Excesso de tela: entenda como impacta a saúde das crianças

Excesso de tela: entenda como impacta a saúde das crianças
  • por
0
(0)

No atual mundo em que vivemos, o excesso de telas é uma realidade na vida de crianças e adolescentes, seja através de smartphones, computadores, tablets, vídeo games ou televisões. A tecnologia já faz parte do cotidiano das novas gerações.

Contudo, é fundamental saber dos impactos negativos que o excesso de tempo em frente às telas pode causar à saúde geral e ocular. Falaremos também sobre como os pais ou responsáveis podem agir quanto às limitações às telas em casa. Continue a leitura e descubra!

Excesso de tela: saiba como pode prejudicar crianças

O termo tempo de tela, ou, no caso, atividades realizadas em frente às telas digitais, diz respeito a quanto tempo uma pessoa passa inativa sentada em frente às telas, como, por exemplo, no videogame ou computador.

O tempo gasto de crianças em frente às telas, pode variar conforme a família da criança. Usemos um exemplo do caso de crianças americanas, onde o tempo nas telas é em média de 3 horas em frente a TV.

Sobretudo, a soma em frente às telas digitais, é de 5 a 7 horas por dia. Nesse sentido, o termo representa não só o sedentarismo, mas também diz respeito aos efeitos negativos, neste caso, nas crianças.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a média de horas que as crianças (por faixa etária) em frente as telas, é de seis horas, entre 8 e 10 anos, nove horas, de 11 a 14 anos, e sete horas e meia, entre 15 e 18 anos.

Além disso, passar muito tempo vendo TV, ou navegar tempo demais na internet, pode afetar negativamente o desenvolvimento de crianças muito pequenas.

Miopia

O uso prolongado de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, causa um esforço visual constante para focar em objetos próximos. Nesse sentido, causando o alongamento do globo ocular e, consequentemente, o desenvolvimento da miopia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos caminhando para uma pandemia de miopia devido ao excesso de telas, sendo considerado um dos principais fatores contribuintes para seu surgimento. 

A organização recomenda adotar medidas preventivas, como o uso equilibrado das tecnologias digitais. Dessa forma, preservando a saúde ocular das crianças e adolescentes.

Olhos secos

A síndrome do olho seco é uma condição oftalmológica que pode ser agravada pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Portanto, embora todos estejam suscetíveis a desenvolver a condição, crianças estão mais vulneráveis, devido à sensibilidade do sistema lacrimal em desenvolvimento.

Além disso, existe o fato da criança não conseguir comunicar corretamente os sintomas da condição. Por isso, é tão importante monitorar e controlar o tempo de exposição às telas.

Fadiga Ocular

A fadiga ocular, é uma condição oftalmológica que ocorre quando os olhos passam por um esforço visual excessivo ou prolongado. Ela é uma resposta do sistema visual à sobrecarga, principalmente associada ao uso intenso de dispositivos eletrônicos.

As crianças podem se queixar da fadiga ocular de outra forma, diferente dos adultos, alguns sintomas comuns de fadiga ocular em crianças incluem:

  • Coceira e esfregar os olhos;
  • Dificuldades de concentração e desinteresse durante atividades visuais prolongadas, como, por exemplo, ler;
  • Visão Turva ou dificuldade de enxergar com clareza;
  • Irritabilidade ou mudanças de comportamento;
  • Desinteresse e efeitos negativos no aprendizado escolar.

Em resumo, o excesso de tempo nas telas pode levar as crianças a se desinteressar por atividades que não envolvam dispositivos eletrônicos. Dessa forma, afetando negativamente o desempenho escolar, a participação em atividades ao ar livre e a interação social.

Obesidade

Antes de mais nada, quanto mais expostas ao excesso das telas, mais sedentárias ficam as crianças. O excesso de exposição leva os pequenos a brincarem menos entre si ativamente. Assim, não gastam energia, consequentemente, não queimando calorias e ganhando sobrepeso.

Sono interrompido

O sono interrompido é um sintoma comum, pois, após horas em frente às telas, é normal apresentar sintomas como insônia, estresse, cansaço durante o dia e irritabilidade em crianças e adolescentes.

Impacto emocional

Um uso excessivo de telas pode resultar em instabilidade emocional, como, por exemplo, irritabilidade, depressão, e ansiedade.

Confira como reduzir o tempo de tela dos seus filhos

Segundo recomendações pediátricas, o limite saudável de exposição às telas digitais para crianças entre 2 e 5 anos é de no máximo uma hora de tela por dia. Até os 5 anos, a criança desenvolve rapidamente suas habilidades manuais e motoras. Por isso, precisam se movimentar e interagir socialmente.

Nesse sentido, uma das medidas preventivas para diminuir o tempo de tela das crianças é dar um bom exemplo, e claro, diminuir o tempo de tela. Entre crianças de 5 e 17 anos, é chegada a adolescência, ou seja, fica mais difícil impor limites de tempo em frente às telas. Estabeleça não mais do que duas horas de telas diárias, exceto para trabalhos de casa.

A seguir, separamos algumas dicas a serem seguidas para impor limites: 

  • Dê o exemplo: passe mais tempo com a família ao invés das telas, de exemplo para seus filhos;
  • Horários e locais sem tempo de tela: estabeleça limites de horários e converse sobre determinados lugares sem telas, como, por exemplo, durante atividades escolares ou em horários de refeições em família, proíba o uso de dispositivos;
  • Fique atento aos conteúdos consumidos pelos seus filhos: observe os conteúdos que as crianças e adolescentes se expõem;
  • Defina limites: estabeleça limites de horas em frente às telas, seja firme quanto a horários preestabelecidos;
  • Consistência: seja firme em suas decisões quanto aos limites de horários e dias permitidos em frente às telas.

Impactos da pandemia em relação a permanência do tempo de tela

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças na rotina das pessoas, principalmente o aumento do tempo em frente às telas. Bem como o isolamento social e o aumento do trabalho e estudo remoto, aumentando a interação virtual.

Um estudo realizado pela Jama Network revelou conclusões importantes a respeito desse fenômeno, mostrando um aumento significativo no tempo gasto em frente às telas durante a pandemia.

Assim, adultos, crianças e adolescentes tiveram um crescimento significativo de uso de dispositivos eletrônicos, seja devido ao trabalho, estudos ou entretenimento. Sobretudo, as crianças, em particular, foram fortemente impactadas.

Isso porque com a suspensão das aulas presenciais, o ensino à distância se tornou obrigatório, levando a um aumento no tempo passado em frente aos computadores, tablets e smartphones.

A Secretaria Brasileira de Pediatria ressalta sobre a importância dos pais e responsáveis estabelecerem limites quanto ao uso de dispositivos eletrônicos, reduzindo impactos negativos das telas. Nesse sentido, garantindo um ambiente saudável e equilibrado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

Lentes com filtro de luz azul com melhor custo-benefício

Como você viu até aqui, o uso de telas digitais faz parte da nossa atual realidade, incluindo para crianças e adolescentes. Por isso, proteger nossos olhos quando estamos em frente às telas, é fundamental para garantir nossa saúde visual.

Sabemos que descobrir a  necessidade de usar  óculos pode ser assustador e, que escolher a armação e lentes certas, pode ser um desafio. Mas pensando em proporcionar a você a confiança em ver bem, aqui na Lenscope te damos a oportunidade de provar e amar suas lentes durante 100 dias*, se não se adaptar, devolvemos o seu dinheiro. Se interessou? Vem saber um pouco mais sobre a gente.

Nós da Lenscope somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, oferecemos lentes com filtro de luz azul para todas as necessidades. Nossas lentes já  contam com uma série de tratamentos que garantem mais conforto e proteção para você e suas lentes, sem que pague a mais por isso. Proteger seus olhos enquanto trabalha ou descansa em frente às telas ficou bem mais acessível. 

Por isso, se você quer ter lentes com filtro de luz azul de qualidade e com um preço ao seu alcance, faça um orçamento online e embarque com a gente nessa forma inovadora de fazer óculos de grau.

*Consulte os termos de compra.

orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic | OSF HealthCare | Medline Plus | Children’s Hospital of Philadelphia | JAMA Network Open | Science Table

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *