Oculista e oftalmologista: entenda as diferenças

oculista
  • por
0
(0)

Oculista é um termo antigo e usado para descrever o profissional que cuida da saúde ocular, podendo ainda ser, após conclusão de estudos e formação médica, de dois tipos: oftalmologista ou um optometrista. 

No artigo de hoje vamos te explicar as principais diferenças entre oculista e oftalmologista. Vamos lá?

O que é e o que faz o oculista?

O oculista, é quem cuida da nossa saúde ocular. Mas, o profissional pode escolher entre duas áreas diferentes de estudos e atuação:

  • Oftalmologista: médico especialista em olhos. Entende sobre funções das estruturas dos olhos, doenças oculares e é capacitado a fazer, inclusive, procedimentos cirúrgicos nos olhos se for necessário.
  • Optometrista: é também um oftalmologista, mas que vai dar ênfase ao tratamento de erros de refração, como miopia, astigmatismo, entre outros. Faz a prescrição de lentes corretivas e realiza testes de visão.  

Entenda todas as diferenças entre oftalmologista e optometrista 

Além disso, um oculista, geralmente, trabalha em lojas que vendem lentes para óculos de grau, sendo conhecido também como técnico de óptica e laboratório de produtos oftalmológicos.

São eles os responsáveis pelo atendimento dos clientes que chegam em óticas físicas para a compra do seu óculos de grau ou de sol, ficando responsáveis pela orientação sobre cuidados com os óculos e pela solução de problemas que os consumidores tiverem com suas lentes corretivas.

Qual a diferença entre oculista e oftalmologista?

Agora que você já entendeu o que faz um oculista, vamos entender a principal diferença entre o oftalmologista e um oculista. 

Basicamente, o oculista faz o atendimento ao cliente que busca lentes corretivas para tratar problemas de visão. Ele entende sobre saúde ocular, porém, não é autorizado a realizar testes de visão ou prescrever tratamentos médicos, por exemplo.

Quem faz isso é o oftalmologista que, com formação médica, pode tratar doenças oculares, já que conhece todas as funções e estruturas dos nossos olhos.

Sendo assim, é também o oftalmologista que prescreve tratamentos para problemas de visão. 

Veja a seguir as principais funções de cada um:

Funções do oculista

As principais funções do oculista são:

  • Interpretar a receita oftalmológica com prescrição de lentes corretivas;
  • Produzir e adaptar lentes;
  • Montar e consertar óculos;
  • Oferecer manutenção ao óculos quando necessário;
  • Orientar o cliente com a escolha da melhor lente e armação antes da compra

Funções do oftalmologista

As funções do oftalmologista são:

  • Prescrição de medicamentos para tratamento de doenças oculares;
  • Prescrição de lentes corretivas;
  • Realiza testes de visão para detectar problemas de visão (como miopia, astigmatismo, entre outros)
  • Realizar cirurgias corretivas ou cirurgias para tratar doenças, como a catarata

Leia: quando devo procurar um oftalmologista?

Oculista pode prescrever óculos?

Oculista não pode prescrever óculos. Mas, pode interpretar a receita oftalmológica para produção das suas lentes corretivas. 

Além do mais, eles podem e muitas vezes orientam os consumidores sobre qual o melhor tipo de lente e armação, levando em conta cada caso. 

Como comprar óculos de grau online?

Não esqueça da importância de se consultar regularmente com o seu médico oftalmologista e ter a sua receita de óculos atualizada a cada 6 meses-1 ano. 

E se você já tem uma receita de óculos atualizada para fazer as suas novas lentes corretivas, saiba que é possível comprar seu novo óculos sem sair de casa!

Porque nós, da Lenscope, somos os pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando o seu óculos de grau e a maneira de comprar. Colocamos novas lentes de acordo com o seu grau, sem você precisar sair de casa e gastar uma fortuna. Todo o processo de compra é 100% online e atendemos todo o Brasil! 

A entrega ocorre via transportadoras ou correios e o frete é grátis para as cidades de Campinas e São Paulo. Mas, isso não é tudo! Temos disponível a Entrega Expressa Lenscope 72 horas para algumas regiões da cidade de São Paulo.

Queremos que você não apenas compre nossas lentes, mas entenda o porquê e como elas podem proporcionar o óculos do seu sonho, atendendo todas às suas necessidades e estilo de vida.

Nova Lenscope [a um clique de mudar a visão]

Fontes

Fyidoctors 

FeelGoodContacts

OpticianEdu.Org

JAMANetwork

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Oculista e oftalmologista: entenda as diferenças”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *