Maculopatia: tipos e formas de prevenção

maculopatia-blog-Lenscope
  • por
4.7
(10)

Maculopatia é uma doença progressiva que pode levar à perda de visão, geralmente em ambos os olhos. A doença afeta uma parte do olho na parte posterior da retina chamada mácula. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esta doença e outras que interferem no quadro, as causas e como prevenir a maculopatia.

O que é mácula?

A mácula faz parte da retina e é localizada na parte posterior do olho. Sua função é primordial, já que nos ajuda a enxergar com clareza e nitidez as imagens e os detalhes, além das cores. E isso é graças a sua composição que é, em sua maioria, por células fotorreceptoras.

A principal função da mácula é garantir uma visão nítida e clara dos objetos em nosso campo de visão. Além disso, é responsável por toda a visão central e por parte da visão colorida (a percepção das cores). Inclusive, todos os detalhes que enxergamos dos objetos ao nosso redor são graças a ela!

O que é maculopatia?

Maculopatia, ou degeneração macular, é uma doença relacionada à parte central da retina, chamada mácula. É caracterizada por uma perda progressiva da visão central, geralmente bilateral e que prejudica muito as funções da visão.

Aqueles que sofrem com a perda de visão central têm dificuldade em ver detalhes ou cores de um objeto ou de pessoas para quem estão olhando, mas podem ver tudo ao seu redor.

Por exemplo, a pessoa com maculopatia olhando para um relógio com ponteiros pode não ver os ponteiros, mas ainda assim verá os números, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia.

Em qualquer caso, a maculopatia degenerativa nunca leva à cegueira completa, uma vez que a visão lateral é geralmente preservada até as fases terminais da maculopatia retinal. 

Tipos de maculopatia

Existem vários tipos de maculopatia. Geralmente afeta pessoas com 50 anos ou mais e piora progressivamente com a idade. Mas, algumas pessoas podem nascer com a doença ou desenvolvê-la por causa de uma outra doença, por exemplo a diabetes.

Degeneração Macular Relacionada à Idade

O tipo mais comum de maculopatia é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), também chamada de degeneração macular. 

Aliás o primeiro sinal de degeneração macular é uma área borrada perto do centro de visão. Ela piora progressivamente com o tempo e pode levar à perda da visão central em um ou ambos os olhos. Logo, quando as linhas retas começam a parecer onduladas, este é um exemplo de degeneração macular tardia e severa.

Identificou o sintoma? Então não deixe de entrar em contato com um médico imediatamente.

E também é importante saber que existem dois tipos de maculopatia: maculopatia seca e maculopatia úmida. Saiba mais sobre elas a seguir

Degeneração Macular ou Maculopatia Seca

A maculopatia seca é a mais frequente. Em 90% das maculopatias são secas. Nesses casos, a retina fica mais fina porque as células da visão param de funcionar e desaparecem; para essa forma, também conhecida como maculopatia atrófica, a terapia a laser tem se mostrado ineficaz.

Geralmente há um pequeno comprometimento da visão. No entanto, existe a possibilidade da forma seca evoluir para a úmida, principalmente se as drusas (como são chamadas as lesões), forem maiores. Por isso, é essencial realizar acompanhamento médico, mesmo quando as drusas ainda não comprometem a visão.

Quando detectadas no exame, as drusas aparecem como depósitos amarelos que conforme ficam maiores começam a prejudicar a visão.

Degeneração Macular ou Maculopatia Úmida

A degeneração macular úmida é mais rara. Mas, é mais séria que a degeneração macular seca. Porque essa condição ocorre quando os vasos sanguíneos anormais crescem na retina e vazam sangue ou outros fluidos, o que leva a danos maculares.

Pessoas com degeneração macular úmida perdem a visão mais rapidamente do que pessoas com maculopatia seca.

Maculopatia hereditária

A maculopatia hereditária, também chamada de degeneração macular juvenil, é um tipo de doença da mácula hereditária. Os sintomas geralmente começam mais cedo na vida.

Dessa forma, os sintomas ocorrem no final da infância e no início da idade adulta e incluem perda de visão central e problemas com pouca luz e visão noturnaPessoas com esta doença também podem perder a visão periférica à medida que envelhecem.

Maculopatia diabética

Já a maculopatia diabética é uma complicação da retinopatia diabética, uma condição que causa perda de visão e cegueira em pessoas com diabetes. Isso, pois com o tempo, o excesso de açúcar no sangue danifica a retina e afeta a visão. O sinal mais dominante de maculopatia diabética é o edema macular diabético, ou EMD.

O EMD ocorre quando os vasos sanguíneos na retina vazam, causando inchaço na mácula. Isso acontece porque o fluido causa visão embaçada e manchada. Algumas pessoas com estágios avançados da doença, inclusive, podem ver listras semelhantes a teias de aranha.

O tratamento para maculopatia diabética e retinopatia inclui medicamentos anti-VEGF, corticosteróides, tratamento a laser para reduzir o inchaço e cirurgia ocular para remover cicatrizes no olho.

Convivendo com Maculopatia

Por causa da distorção da visão, perda da visão central e pontos cegos, as pessoas com maculopatia ou degeneração macular enfrentam desafios, por exemplo para realizar as tarefas diárias.

Mas embora a maculopatia seja irreversível, as pessoas com a doença ainda podem usar sua visão periférica e adaptar seu ambiente para viver uma vida produtiva e segura.

Dicas para viver com maculopatia, você pode por exemplo:

  • Peça ao seu oftalmologista óculos especiais para visão subnormal e dicas de como usar dispositivos eletrônicos e de iluminação para ajudar a compensar a perda de visão.
  • Marque pisos com fita adesiva de cores vivas contrastantes para facilitar a visualização das alterações nos níveis ou degraus do piso.
  • Use barras de apoio no chuveiro.
  • Use iluminação LED de cores quentes e brilhantes.
  • Na cozinha, marque os mostradores do fogão com fita adesiva ou use cola para fazer saliências para indicar configurações específicas de temperatura do forno.
  • Use letras grandes para medicamentos. Aliás use iluminação forte e lentes de aumento para ler os rótulos dos medicamentos.
  • Óculos de leitura de alta potência, lupas de mão e legendas ocultas em TVs podem ajudar na leitura.
  • Tente virar a cabeça ou os olhos para o lado ao visualizar um objeto porque ajuda a contornar a perda de visão central.
  • Cuide de sua saúde mental, bem como de sua saúde física.
  • Alias você pode precisar aprender novas habilidades para se ajustar a viver com baixa visão. Tente manter uma atitude positiva e aprender sobre os recursos e serviços de reabilitação que podem ajudá-lo.

O que causa maculopatia?

A deterioração da mácula causa degeneração macular. Os pesquisadores acreditam que o estresse oxidativo e a inflamação no olho podem contribuir para a deterioração, de acordo com a Bright Focus Foundation.

O estresse oxidativo pode vir de alguns fatores, por exemplo luz forte, idade avançada e uma dieta pobre.

Sintomas

Os sinais de degeneração macular incluem por exemplo:

  • Pontos borrados no centro da visão;
  • Pontos vazios ou escuros no centro da visão;
  • Dificuldade de leitura;
  • Perda de visão clara das cores;
  • Objetos parecem distorcidos;
  • Linhas retas que parecem tortas ou onduladas.

Teste de maculopatia pra fazer em casa

Este é um teste muito simples que qualquer pessoa pode fazer em sua casa a qualquer momento.  O objetivo é detectar o mais cedo possível a metamorfopsia, porque é o sintoma mais típico da maculopatia degenerativa ou degeneração macular. 

Quando falamos de metamorfopsia, queremos dizer a deformação, curvatura, distorção de tudo o que é originalmente reto (como: linhas, batentes de portas, degraus de escada, etc).

Mas, infelizmente, esse sintoma nem sempre é percebido tão cedo quanto deveria: pode acontecer que os pacientes reconheçam a doença apenas quando um olho é cobertoRealize o teste em uma área com boa iluminação.

  • Mantenha a distância que usa normalmente para leitura
  • Use seus óculos de perto
  • Feche um dos olhos
  • Com o olho aberto, focalize o ponto no centro da imagem
  • Mantenha o foco
  • Observe se ao fazer o teste as linhas ao redor estão retas. Perceba se vê áreas distorcidas, obscurecidas e se consegue ver toda a imagem
  • Repita o teste com o outro olho

O exame pode ajudá-lo a perceber a maculopatia. Mas, lembre-se: ele não substitui uma visita ao médico especialista. Por isso, sempre consulte um oftalmologista de confiança. 

É possível prevenir a maculopatia?

Os especialistas não têm certeza exatamente do que causa a maculopatia. Mas alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-la. Veja algumas dicas:

  • Não fume;
  • Tenha uma dieta saudável e faça pratos coloridos;
  • Pesquise se sua família tem um histórico de degeneração macular e avise seu oftalmologista;
  • Faça exercícios regularmente;
  • Acompanhe e deixe sua pressão e taxa de colesterol sob controle;
  • Caso tenha diabetes, siga o tratamento corretamente e deixe a taxa de açúcar sob controle;
  • Controle seu peso, porque a obesidade pode aumentar o risco de maculopatia;
  • Use óculos escuros quando sair no sol, proteja sempre seus olhos dos raios UV e da luz azul nociva;
  • Visite seu oftalmologista com frequência para acompanhar sua saúde visual e identificar precocemente qualquer doença ocular.

Mas apesar de ainda não haver cura para a maculopatia, muitos estudos e pesquisas vêm sendo realizadas no campo para descobrir novas formas de controle da doença. Por isso, esperamos que nossas dicas de convivência com a doença e prevenção tenham te ajudado.

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade a um preço justo. Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade..

Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de enxergar com clareza. Por isso, reinventamos o conceito de óculos de grau. Utilizando a tecnologia, eliminamos intermediários e tornamos as lentes para óculos mais acessíveis, garantindo que você possa enxergar com clareza a um preço justo. Então, está esperando o quê? Faça agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fontes

Bright Focus

Micro Chirurgia Oculare

Drug Watch

Macular Society

Oxford Medicine Online

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *