar os lenços e guardar sempre em sua embalagem original. 
  • Gel antiembaçante: a aplicação do gel antiembaçante se dá com um lenço específico para a função, com a finalidade de evitar riscos à lente. Embora pouco prático, pois demanda mais tempo para a aplicação, traz melhores resultados quanto a durabilidade do efeito do produto.

Como usar desembaçador de óculos:

Independente do tipo escolhido de desembaçador de óculos, é preciso preparar adequadamente as lentas antes da aplicação. Aqui vai um prático passo a passo sobre como proceder:

  1. Limpe as lentes antes de aplicar o tratamento antiembaçante.
  2. Agite bem a solução antes de aplicar.
  3. Aplique a solução. Certifique-se de que toda a área da lente está coberta e também de aplicar em ambas as superfícies da lente.
  4. A maioria dos produtos recomendam um prazo de alguns minutos antes de limpar a solução. Verifique as instruções da embalagem e fique atento, pois variações na temperatura pedem prazos diferentes para secagem.
  5. Limpe as lentes com um pano seco. Usar um pano úmido pode eliminar parcialmente o antiembaçante.
  6. Faça um polimento final com mais um pano seco para obter mais brilho e visibilidade.

Como usar máscara e evitar que as lentes embacem

Quem usa óculos já deve ter passado por situações de lentes embaçadas por causa do uso de máscara facial durante a pandemia de Covid-19. 

Além de incomodar, quando precisamos fazer a limpeza das lentes várias vezes ao dia, existe o aumento do risco de contaminação pelo coronavírus! 

Pensando nisso, a Lenscope publicou um post aqui no blog com dicas valiosas sobre como usar máscara de proteção e não ter os óculos embaçados. Vale a pena conferir!

 

Escolha armações que dificultem o embaçamento

Quem precisa usar óculos e trabalha na área da saúde ou pratica esportes, por exemplo, geralmente convive com o embaçamento das suas lentes.

Porém, o que alguns não sabem é que a escolha tanto das lentes, quanto da armação, de seus óculos podem ajudar a evitar este incômodo!

Ao escolher uma armação, é preciso considerar que quanto mais o ar fica preso entre as lentes e seu rosto, mais embaçada elas ficarão. Portanto, procure escolher armações que propiciem uma boa circulação de ar na área.

Do mesmo modo, quanto maiores as lentes, maior a área de superfície. Por isso as chances de embaçamento aumentam. 

Além disso, outro fator que deve ser levado em consideração e pode influenciar é a posição em que a armação vai se assentar no seu rosto.

O ideal é que a armação fique mais afastada das narinas, de modo que se evite  maior contato das lentes com a respiração.

Desembaçador de óculos para prática de esportes 

Atualmente, as lentes de proteção, com ou sem grau, voltadas para a prática de esportes, em sua maioria, já vem equipadas com propriedades antiembaçantes.

Um bom exemplo são os óculos usados para a prática de esqui na neve, que apresentam lentes duplas e reduzem drasticamente o embaçamento. 

Do mesmo modo, esportes aquáticos também pedem uma proteção extra quando o assunto é lente antiembaçante. Hoje, existem além das lentes com essa tecnologia embutida, uma gama de desembaçadores de óculos voltados para o uso dentro da água.

Acima de tudo, o tratamento ideal será sempre aquele que funcione melhor para você, de acordo com suas necessidades específicas.

E você, tem sofrido com óculos embaçados?

Definitivamente, em tempos de pandemia, você já deve ter passado por alguma experiência de óculos embaçados, não é? 

Assim como pode causar algum eventual incômodo, o uso de óculos tem se mostrado uma eficiente barreira de proteção contra o coronavírus. 

Nesse sentido, é  sempre importante manter os óculos limpos, o que contribui também para que não embacem. Do mesmo modo, escolher e manter a armação de seus óculos ajustada vai ajudar muito a manter as lentes sempre límpidas.

Por fim, fica aqui o convite para fazer nosso teste de visão online e gratuito desenvolvido por especialistas. Porém não se esqueça de consultar seu oftalmologista regularmente!

desembaçador de óculos - teste de visão

Fontes:

All About Vision

OHS Online

Safety Glasses USA.com/Blog

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *