Julho turquesa: o mês da conscientização do olho seco

Julho turquesa: o mês da conscientização do olho seco.
  • por
5
(3)

A síndrome do olho seco, ou simplesmente olho seco, é um problema comum e uma das principais causas de consultas com médicos oftalmologistas. Desse modo, surgiu a iniciativa do Julho Turquesa, um mês inteiramente dedicado à conscientização do olho seco. 

Ao longo do artigo de hoje, você vai descobrir sobre a origem e a importância dessa campanha. Além disso, vamos mostrar um panorama abrangente sobre o olho seco, incluindo suas causas, fatores de risco e como prevenir o agravamento da doença. Acompanhe.

Julho Turquesa: Mês de Conscientização do Olho Seco

Julho é reconhecido como o Mês de Conscientização do Olho Seco desde 2017, após a revista The Ocular Surface publicar o relatório Dry Eye Workshop II, realizado em colaboração entre a Dry Eye Carriers Association (APOS) e a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS).

No Brasil, o Julho Turquesa é celebrado pelo quarto ano consecutivo, durante o inverno, a estação mais seca do ano. Além disso, a escolha da cor turquesa não é aleatória, já que essa tonalidade simboliza a pureza da água limpa e das lágrimas, elementos fundamentais para a saúde e bem-estar dos nossos olhos.

Sobretudo, o Julho Turquesa tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da lubrificação adequada dos olhos e como isso impacta na saúde ocular. Além disso, a campanha visa também destacar a importância de controlar a doença para os responsáveis pelas políticas de saúde pública,  os profissionais da  saúde ocular e a indústria farmacêutica. 

Porque é tão importante alertar para os casos de olho seco

O olho seco é uma condição oftalmológica em que os olhos não produzem lágrimas suficientes ou evaporam rápido demais para mantê-los adequadamente lubrificados e protegidos. 

Apesar de não ser uma condição grave, o olho seco merece atenção, pois quando não tratado adequadamente, pode levar a sintomas que impactam  negativamente a qualidade de vida. 

Além disso, a síndrome do olho seco é uma doença multifatorial. Ou seja, há causas diversas e fatores de risco que dificultam identificar a causa em cada indivíduo. A princípio, essa condição pode afetar pessoas de todas as idades, mas a incidência é maior entre idosos e mulheres, devido a mudanças hormonais. 

Principais causas

Apesar de o olho seco ser uma condição multifatorial, existem algumas causas principais que contribuem para o seu desenvolvimento. 

Em primeiro lugar, pode ocorrer quando os olhos não produzem lágrimas em quantidade suficiente para manter a lubrificação adequada. Além disso, a evaporação rápida das lágrimas também pode levar ao desenvolvimento do problema. Ainda mais, a combinação de ambos os fatores pode contribuir para a condição.

Outra causa da síndrome do olho seco é a qualidade da lágrima. Ou seja, as lágrimas são compostas por óleo, água e muco. Cada componente protege e nutre a superfície frontal do olho. Assim, se houver deficiências em qualquer uma das três camadas lacrimais, os sintomas de olho seco podem surgir.

Sintomas mais comuns dos olhos secos

Os sintomas mais comuns do olho seco incluem dor nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento ou olhos marejados e muco que causa a sensação de olhos “grudados” após o sono, além de coceira e sensibilidade à luz. Além disso, é comum o relato de visão turva, sensação de secura, areia ou queimação ou fadiga ocular.

Fatores de risco para a doença do olho seco

Além das causas citadas acima, há alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento da condição.

  • Fatores ambientais e estilo de vida: ambientes com ar condicionado, ventilação direcionada aos olhos ou baixa umidade podem desidratar os olhos. Além disso, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, pode reduzir a frequência de piscar, contribuindo para o ressecamento ocular;
  • Medicamentos: certos medicamentos, como anti-histamínicos, descongestionantes, antidepressivos (incluindo psicotrópicos), assim como medicamentos para pressão arterial (anti-hipertensivos) e anti-inflamatórios podem reduzir a produção de lágrimas ou desequilibrar sua composição;
  • Condições médicas: algumas condições médicas, como artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, blefarite e diabetes, entre outras, podem afetar a produção e a qualidade das lágrimas;
  • Cirurgias: procedimentos como cirurgias de catarata, refrativas, inclusive à laser, e de córnea aumentam o risco de surgimento de síndrome do olho seco. 

Diagnóstico e tratamento para o olho seco

A melhor maneira de diagnosticar a síndrome do olho seco é através de uma avaliação oftalmológica abrangente. Assim, o profissional solicita uma série de exames específicos para avaliar a qualidade e quantidade das lágrimas, como o teste de Schirmer, que mede a produção lacrimal, e o teste com uso de corantes, que ajuda a identificar áreas de ressecamento na córnea.

Além disso, o médico verifica a saúde geral dos olhos, incluindo o exame da superfície ocular e seu entorno, além  da avaliação de possíveis causas subjacentes. Desse modo, o profissional pode descartar outros possíveis problemas, como a conjuntivite, que podem causar os mesmos sintomas.

Após a confirmação do diagnóstico, é possível tratar o olho seco de diversas maneiras. O uso de colírio de lágrimas artificiais é o tratamento mais comum para fornecer lubrificação adicional. 

Além disso, pomadas lubrificantes e medicamentos, como colírios anti-inflamatórios ou que estimulem a produção de lágrimas, também combatem os sintomas, especialmente em casos de inflamação ocular causada por olho seco. Em casos mais graves, procedimentos como o bloqueio das vias lacrimais com o uso de tampões de silicone ou o uso de lentes de contato especiais são opções. 

Medidas preventivas, como piscar regularmente durante o uso de dispositivos eletrônicos e evitar ambientes secos, também são recomendadas. Como a síndrome do olho seco é uma condição crônica e não tem cura, o tratamento adequado visa proporcionar alívio dos sintomas e melhorar a saúde ocular e a qualidade de vida.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Mantenha-se sempre atualizado sobre a saúde dos olhos

O envelhecimento da população mundial e alguns hábitos modernos, como o crescente uso de aparelhos eletrônicos e telas digitais têm contribuído para o aumento de casos de síndrome do olho seco. 

Por isso, é cada vez mais importante consultar um oftalmologista regularmente, pois ele é o profissional adequado para identificar e diagnosticar doenças oculares e problemas de visão. Afinal, é importante estar atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos: eles dizem muito sobre a nossa saúde.

Pensando nisso, a Lenscope se preocupa em levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. 

Então, caso você precise de lentes superfinas, pode contar com as lentes de qualidade da Lenscope. Para finalizar, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito no nosso site e se surpreender com essa forma inovadora de fazer óculos de grau.

orçamento

Fontes:

Tear Film & Ocular Surface Society Boston

Cleveland Clinic

Penn Medicine

AOA

American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *