Lash lifting faz mal aos olhos? Cuidados e precauções

Lash lifting faz mal aos olhos? Cuidados e precauções
  • por
0
(0)

Com o passar dos anos, as técnicas de beleza e estética têm se aprimorado e inovado. Antes era possível destacar os olhos ao deixar os cílios mais longos e grossos com rímel. Porém, agora, há processos que podem gerar os mesmos resultados e fazê-los durar por semanas. 

Dessa forma, o lash lifting se trata de um procedimento estético feito  para deixar os cílios mais alongados e com melhor aparência. Por isso, no artigo de hoje, abordaremos se esse é um procedimento seguro para os olhos e quais os cuidados necessários para não prejudicar a saúde visual. 

Conhecendo o procedimento: lash lifting

O lash lifting trata-se de um procedimento estético cujo objetivo é fazer com que seus cílios naturais pareçam mais longos, cheios e densos ao aplicar uma mistura de produtos químicos que os enrola para cima. Alguns profissionais da área chamam essa técnica de permanente de cílios porque a solução conhecida como perming, usada para levantar e encaracolar os cílios, não há extensões envolvidas, apenas os cílios naturais da pessoa.

A versão mais popular do tratamento envolve tanto o levantamento e coloração dos cílios, tornando-os mais longos e escuros. Portanto, o lash lifting trata-se de uma técnica relativamente duradoura que pode durar até 8 semanas e o procedimento demora em torno de 45 minutos a 1 hora para ser realizado, se for adicionar tinta, será necessário mais quinze minutos.

Esse procedimento utiliza muitos produtos químicos e por isso é muito importante que a pessoa permaneça de olhos fechados durante a aplicação, além de  não ter nenhuma alergia ou sensibilidade aos químicos. Portanto, é necessário realizar o procedimento com muita segurança para não prejudicar a saúde dos olhos.

Lash Lifing faz mal aos olhos? Principais efeitos colaterais 

Como os cílios estão em uma região extremamente sensível dos olhos e que, apesar dos cuidados dos profissionais capacitados para realizar o procedimento de forma segura, algumas reações podem acontecer.  Como se trata de um procedimento novo, não há tantas informações ainda sobre  os efeitos colaterais, mas alguns já foram identificados. 

Alguns dos produtos que são usados na extensão causam uma certa dificuldade de higienização dos cílios e podem afetar as glândulas das pálpebras, causando alergias e inflamações, como a blefarite. Além disso, há também a possibilidade dos produtos causarem irritação na pele quando as almofadas protetoras não funcionam corretamente.

Alguns efeitos colaterais mais comuns são:

  • Alergias: sinais de vermelhidão e bolhas. Muitas vezes causadas por reações aos produtos químicos usados no lash lifting. Por isso, recomenda-se fazer um teste cutâneo com os produtos antes de realizar o procedimento;
  • Irritações de pele: pelo fato da pele das pálpebras ser muito fina e sensível, ela pode ser irritada pelos produtos químicos;
  • Danos aos seus pelos dos cílios: os cílios naturais podem ficar danificados ou quebradiças se os produtos químicos permanecerem por muito tempo;
  • Danos à córnea: os produtos químicos usados durante o lash lifting são duros. Portanto, se eles entrarem nos olhos podem ferir sua córnea. É uma condição rara de acontecer, mas é sempre bom reforçar os cuidados, então mantenha os olhos fechados quando estiver realizando o procedimento.

Contraindicações

Algumas pessoas são contraindicadas a realizar o lash lifting, pois, por mais que tomem cuidado e escolham um bom profissional, são mais propensas a desenvolverem reações alérgicas. Portanto, pessoas que já tiveram alergias nos olhos, infecções oculares, sensibilidade da pele, inflamação no olho, olho seco crônico ou olhos lacrimejantes recebem a recomendação de não realizar o procedimento.

Saúde visual: cuidados essenciais antes de fazer Lash Lifiting

Para evitar efeitos colaterais como os citados acima, vamos recomendar alguns cuidados essenciais a serem tomados por aqueles que pretendem realizar o procedimento. A primeira dica refere-se a encontrar o profissional certo, o lash lifiting pode ser feito por um esteticista ou dermatologista que realize procedimentos cosméticos.

Recomenda-se sempre realizar um teste de pele antes de fazer um lash lifting e garantir que o profissional escolhido tenha todos os treinamentos e certificados de segurança para realizar o procedimento. Algumas dicas para saber se o profissional é capacitado envolve fazer um meet-and-greet antes de marcar uma sessão e perguntar ao profissional se ele tem um portfólio de fotos antes e depois em mãos para apresentar a qualidade de seu trabalho.

Um profissional capacitado tende a perguntar sobre seu histórico de doenças dos olhos e da pele ou sensibilidades antes de marcar a sessão para determinar se um lash lifting trata-se de um procedimento adequado para você ou não. Recomenda-se antes da sessão não usar maquiagem para a consulta nem rímel impermeável durante uma semana antes do tratamento. Porém, caso use, retire as lentes de contato e use os óculos.

Há também os cuidados, como:

  • Não usar rímel durante 24 horas após o tratamento;
  • Não molhar os cílios ou tomar banho por 24 horas;
  • Evitar ambientes com vapor;
  • Não aplicar o produto nos cílios durante 24 horas;
  • Não tocar nos cílios;
  • Escovar os cílios apenas de vez em quando.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Mantenha-se informado sobre como cuidar dos seus olhos

Para manter a saúde dos olhos e saber quais procedimentos podem ser realizados, necessita-se ter informações confiáveis sobre os olhos e seus sistemas. Lembrando a importância de buscar por profissionais qualificados e por informações de qualidade. 

Por isso, nós da Lenscope, temos como propósito oferecer informações sobre saúde ocular para todos, assim como proporcionar que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site agora mesmo.

orçamento

Fontes:

Today  | Healthline | PMUHUB

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *