O que causa visão turva?

visão turva
  • por
4.3
(7)

A visão turva ou embaçada é caracterizada pela perda da nitidez na visão, fazendo com que objetos, de perto, de longe ou em ambos os casos apareçam fora de foco.

Além disso, pode ser identificado como “visão distorcida”, “vista embaçada”, “visão nublada”, “vista com névoa”, “visão tremida”, “olhar leitoso”, “vista distorcida” ou “visão de imagens desfocadas”. 

Então, a principal causa para visão turva são as ametropias (erros refrativos): miopia, hipermetropia,  astigmatismo ou presbiopia (vista cansada)Estes também são os casos mais simples de tratar.

Ainda, uma visão turva pode também ser decorrente de alguma patologia com diferentes graus de gravidade. Normalmente, casos mais graves estão associados com surgimento repentino de um embaçamento da visão. Por isso, se este for o caso, é importante procurar um oftalmologista imediatamente.

Causas da visão turva

Diversas causas podem levar a uma visão turva e desfocada. Então, entre razões crônicos, vale destacar:

No entanto, há também causas que demandam atenção imediata e urgente, normalmente associados a um quadro repentino de turvamento da visão:

Maus hábitos que causam a visão turva

Confira hábitos que contribuem para o surgimento da visão turva.

  • Esfregar os olhos com frequência;
  • Fumar;
  • Não dormir o suficiente;
  • Não visitar o oftalmologista regularmente;
  • Não manter uma alimentação saudável.

Sintomas comuns da visão turva

A visão turva pode frequentemente estar associada a outros sintomas:

  • Olhos vermelhos;
  • Dor de cabeça;
  • Fotofobia ou sensibilidade à luz.

Estes sintomas associados serão utilizados pelo profissional de saúde para diagnosticar a causa e, assim, recomendar o melhor tratamento.

Diagnósticos

O médico oftalmologista, além de avaliar todos os sintomas, irá também avaliar a velocidade de progressão do quadro de visão turva: se a visão se tornou turva ou enevoada de uma forma progressiva, gradual ou se o quadro de visão embaçada e desfocada aconteceu de forma súbita e repentina.

Em seguida, o profissional de saúde deve conduzir uma anamnese completa, a fim de avaliar a existência de outros problemas de saúde, tanto do paciente quanto de sua família.

Dessa forma, um histórico de outras patologias na família pode ajudar a determinar quais exames serão necessários prescrever para auxiliar no diagnóstico.

Finalmente, é crucial salientar que, no caso dos seguintes sintomas, a busca por auxílio médico deve ser imediato, pois pode se tratar de um quadro de derrame e que pode apresentar risco a vida:

  • Dor forte nos olhos; 
  • Dor forte dor de cabeça;
  • Avistamento de flashes de luz;
  • Perda súbita de visão;
  • Dificuldade em articular a falar;
  • Perda do controle muscular;
  • Paralisia de parte da face.

Tratamento para visão embaçada

Enquanto casos leves ou moderados de visão turva podem apenas indicar astigmatismo ou miopia não corrigidos ou cansaço nos olhos – que podem ser solucionados com um par de óculos – pode também ser sintoma de algumas patologias. Estas patologias devem ser tratadas.

Casos repentinos ou contínuos de visão turva, visão dupla ou manchas pretas podem indicar doenças mais graves. Portanto, nesses casos, o tratamento da visão turva começa pelo diagnóstico e tratamento adequado do quadro médico subjacente.

Como prevenir a visão turva

É possível ter visão turva em um ou ambos os olhos, dependendo da causa subjacente. A visão turva pode ser evitada se, em casos em que a pessoa possui diabetes, as recomendações dos médicos forem seguidas. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e parar de fumar. Outras maneiras de prevenção, são consultar-se com frequência com oftalmologistas, realizando check-ups oftálmicos regulares e usar óculos escuros.

Fontes

Healthline¹

Healthline²

WebMD

Health.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *