Metamorfopsia: descubra o que é, principais causas, sintomas e como tratar

Metamorfopsia: descubra o que é, principais causas, sintomas e como tratar
  • por
5
(1)

Imagine enxergar objetos e linhas de forma distorcida, como se a realidade fosse uma obra de arte surreal. Pois bem, a metamorfopsia é exatamente isso. 

Na leitura de hoje, mostraremos o que é a metamorfopsia, o que causa essas distorções, seus principais sintomas, métodos de diagnósticos e as opções de tratamento disponíveis. 

Além disso, falaremos também sobre ocorrências em que a metamorfopsia pode evoluir de uma condição visual peculiar para uma potencial emergência médica. Acompanhe.

Entenda o que é metamorfopsia

A metamorfopsia é uma disfunção visual que distorce objetos, especialmente linhas retas. Ou seja, é mais do que uma condição isolada, é um sintoma subjacente de problemas cerebrais ou complicações na retina, especificamente na mácula. 

A retina, uma fina camada de células neurais que ficam na parte posterior do olho, é responsável por detectar a luz e enviar sinais ao cérebro para que você consiga enxergar as imagens. A mácula, por sua vez, faz parte da retina, se localiza em sua parte central e é vital para visão de cores, acuidade visual e visão central. 

Essencialmente, a metamorfopsia ocorre quando idade, trauma ou doença afetam retina ou mácula, podendo impactar um ou ambos os olhos e uma parte específica da visão. Essa distorção visual, além de ser desconcertante, pode indicar condições médicas subjacentes graves.

Desse modo, quando a metamorfopsia se manifesta de maneira repentina ou intensifica abruptamente, é crucial buscar atendimento oftalmológico imediato, configurando uma potencial situação de urgência. Porém, mesmo em situações de distorção visual persistente ao longo do tempo, é essencial realizar uma investigação detalhada para identificar a causa subjacente e determinar o tratamento apropriado.

 metamorfopsia

Imagem

Causas da metamorfopsia

A metamorfopsia pode ter origem em diversas condições oculares e cerebrais. Quando relacionada ao olho, geralmente afeta apenas um dos olhos. Assim, as principais doenças associadas à metamorfopsia são:

  • Descolamento de Retina: complicação do descolamento vítreo, pode causar flashes, moscas volantes e metamorfopsia;
  • Buraco Macular: raro, resultante do envelhecimento, ocorre durante o descolamento vítreo;
  • Edema Macular: acúmulo de líquido na mácula, resultante de vasos sanguíneos danificados na retina;
  • Vasculite Retiniana: inflamação dos vasos da retina, ameaça a visão e pode causar metamorfopsia;
  • Histoplasmose Ocular: infecção fúngica nos olhos, proveniente da histoplasmose, levando a complicações visuais;
  • Alucinose Peduncular: rara condição de alucinação visual, associada à metamorfopsia;
  • Hemorragia Retiniana: sangramento nos vasos da retina causado por condições como diabetes e hipertensão;
  • Tração Vitreomacular: semelhante ao buraco macular, o vítreo fica preso à mácula durante o descolamento;
  • Coriorretinopatia Serosa Central: vazamento de líquido da coróide entre a coróide e a retina, causando distorção visual;
  • Alta Miopia: o alongamento dos olhos característico da alta miopia pode causar danos à retina e à mácula.
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): há dois tipos de DMRI que podem causar metamorfopsia. Úmida: crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina, vazando sangue e fluido. Seca: deterioração lenta das células da mácula.
  • Membrana Epirretiniana: crescimento de tecido sobre a mácula, prejudicando a visão.
  • Enxaqueca:  é comum ocorrer uma aura visual antes da enxaqueca, incluindo metamorfopsia.
  • Epilepsia do Lobo Occipital:  condição rara em que a atividade elétrica anormal no cérebro afeta a visão.

Sintomas de metamorfopsia

A metamorfopsia afeta, sobretudo, a visão central e distorce objetos lineares, podendo impactar um ou ambos os olhos. Esta condição, enquanto um sintoma em si, apresenta alguns sinais, como:

  • Ondulações em Objetos Retos: placas e outros objetos lineares podem parecer distorcidos, exibindo ondulações perceptíveis.
  • Distorção de Formas: formas familiares, como rostos, podem parecer distorcidas.
  • Micropsia: os objetos podem parecer significativamente menores do que sua realidade, alterando as proporções visuais.
  • Macropsia: aqui, trata-se da percepção de objetos maiores do que são.

Saiba como a metamorfopsia é diagnosticada

A princípio, o diagnóstico da metamorfopsia realiza-se por meio de uma variedade de exames conduzidos por oftalmologistas:

  • Tela de Amsler: pioneiro no diagnóstico da metamorfopsia, trata-se de um gráfico com linhas horizontais e verticais, semelhante a uma grade, com um ponto em seu centro. Durante o exame, o paciente se concentra no ponto central, respondendo a perguntas sobre a uniformidade visual nos 10 graus centrais;
  • Perímetro de Hiperacuidade Preferencial (PHP): neste teste, um computador exibe uma tela com linhas pontilhadas com distorções artificiais ao paciente, que deve identificar e apontar as distorções. Desse modo, o PHP permite a quantificação precisa da visão distorcida;
  • Gráficos M: constituem outra ferramenta valiosa. Desenvolvidos para quantificar o grau de metamorfopsia nas direções horizontal e vertical, esses gráficos são compostos por linhas retas criadas por pequenos pontos, todos centrados em um ponto focal. Pacientes com metamorfopsia interpretarão essas linhas como irregulares ou curvas, proporcionando uma avaliação detalhada da distorção visual em ambas as direções.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Hipermetropia]

Tratando a metamorfopsia

O tratamento da metamorfopsia está intrinsecamente ligado à causa subjacente, geralmente relacionada a problemas na retina ou mácula. Assim, a abordagem terapêutica visa tratar a condição em si para melhorar a visão distorcida. Desse modo, ao confirmar o diagnóstico, o especialista indica tratamentos direcionados para restaurar uma visão clara e reduzir os sintomas associados à metamorfopsia. 

Por exemplo, se a metamorfopsia estiver associada a um descolamento de retina, a intervenção cirúrgica para reconectar a retina é crucial. Embora a recuperação possa demandar tempo, a correção do descolamento geralmente leva à melhoria dos sintomas relacionados à distorção visual.

A personalização do tratamento é fundamental, considerando a diversidade das condições que causam a metamorfopsia. Por isso, uma orientação médica especializada é essencial para determinar o curso terapêutico mais eficaz, oferecendo não apenas alívio dos sintomas da metamorfopsia, mas também a promoção da saúde ocular a longo prazo.

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Ao longo dessa leitura, pudemos mostrar como a metamorfopsia, uma condição que atua como um sinal de problemas oculares, por vezes com graves consequências, é diagnosticada de maneira simples. 

Por isso, é importante visitar um oftalmologista com frequência, pois cuidar dos nossos olhos regularmente garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida, seja para prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão.  

Nesse sentido, aqui na Lenscope temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope. Por fim, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito em nosso site e descobrir as vantagens de comprar as lentes mais finas com o melhor custo-benefício. 

orçamento

Fontes:
Healthline | Scott Pautlermed | All About Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *