franja no olho

Franja no olho prejudica a visão? O que fazer para evitar?

5
(1)

As franjas, além de remontarem desde a antiguidade, são estilosas e democráticas, pois há possibilidades para todos os tipos de rostos. Porém, franja no olho pode causar incômodos.

Por isso, neste artigo falaremos sobre o que fazer e como evitar que a franja caia no olho. Mas, além disso, daremos dicas de franja para quem usa óculos.

Então, continue lendo para saber mais e descubra se fazer franja é para você ou não!

Franja: um corte estiloso e atemporal

Se formos considerar toda a história da franja, não podemos deixar de falar da musa egípcia Cleópatra que, desde o seu reinado utilizava do corte que potencializava seu ar sedutor. Afinal, a franja dá um ar delicado ao rosto, o que ativava o imaginário e o ideal da época.

Contudo, no final da década de 20 a franja reapareceu com a atriz do cinema mudo Louise Brooks. Nessa época, o corte virou febre e passou a representar um estilo irreverente.

Mas, a febre da franja não parou por aí. Pois, na década de 50 a estilista Coco Chanel levou o visual às passarelas. E, da mesma forma, a famosa “bonequinha de luxo”, Audrey Hepburn, influenciou multidões ao usar o corte em seus principais filmes, ainda na mesma década.

Assim, a franja seguiu atravessando gerações, nos anos 60 com o ícone Brigitte Bardot, nos anos 70, representando a liberdade, com os hippies e nos anos 80 com a rainha dos baixinhos Xuxa. Até que, por fim, chega a nossa vez. 

Assim, dando um ar de jovialidade, a franja vem passando por releituras e com isso, combinando com incontáveis tipos de rostos e estilos de cabelos. Com sua delicadeza, a franja, além de ser um corte estiloso e atemporal, ela trás uma mensagem não apenas de sedução, mas de mulher fatal em sua essência.

Mas, será que ao cair nos olhos a franja pode causar problemas? Descubra a seguir!

Franja caindo no olho prejudica a visão?

Parece que um jornal australiano relatou que, se você for jovem, usar a franja sobre um dos olhos pode fazer com que esse olho fique preguiçoso

Contudo, esse mito foi quebrado em uma pesquisa que contava com o Dr. Leonard Press, co-autor do estudo sobre esse tipo de condição ocular.

O Dr, Press descartou essa hipótese e a colocou como sendo apenas uma preocupação antes dos 7 anos de idade. 

Ele disse que ” A história só seria verdadeira se você tivesse alguém jovem o suficiente, e se essa pessoa nunca olhou por aquele olho – se ele estava bloqueado. O motivo de ser falso é que você não tem essa privação constante.”

Então, a franja não vai causar problemas de visão, desde que você tenha mais de 7 anos. Contudo, pode acontecer de cair cabelo no olho, não é mesmo? Por isso, veja a seguir o que fazer nesses casos!

O que fazer caso caia cabelo da franja no olho

Apesar de a franja no olho não representar um risco à visão, caso o cabelo fique em contato ou caia dentro do olho, pode causar incômodo, como qualquer corpo estranho no olho.

Nesse caso, você pode usar um cotonete úmido para tentar agarrar suavemente o fio de cabelo se você o ver caindo em direção ou sob sua pálpebra inferior. Mas, faça isso apenas se o cabelo estiver na parte branca do olho ou na pálpebra. 

Além disso, você pode experimentar lágrimas artificiais ou solução salina para enxaguar os olhos com segurança.

Cílio caiu no olho: o que fazer

Os cílios, destinam-se a proteger os olhos da poeira e dos detritos. Contudo, um cílio pode cair em seu olho e ficar preso por um ou dois minutos.

Na maioria das vezes, um cílio pode ser removido de forma simples e fácil sem complicações adicionais. Por isso, se você tiver um cílio no olho, mantenha a calma e siga as seguintes instruções:

  • Antes de qualquer coisa, lave bem as mãos com água e sabão e seque-as com uma toalha; 
  • Remova todas as lentes de contato, se as tiver;
  • De frente para um espelho, puxe suavemente a pele acima do osso da sobrancelha e a pele abaixo do olho. Olhe atentamente por um momento e veja se consegue ver o cílio flutuando em seu olho;
  • Sem esfregar os olhos, respire fundo e pisque várias vezes para ver se as lágrimas naturais vão lavar os cílios por conta própria;
  • Se sentir que o cílio está atrás da pálpebra superior, puxe suavemente a pálpebra superior para frente e em direção à pálpebra inferior. Olhe para cima, depois para a esquerda, depois para a direita e depois para baixo. Repita esse processo para tentar mover o cílio em direção ao centro do olho;
  • Assim como para remover um cabelo, use um cotonete úmido para tentar agarrar suavemente o cílio se você o ver caindo em direção ou sob sua pálpebra inferior;
  • Se nenhuma das etapas acima for bem-sucedida, pegue um pequeno copo de suco e encha-o com água filtrada morna. Abaixe o olho em direção ao copo e tente enxaguar o cílio;
  • Como último recurso, você pode tentar tomar um banho e direcionar um leve jato de água em direção ao seu olho.

O que fazer para evitar franja no olho

Nos primeiros dias depois de cortar a franja, você não se cansa. Você passa horas no espelho descobrindo todas as maneiras mais fofas de usá-los e experimentando todos os acessórios estilosos que parecem perfeitos para a sua nova franja.

Então, chega o dia em que não importa o que você faça, você simplesmente não consegue fazer com que sua franja coopere. Não importa o que faça, você simplesmente não consegue tirar a franja dos olhos.

Por isso, fizemos uma lista com tudo o que você pode fazer para evitar a franja no olho:

  • Use arco de cabelo;
  • Alise-a para trás;
  • Separe o cabelo no meio utilizando gel modelador de fixação;
  • Use franja lateral;
  • Faça torções da parte central;
  • Faça um mini Pompadour;

Franja para quem usa óculos de grau

Para quem usa óculos de grau, combinar a franja com os óculos de maneira que não cubra os olhos e atrapalhe a visão pode ser um desafio. Porém, você pode:

  • Usar franja curtíssima: Posicionada bem acima da sobrancelha;
  • Usar franja na altura da sobrancelha: Posicionada logo acima ou sobre a sobrancelha, é ideal para quem tem rosto alongado ou ovalado;
  • Franja média ou longa: Apesar de combinar com vários formatos de rosto, é ideal para quem tem o formato de rosto mais redondo, pois ajuda a alongá-lo. 

Franja é para você?

As franjas são democráticas e há muitas possibilidades para cada formato específico de rosto. Contudo, por mais que a franja no olho não prejudique a visão, os fios podem cair no olho e incomodar. Por isso, o ideal é que o corte não fique caindo muito nos olhos. 

Você está pensando em adotar uma franja? Lembra-se do tópico anterior onde falamos sobre quais franjas são mais indicadas para determinados tipos de rosto?

Isso mesmo! 

É importante saber qual é o formato do seu rosto para acertar a franja. Afinal, você não quer um corte que fique incomodando seus olhos, não é mesmo?

Mas não se preocupe. Nós da Lenscope somos uma health tech preocupada com a praticidade e com a saúde ocular da população. Por isso, fazemos o possível para democratizar o acesso à ferramentas de qualidade a fim de que você possa cuidar dos seus olhos de forma simples e prática.

E, cuidar para que seus olhos se mantenha livre de empecilhos, como um cabelo atrapalhando a visão, também é cuidar dos olhos.

Por isso, nós desenvolvemos uma ferramenta de análise de formato de rosto totalmente online e gratuita. Nessa ferramenta, além de saber qual é o formato do seu rosto e acertar a franja, você terá sugestões de óculos que mais combinam com o seu tipo de rosto.

Então está esperando o quê para descobrir qual é o formato do seu rosto?

Descobrir o formato do meu rosto de forma online e gratuita!

franja no olho - formato de rosto

Fontes

Stylishwalks

Nbcnews

Glamour

Everythingwhat

Healthline

Hair

Theskincareedit

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *