óculos de descanso

5 curiosidades sobre óculos de descanso. 4 e 5 vão te surpreender

Começou a sentir dores de cabeça constantes, dificuldade de enxergar, sensação de dor nos olhos ou fadiga ocular? Talvez você precise de um óculos de descanso.

Por isso, trouxemos nesse artigo 5 curiosidades importantes que você deve saber sobre esse os óculos de descanso.

Acompanhe!

O que são óculos de descanso?

Há muitos anos surgiu um mito que diz que os óculos de descanso são óculos de lentes de grau mais fracas que devem ser usadas quando você está descansando (em casa, por exemplo).

Na verdade, esse tipo de óculos pode ser usado para quem tem ou não algum grau de miopia, hipermetropiaastigmatismo ou presbiopia (vista cansada).

Portanto, qualquer pessoa pode usar óculos de descanso, pois ele tem como objetivo proporcionar conforto a sua visão. Mas isso não significa que ele precisa ser de grau baixo.

Geralmente são lentes:

  • com filtro de luz azul
  • lentes fotossensíveis
  • lentes com antirreflexo

1. Qualquer pessoa pode precisar de óculos de descanso

A necessidade de uso de óculos de descanso não está diretamente relacionada à idade, sexo ou mesmo idade de uma pessoa. Qualquer pessoa, até mesmo crianças, pode precisar desse tipo de lente.

Principalmente quem usa frequentemente aparelhos digitais como celular ou computador.

2. Existe óculos de descanso Transitions ou fotossensíveis

A ideia principal dos óculos de descanso é promover um maior conforto visual ao paciente.

Portanto, o investimento em uma lente Transitions ou fotossensível pode ser muito bem-vindo.

Afinal, essas lentes mudam de cor conforme a incidência de luz no ambiente e muitas vezes quem precisa desse tipo de óculos também sofre com a fotossensibilidade.

Essas lentes também garantem 100% de proteção contra os raios UV, que são extremamente agressivos aos olhos.

óculos de descanso

É importante saber que Transitions é apenas uma das marcas que existem para óculos que escurece e clareia dependendo da luminosidade do ambiente.

O nome verdadeiro desse tipo de lente é lentes fotossensíveis. E cada fabricante de lente para óculos atribui a um nome específico para esse tipo de tratamento. Veja abaixo como é:

Essilor: Lentes Transitions

Hoya: Lentes Sensity

Zeiss: Lentes Photofusion

Lenscope: Lentes Fotocroma

3. Pessoas sem problemas de visão podem usar óculos de descanso

Se você não tem nenhum problema de visão, mas sofre com dores de cabeça e nos olhos, ou mesmo tem fotossensibilidade, também é um candidato ao uso dos óculos de descanso.

Procure um oftalmologista e peça mais informações.

Veja também 11 sinais que indicam que você precisa usar óculos.

4. Existe mais de um tipo de lente para óculos de descanso

Além da opção fotocromática existem ainda lentes antirreflexo e com filtro de luz azul que podem ser utilizadas em óculos de descanso. Por isso, é fundamental a visita ao oftalmologista.

lente antirreflexo reduz os reflexos de luz nas lentes do óculos. Com ela você enxerga tudo de forma muito mais clara, porque funciona como uma espécie de barreira que bloqueia aqueles reflexos indesejados que podem atrapalhar a sua visão.

Não é à toa que é um dos tratamentos mais procurados entre as pessoas que vão usar óculos de grau, pois traz a vantagem de uma visão mais nítida.

óculos de descanso

Já as lentes com filtro de luz azul tem como finalidade proteger os olhos contra a luz azul violeta nociva aos olhos.

Usar óculos com filtro de luz azul é super importante, mesmo que você não tenha grau. Os efeitos da exposição prolongada à essa luz são a fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça constantes.

Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos. Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.

Esse tipo de lente também atende pelo nome de Blue Light. Ela filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue na retina.

Ou seja, essas lentes bloqueiam a luz nociva (luz azul violeta) e deixam passar apenas a luz azul boa para visão (luz azul turquesa).

óculos de descanso
Onde a luz azul está presente: celulares, computadores, TV, aparelhos digitais

5. Óculos para descanso não corrigem problemas de visão

Esse tipo de óculos previne o cansaço visual, protegem os olhos dos raios UV e das luzes que podem ser nocivas.

Mas se você tem um óculos de descanso sem grau, eles não corrigem seu problema de visão. Isso porque é necessário a aplicação do grau em suas lentes.

Então se você descobriu que tem algum problema de visão, então vai precisar fazer um óculos com grau com uma dessas lentes.

Agora que você entende melhor o que são os óculos de descanso, basta procurar um oftalmologista de confiança.

Todo plano de saúde oferece cobertura para oftalmologista, mas se você não tiver um convênio médico, pode procurar o posto de saúde mais próximo.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaudeNota10

óculos de descanso

5 curiosidades sobre óculos de descanso. 4 e 5 vão te surpreender
Média 5 de 1 votos



Comentários

    1. Olá, André! Tudo bom?

      Sempre é recomendado a prescrição médica para fazer suas lentes, mesmo que não tenha nenhum grau. Isso porque, muitos lugares exigem a comprovação da receita para a confecção delas.

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.