visão turva

O que causa visão turva?

Este post foi atualizado em 5 maio, 2021

A visão turva ou embaçada é caracterizada pela perda da nitidez na visão, fazendo com que objetos, de perto, de longe ou em ambos os casos apareçam fora de foco.

Comumente, pode ser identificado como “visão distorcida”, “vista embaçada”, “visão nublada”, “vista com névoa”, “visão tremida”, “olhar leitoso”, “vista distorcida” ou “visão de imagens desfocadas”. 

A principal causa para visão turva são as ametropias (erros refrativos): miopia, hipermetropia,  astigmatismo ou presbiopia (vista cansada)Estes também são os casos mais simples de tratar.

Alternativamente, uma visão turva pode também ser decorrente de alguma patologia com diferentes graus de gravidade.

Normalmente, casos mais graves estão associados com surgimento repentino de um embaçamento da visão. Se este for o caso, é importante procurar um oftalmologista imediatamente.

Causas da visão turva

Diversas causas podem levar a uma visão turva e desfocada. Entre razões crônicos, vale destacar:

No entanto, há também causas que demandam atenção imediata e urgente, normalmente associados a um quadro repentino de turvamento da visão:

Sintomas comuns da visão turva

A visão turva pode frequentemente estar associada a outros sintomas:

  • Olhos vermelhos;
  • Dor de cabeça;
  • Fotofobia ou sensibilidade à luz.

Estes sintomas associados serão utilizados pelo profissional de saúde para diagnosticar a causa e recomendar o melhor tratamento.

Diagnósticos

O médico oftalmologista, além de avaliar todos os sintomas, irá também avaliar a velocidade de progressão do quadro de visão turva: se a visão se tornou turva ou enevoada de uma forma progressiva, gradual ou se o quadro de visão embaçada e desfocada aconteceu de forma súbita e repentina.

Em seguida, o profissional de saúde deve conduzir uma anamnese completa, a fim de avaliar a existência de outros problemas de saúde, tanto do paciente quanto de sua família.

Dessa forma, um histórico de outras patologias na família pode ajudar a determinar quais exames serão necessários prescrever para auxiliar no diagnóstico.

Finalmente, é crucial salientar que, no caso dos seguintes sintomas, a busca por auxílio médico deve ser imediato, pois pode se tratar de um quadro de derrame e que pode apresentar risco a vida:

  • Dor forte nos olhos; 
  • Dor forte dor de cabeça;
  • Avistamento de flashes de luz;
  • Perda súbita de visão;
  • Dificuldade em articular a falar;
  • Perda do controle muscular;
  • Paralisia de parte da face.

Tratamento para visão embaçada

Enquanto casos leves ou moderados de visão turva podem apenas indicar astigmatismo ou miopia não corrigidos ou cansaço nos olhos – que podem ser solucionados com um par de óculos – pode também ser sintoma de algumas patologias. Estas patologias devem ser tratadas.

Casos repentinos ou contínuos de visão turva, visão dupla ou manchas pretas podem indicar doenças mais graves.

Portanto, nesses casos, o tratamento da visão turva começa pelo diagnóstico e tratamento adequado do quadro médico subjacente.

Fontes

Healthline¹

Healthline²

WebMD

Health.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest