óculos no carro

Óculos no carro: porque você não deve deixá-los no veículo

Sabia que deixar óculos no carro pode danificar as lentes e armação? Cuidar bem dos seus óculos significa, entre algumas coisas, evitar esquecê-los por ai. Entenda os motivos para não deixar seus óculos no carro e como esse esquecimento pode reduzir a qualidade do item. 

Você não deve deixar seus óculos no carro

A depender da região e estação do ano, a temperatura dentro de um carro fechado pode chegar a mais de 50º. Esquecer ou deixar seus óculos dentro do veículo por muito tempo irá provocar reações extremamente prejudiciais ao item e à sua saúde.

Tanto para as pessoas que usam óculos de grau para correção, como para aquelas que não abrem mão do acessório por escolha, como é o caso dos óculos de sol, é muito comum ver o item no banco do carro, porta luvas, painel, próximo ao para-brisas ou até mesmo dentro de bolsas.

Entre os principais motivos para não deixar seus óculos no carro está o fato de que o calor danifica recursos aplicados às lentes, como:

  • Antirreflexo,
  • Proteção 100%UV
  • Coloração das lentes em casos de lentes coloridas

Já quanto às armações, as de plástico são mais vulneráveis ​​do que as de metal e o calor pode provocar deformidades, como entortar e trincar a peça.

Para saber mais sobre os tipos de materiais de armação de óculos, leia nosso artigo.

Formas de preservar: comece por não deixar os óculos no carro

Parece muito simples usar óculos e tornar mais longa sua vida útil. E, realmente é! Atitudes simples farão total diferença. Por isso, reunimos uma lista das melhores práticas que você pode adotar hoje mesmo para cuidar bem do seu acessório. Vamos lá!

  • Lentes sempre para cima

Um mantra que vale perfeitamente para a vida de quem usa óculos é: tirou o acessório do rosto, deixe as lentes para cima e as hastes para baixo.

As caixas apropriadas para os óculos possuem o formato correto para quando não estiver sendo utilizado. Mas, caso você tenha esquecido a case própria para seus óculos, por exemplo, o simples gesto de deixá-los em local seguro, com as lentes voltadas para o alto evitará o atrito causado pelas superfícies. Assim, você evita arranhões e contato direito com sujeira. 

  • O cabelo não é lugar para eles

Quem nunca tirou os óculos do rosto e fez o movimento de colocá-los direto para o alto da cabeça que atire a primeira pedra.

Esse movimento universal, quase que involuntário, é muito mais prejudicial do que você pode imaginar. Isso porque ao amparar os óculos na cabeça a armação tende a ser desalinhada, além da umidade e óleos naturais dos fios e do couro cabeludo serem prejudiciais às lentes e armação.

  • Sua armação precisa de ajustes

Vez ou outra, seu carro precisa de revisões, certo? Com seus óculos não é diferente. Assim como você, provavelmente, considera seu automóvel importante, os óculos também são e merecem atenção especial para serem ajustados regularmente. Mas cuidado. Esses ajustes só devem ser feitos por especialistas. 

As hastes dos óculos são responsáveis por sustentar o peso da armação, sendo assim, se não estiverem devidamente alinhadas podem danificar a estrutura do acessório, gerar desconforto e até agravar sua condição.

Dúvidas sobre conserto de óculos, manutenção ou garantia? Dê uma conferida no artigo.

  • Segure da forma correta

Se você deseja que seu óculos dure bastante, crie o hábito se segurá-lo de forma correta. Ou seja, evite segurá-lo somente com uma haste. Além disso, outro costume que compromete a estrutura é segurar uma das hastes com os dentes. Muitas pessoas costumam fazem isso quando estão nervosas, ansiosas ou conversando. Hábitos como esses podem desalinhar a armação, provocando o posicionamento incorreto das lentes. Quando isso acontece, você pode ter constantes dores de cabeça. 

  • Armazene se não estiver usando

Evite ao máximo deixar seus óculos em locais que não sejam apropriados para eles. Dessa forma, se não estiver utilizando, guarde seu acessório em um estojo adequado, de preferência aquele que veio acompanhando a armação, pois foi fabricado especialmente para o modelo, levando em consideração o formato e material, entre outras características.

Ao guardar seus óculos em bolsas ou qualquer outro local, nunca faça isso sem a proteção do estojo. E mesmo dentro da case, posicione seu acessório com as lentes viradas para cima.

  • Não deixe óculos no carro ou no calor

Como você já leu neste artigo, óculos e calor não são uma combinação ideal. Por isso, evite deixar o item por um longo tempo em local exposto ao sol ou outras fontes de calor. Além de prejudicar a armação, causando deformação e descoloração, também prejudica o revestimento das lentes.

  • Limpeza é sua melhor amiga

Talvez esse seja o erro mais comum entre os usuários de óculos. Só limpar não basta. Porque você precisa limpar de forma correta.  Nada de usar camiseta, guardanapo, papel higiênico, álcool gel, álcool 70%, etc. Essas ações prejudicam seus óculos como um todo. Porque podem deteriorar as partes metálicas da armação ou até mesmo retirar tratamentos aplicados às lentes. Para manter as lentes dos seus óculos sempre limpas e sem arranhões você deve optar por produtos confiáveis.

Conheça o Kit Lenscope Cuidado para Óculos

Leia mais sobre produtos e materiais limpadores de óculos.

Agora que você entendeu os motivos para não deixar seus óculos no carro, talvez esteja na hora de checar como anda a saúde de seus olhos e realizar o Teste de Visão Lenscope.

Você costuma deixar ou esquecer seus óculos no carro? Já sabia o quão prejudicial pode ser? Continue navegando pelo blog, mas antes de ir deixe seu comentário. Porque queremos saber se esse conteúdo foi útil pra você.

E caso tenha dúvidas que não foram esclarecidas nesse artigo, seja sobre esse tema ou qualquer outro da visão, entre em contato com a gente. Estamos à disposição para te auxiliar sobre os cuidados com seus olhos.

Fontes

Penbaypilot

Jiayusunglasses.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest