Franja no olho prejudica a visão? O que fazer para evitar?

franja no olho
  • por
5
(3)

As franjas, além de remontarem desde a antiguidade, são estilosas e democráticas, pois há possibilidades para todos os tipos de rostos. Porém, franja no olho pode causar incômodos.

Por isso, neste artigo falaremos sobre o que fazer e como evitar que a franja caia no olho. Mas, além disso, daremos dicas de franja para quem usa óculos.

Então, continue lendo para saber mais e descubra se fazer franja é para você ou não!

Franja: um corte estiloso e atemporal

Se formos considerar toda a história da franja, não podemos deixar de falar da musa egípcia Cleópatra que, desde o seu reinado utilizava do corte que potencializava seu ar sedutor. Afinal, a franja dá um ar delicado ao rosto, o que ativava o imaginário e o ideal da época.

Contudo, no final da década de 20 a franja reapareceu com a atriz do cinema mudo Louise Brooks. Nessa época, o corte virou febre e passou a representar um estilo irreverente.

Mas, a febre da franja não parou por aí. Pois, na década de 50 a estilista Coco Chanel levou o visual às passarelas. E, da mesma forma, a famosa “bonequinha de luxo”, Audrey Hepburn, influenciou multidões ao usar o corte em seus principais filmes, ainda na mesma década.

Assim, a franja seguiu atravessando gerações, nos anos 60 com o ícone Brigitte Bardot, nos anos 70, representando a liberdade, com os hippies e nos anos 80 com a rainha dos baixinhos Xuxa. Até que, por fim, chega a nossa vez. 

Assim, dando um ar de jovialidade, a franja vem passando por releituras e com isso, combinando com incontáveis tipos de rostos e estilos de cabelos. Com sua delicadeza, a franja, além de ser um corte estiloso e atemporal, ela trás uma mensagem não apenas de sedução, mas de mulher fatal em sua essência.

Mas, será que ao cair nos olhos a franja pode causar problemas? Descubra a seguir!

Franja caindo no olho prejudica a visão?

Parece que um jornal australiano relatou que, se você for jovem, usar a franja sobre um dos olhos pode fazer com que esse olho fique preguiçoso

Contudo, esse mito foi quebrado em uma pesquisa que contava com o Dr. Leonard Press, co-autor do estudo sobre esse tipo de condição ocular.

O Dr, Press descartou essa hipótese e a colocou como sendo apenas uma preocupação antes dos 7 anos de idade. 

Ele disse que ” A história só seria verdadeira se você tivesse alguém jovem o suficiente, e se essa pessoa nunca olhou por aquele olho – se ele estava bloqueado. O motivo de ser falso é que você não tem essa privação constante.”

Então, a franja não vai causar problemas de visão, desde que você tenha mais de 7 anos. Contudo, pode acontecer de cair cabelo no olho, não é mesmo? Por isso, veja a seguir o que fazer nesses casos!

O que fazer caso caia cabelo da franja no olho

Apesar de a franja no olho não representar um risco à visão, caso o cabelo fique em contato ou caia dentro do olho, pode causar incômodo, como qualquer corpo estranho no olho.

Nesse caso, você pode usar um cotonete úmido para tentar agarrar suavemente o fio de cabelo se você o ver caindo em direção ou sob sua pálpebra inferior. Mas, faça isso apenas se o cabelo estiver na parte branca do olho ou na pálpebra. 

Além disso, você pode experimentar lágrimas artificiais ou solução salina para enxaguar os olhos com segurança.

Cílio caiu no olho: o que fazer

Os cílios, destinam-se a proteger os olhos da poeira e dos detritos. Contudo, um cílio pode cair em seu olho e ficar preso por um ou dois minutos.

Na maioria das vezes, um cílio pode ser removido de forma simples e fácil sem complicações adicionais. Por isso, se você tiver um cílio no olho, mantenha a calma e siga as seguintes instruções:

  • Antes de qualquer coisa, lave bem as mãos com água e sabão e seque-as com uma toalha; 
  • Remova todas as lentes de contato, se as tiver;
  • De frente para um espelho, puxe suavemente a pele acima do osso da sobrancelha e a pele abaixo do olho. Olhe atentamente por um momento e veja se consegue ver o cílio flutuando em seu olho;
  • Sem esfregar os olhos, respire fundo e pisque várias vezes para ver se as lágrimas naturais vão lavar os cílios por conta própria;
  • Se sentir que o cílio está atrás da pálpebra superior, puxe suavemente a pálpebra superior para frente e em direção à pálpebra inferior. Olhe para cima, depois para a esquerda, depois para a direita e depois para baixo. Repita esse processo para tentar mover o cílio em direção ao centro do olho;
  • Assim como para remover um cabelo, use um cotonete úmido para tentar agarrar suavemente o cílio se você o ver caindo em direção ou sob sua pálpebra inferior;
  • Se nenhuma das etapas acima for bem-sucedida, pegue um pequeno copo de suco e encha-o com água filtrada morna. Abaixe o olho em direção ao copo e tente enxaguar o cílio;
  • Como último recurso, você pode tentar tomar um banho e direcionar um leve jato de água em direção ao seu olho.

O que fazer para evitar franja no olho

Nos primeiros dias depois de cortar a franja, você não se cansa. Você passa horas no espelho descobrindo todas as maneiras mais fofas de usá-los e experimentando todos os acessórios estilosos que parecem perfeitos para a sua nova franja.

Então, chega o dia em que não importa o que você faça, você simplesmente não consegue fazer com que sua franja coopere. Não importa o que faça, você simplesmente não consegue tirar a franja dos olhos.

Por isso, fizemos uma lista com tudo o que você pode fazer para evitar a franja no olho:

  • Use arco de cabelo;
  • Alise-a para trás;
  • Separe o cabelo no meio utilizando gel modelador de fixação;
  • Use franja lateral;
  • Faça torções da parte central;
  • Faça um mini Pompadour;

Franja para quem usa óculos de grau

Para quem usa óculos de grau, combinar a franja com os óculos de maneira que não cubra os olhos e atrapalhe a visão pode ser um desafio. Porém, você pode:

  • Usar franja curtíssima: Posicionada bem acima da sobrancelha;
  • Usar franja na altura da sobrancelha: Posicionada logo acima ou sobre a sobrancelha, é ideal para quem tem rosto alongado ou ovalado;
  • Franja média ou longa: Apesar de combinar com vários formatos de rosto, é ideal para quem tem o formato de rosto mais redondo, pois ajuda a alongá-lo. 

Franja é para você?

As franjas são democráticas e há muitas possibilidades para cada formato específico de rosto. Contudo, por mais que a franja no olho não prejudique a visão, os fios podem cair no olho e incomodar. Por isso, o ideal é que o corte não fique caindo muito nos olhos. 

Você está pensando em adotar uma franja? Lembra-se do tópico anterior onde falamos sobre quais franjas são mais indicadas para determinados tipos de rosto?

Isso mesmo! 

É importante saber qual é o formato do seu rosto para acertar a franja. Afinal, você não quer um corte que fique incomodando seus olhos, não é mesmo?

Mas não se preocupe. Nós da Lenscope somos uma health tech preocupada com a praticidade e com a saúde ocular da população. Por isso, fazemos o possível para democratizar o acesso à ferramentas de qualidade a fim de que você possa cuidar dos seus olhos de forma simples e prática.

E, cuidar para que seus olhos se mantenha livre de empecilhos, como um cabelo atrapalhando a visão, também é cuidar dos olhos.

Por isso, nós desenvolvemos uma ferramenta de análise de formato de rosto totalmente online e gratuita. Nessa ferramenta, além de saber qual é o formato do seu rosto e acertar a franja, você terá sugestões de óculos que mais combinam com o seu tipo de rosto.

Então está esperando o quê para descobrir qual é o formato do seu rosto?

Descobrir o formato do meu rosto de forma online e gratuita!

franja no olho - formato de rosto

Fontes

Stylishwalks

Nbcnews

Glamour

Everythingwhat

Healthline

Hair

Theskincareedit

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *