Lentes para hipermetropia: saiba qual escolher

lentes para hipermetropia
  • por
4
(5)

A hipermetropia é um erro refrativo que faz com que a imagem seja focada atrás da retina, causando dificuldade para enxergar objetos próximos. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar quais são as causas e os sintomas da hipermetropia e, principalmente,  informações sobre os tipos de lentes para hipermetropia que existem. Continue lendo para saber mais e descubra quais lentes para hipermetropia são mais indicadas para você.

O que é hipermetropia, causas e sintomas

A hipermetropia nada mais é que a dificuldade de enxergar de perto. Assim, quem tem esse problema enxerga os objetos próximos de forma embaçada e os objetos distantes com clareza. Isso acontece porque o olho com hipermetropia é mais achatado quando comparamos com o olho com visão normal. Dessa forma, as imagens formam-se atrás da retina, ao invés de se formarem-se na retina.

lentes para hipermetropia - olho com hipermetropia

Diferença do olho visão normal e olho com hipermetropia

Por isso, os principais sintomas da hipermetropia são:

  • Cansaço visual;
  • Dores de cabeça;
  • Vermelhidão e lacrimejamento nos olhos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de olhos pesados.

Quando usar lentes para hipermetropia?

Normalmente, os profissionais de saúde dos olhos recomendam usar óculos com lentes para hipermetropia para todos que possuem esse problema de visão. Porém, é importante não  comprar qualquer óculos. Você deve, antes de tudo, procurar por um profissional de saúde dos olhos de sua confiança para obter uma receita de óculos e saber exatamente o que você precisa para ver bem.

Só é seguro usar óculos com lentes para hipermetropia quando sabemos exatamente o nosso grau. Mas, uma das perguntas mais comuns é: será que não usar óculos pode aumentar o grau de hipermetropia? É o que vamos falar a seguir. 

O grau de hipermetropia aumenta se não usar óculos?

Como a hipermetropia é uma condição genética que ocorre em pessoas com um globo ocular mais achatado, o uso de óculos com lentes para hipermetropia, não influencia no grau. Ele apenas corrige o problema de visão. No entanto, a certeza é que não usar óculos pode causar desconfortos visuais como dor no olho e dores de cabeça, por exemplo. Afinal, sem o óculos para a correção, acabamos forçando nossa visão.

Classificação do grau de hipermetropia

Quanto mais alto o grau de hipermetropia, mais embaçadas serão as imagens de objetos próximos. Assim, o grau para hipermetropia pode ser classificado como:

  • Baixo: +0,25 até +3 graus;
  • Moderado: +3,25 até +6 graus;
  • Alto: +6 graus. 

Como é a lente de quem tem hipermetropia?

As lentes que corrigem hipermetropia são do tipo convergente porque elas aproximam os raios de luz. Assim, o cristalino vai convergir esses raios de luz para que a imagem seja projetada na retina. 

lentes para hipermetropia - lente convergente

Exemplo mostrando como são as lentes para hipermetropia

Contudo, as lentes convergentes possuem características específicas, por exemplo, elas são mais finas nas bordas e mais grossas no meio, principalmente quando se trata de alto grau de hipermetropia. Dessa forma, ocorre aquele efeito indesejável de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”. Mas pode ficar tranquilo, existem lentes que reduzem esse efeito, então continue lendo para conhecer mais sobre as lentes para hipermetropia. 

Tipos de lentes para hipermetropia para óculos de grau

Agora, chegou o momento em que vamos explicar quais são os tipos de lentes para hipermetropia e suas principais características. Mas, além disso, explicaremos também qual é a melhor lente para cada tipo de grau. 

Lentes de acrílico CR-39

As Lentes CR-39 ou ORMA® são as lentes de acrílico mais comuns no mercado. Como elas têm um índice de refração de 1.5, ou seja, um baixo índice de refração, as Lentes CR-39 são mais indicadas para quem tem baixo grau (até +3 graus).

Lentes de Policarbonato

As lentes em policarbonato são conhecidas por sua leveza e resistência. Contudo, elas também são indicadas para quem tem até +4 graus. Mas, no caso das lentes em policarbonato, diferente das lentes de acrílico, o índice de refração varia de 1.58 a 1.59, fazendo com que as lentes fiquem mais finas. Essas lentes são as mais indicadas para quem tem até +4 graus de hipermetropia. 

Em nosso site da Lenscope, você encontra nossas lentes de policarbonato, as Lentes Lenscope Poli 1.59

Lentes 1.6

As lentes 1.6 são lentes de resina, porém com um alto índice de refração (1.60). Por isso, elas são indicadas para quem tem mais de +4 graus. Afinal, elas proporcionam uma estética mais fina e um maior conforto, além de serem resistentes.

Lentes 1.67

Indicadas também para quem tem acima de +4 graus, as lentes 1.67 proporcionam lentes mais finas devido ao seu alto índice de refração. Porém, elas podem não diminuir ou eliminar o efeito de olho grande.

Lentes 1.74

Também fabricadas em resina, as lentes com índice de refração de 1.74 são indicadas para quem tem a partir de +4 graus e está em busca de um óculos mais fino. A principal desvantagem das lentes 1.75 é seu preço médio que você chegar a custar mais de R$2000, dependendo da marca e dos tratamentos. 

Lentes 1.76

As lentes com índice de refração 1.76 são novidade no Brasil, porque são as lentes em resina com o maior índice de refração já encontrado. Elas são as Lentes Tokai 1.76, produzida no Japão e vendida exclusivamente pela internet, na Lenscope. Para você ter uma ideia, as Lentes Tokai 1.76 são 30% mais finas que as lentes 1.67, que são as lentes mais comuns para alto grau. 

E, o melhor, é que com as Lentes Tokai 1.76 você pode ter um óculos mais fino por um preço mais acessível, sem precisar gastar uma fortuna para se sentir bem com seu óculos de grau. Faça um orçamento das Lentes Tokai 1.76 e descubra como ter lentes mais finas, sem gastar muito.

Lentes de Cristal

As lentes de cristal (vidro), também conhecidas como lentes highlight, possuem os maiores índices de refração já encontrados em lentes para óculos, como os índices 1.7, 1.8 e 1.9. Porém, por serem de vidro essas lentes são mais frágeis e pesadas quando comparamos com as lentes de resina como as lentes 1.74 e 1.76. Além disso, elas possuem um valor bastante elevado e acabam sendo indicadas para casos bastante específicos de hipermetropia.

 

Além de lentes para hipermetropia: outras opções disponíveis

Claro que usar óculos com lentes para hipermetropia não é o único tratamento disponível para corrigir a hipermetropia. Afinal, você pode optar ainda por lentes de contato ou pela cirurgia refrativa. Conheça cada uma dessas opções:

  • Lentes de contato: com seu formato convexo, as lentes de contato para hipermetropia, assim como as lentes de óculos, são mais grossas no centro e mais finas nas bordas. Assim, elas direcionam a luz para a retina e evitam que a imagem se forme atrás dela.
  • Cirurgia refrativa: a cirurgia para hipermetropia é realizada por meio do laser, procedimento também conhecido como LASIK. Além de ser o tratamento mais avançado para a correção do erro refrativo, é um procedimento rápido, simples e indolor. Porém, especialistas a indicam para casos muito específicos e exige algumas condições pré-operatórias dos pacientes.

Saiba mais sobre a cirurgia refrativa no nosso Portal Lenscope.

Tire suas dúvidas sobre hipermetropia

Ainda ficou alguma dúvida sobre a hipermetropia? Então, chegou o momento de você saná-las.

Hipermetropia infantil tem tratamento?

Sim, a hipermetropia infantil possui tratamento. E o mais indicado é que ela seja identificada e tratada cedo. Caso contrário a hipermetropia infantil pode avançar para um caso de ambliopia

Hipermetropia tem cura?

A única maneira de curar a hipermetropia é por meio da cirurgia refrativa. Afinal, o uso de óculos com lentes para hipermetropia apenas corrige a visão.

Hipermetropia e astigmatismo são diferentes?

Sim, hipermetropia e astigmatismo são diferentes e vamos te explicar o porquê. Quem tem hipermetropia tem dificuldades para enxergar apenas objetos próximos. Já quem tem astigmatismo tem dificuldades para enxergar de perto e de longe. Além disso, por serem problemas de visão diferentes, a formação da imagem é diferente para cada problema de visão. Saiba mais sobre o astigmatismo.

Lentes para hipermetropia com o melhor custo-benefício

Agora você já sabe o que é hipermetropia e como escolher a melhor lente para hipermetropia para cada tipo de grau. Então, chegou o momento de você conhecer também as melhores lentes para hipermetropia disponíveis no mercado e com o melhor custo-benefício.

Aqui na Lenscope, por exemplo, você encontra lentes para até +4 graus, que são as Lentes Lenscope Poli 1.59. Essas lentes são resistentes, leves, e cerca de 30% mais finas quando comparamos com às lentes de acrílico (CR-39), que são as lentes mais comuns do mercado. 

Agora se você tem alto grau de hipermetropia, na Lenscope, você encontra as Lentes Tokai 1.76 para mais de 4 graus. Essas são as lentes de resina mais finas do mundo e que com design asférico. Essa característica ajuda reduzir as distorções nas laterais das lentes de alto grau que causam aquele efeito estético indesejado em óculos de grau alto. 

Além disso, todas as lentes disponíveis na Lenscope contam com todos os tratamentos essenciais já inclusos, sem custos adicionais. Além de orientações gratuitas para que você tenha a melhor versão de óculos, independente do seu grau. Confira diversas fotos de óculos com alto grau em nosso Instagram!

lentes para hipermetropia - instagram

Economize ao comprar suas lentes para hipermetropia

Queremos te ajudar a economizar na compra de lentes para hipermetropia. Somos uma Health tech que usa tecnologia e inovação para democratizar o acesso às lentes para óculos de grau de qualidade, com um ótimo custo-benefício. Por meio de processos mais inteligentes e 100% online, eliminamos intermediários que encarecem as lentes de óculos. Por isso, conseguimos oferecer lentes de qualidade, por um preço mais justo.

Então, faça seu orçamento online e gratuito com a gente e veja o quanto você pode economizar na compra do seu óculos. 

lentes para hipermetropia - orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *